Produção do sujeito deficiente no contorno das políticas de educação inclusiva e da formação de professores em educação especial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Denise Ferreira da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7278
Resumo: Esse estudo tem como foco a produção de um tipo de sujeito com deficiência. Para tanto, tomei como material de pesquisa relatórios de Estágio Supervisionado/Déficit Cognitivo do Curso de Educação Especial Licenciatura Plena Diurno/CE da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), escritos pelos acadêmicos em formação, no final do Curso, considerando o atravessamento da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva - PNEEPEI de 2008 nos relatórios. Como objetivo do estudo, analisar as narrativas produzidas pelos acadêmicos da Educação Especial para entender de que maneira essa formação produz os modos de narrarem os sujeitos com deficiência em uma possível legitimação política, que caracteriza um público-alvo em que atuam aqueles que se formam no Curso de Educação Especial. Um público-alvo a ser diferenciado pela condição de deficiência na escola inclusiva. Foram tomados, como materiais de análise, relatórios de Estágio Supervisionado/Déficit Cognitivo produzidos entre 2010 e 2013. Para compor um cenário de análise, tomei a Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de 2008, e alguns documentos de cunho internacional. Dentre eles, a Declaração Mundial de Educação para Todos (1990) e a Declaração de Salamanca (1994), esses que em conjunto dizem da racionalidade política das práticas inclusivas. Foram-me importantes, nesse processo de pesquisa, as noções de sujeito, discurso e normalidade tomados dos estudos foucaultianos. A partir da análise empreendida, ao pensar a Educação Especial em uma perspectiva inclusiva, vi uma possibilidade de captura dos sujeitos com deficiência, sob a insígnia público-alvo da Educação Especial. Percebo que a malha da rede da PNEEPEI (2008) é tão específica e tão alargada ao ponto de capturar os sujeitos agora definidos como público-alvo da Educação Especial. Também, capaz de capturar, no discurso inclusivo, os sujeitos que, na condição de acadêmicos, atuam com o sujeito com deficiência. Assim, esses discursos colocam a Educação Especial como uma prestadora de serviços transversais nos níveis e modalidades de ensino, que devem garantir a eliminação de barreiras no processo de escolarização do público-alvo da Educação Especial. Foi possível pensar, ainda, que os acadêmicos se posicionam como expertise da Educação Especial, e com tal assumem a condição de dar certa visibilidade ao público-alvo pois, ao dizerem e caracterizarem os sujeitos como público, atuam para operar o jogo da vontade de conhecer e da vontade de corrigir esses sujeitos.
id UFSM_27feb57a2ba8963e5973b041b3983812
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/7278
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Produção do sujeito deficiente no contorno das políticas de educação inclusiva e da formação de professores em educação especialEducação especialEducação inclusivaPúblico alvoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsse estudo tem como foco a produção de um tipo de sujeito com deficiência. Para tanto, tomei como material de pesquisa relatórios de Estágio Supervisionado/Déficit Cognitivo do Curso de Educação Especial Licenciatura Plena Diurno/CE da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), escritos pelos acadêmicos em formação, no final do Curso, considerando o atravessamento da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva - PNEEPEI de 2008 nos relatórios. Como objetivo do estudo, analisar as narrativas produzidas pelos acadêmicos da Educação Especial para entender de que maneira essa formação produz os modos de narrarem os sujeitos com deficiência em uma possível legitimação política, que caracteriza um público-alvo em que atuam aqueles que se formam no Curso de Educação Especial. Um público-alvo a ser diferenciado pela condição de deficiência na escola inclusiva. Foram tomados, como materiais de análise, relatórios de Estágio Supervisionado/Déficit Cognitivo produzidos entre 2010 e 2013. Para compor um cenário de análise, tomei a Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de 2008, e alguns documentos de cunho internacional. Dentre eles, a Declaração Mundial de Educação para Todos (1990) e a Declaração de Salamanca (1994), esses que em conjunto dizem da racionalidade política das práticas inclusivas. Foram-me importantes, nesse processo de pesquisa, as noções de sujeito, discurso e normalidade tomados dos estudos foucaultianos. A partir da análise empreendida, ao pensar a Educação Especial em uma perspectiva inclusiva, vi uma possibilidade de captura dos sujeitos com deficiência, sob a insígnia público-alvo da Educação Especial. Percebo que a malha da rede da PNEEPEI (2008) é tão específica e tão alargada ao ponto de capturar os sujeitos agora definidos como público-alvo da Educação Especial. Também, capaz de capturar, no discurso inclusivo, os sujeitos que, na condição de acadêmicos, atuam com o sujeito com deficiência. Assim, esses discursos colocam a Educação Especial como uma prestadora de serviços transversais nos níveis e modalidades de ensino, que devem garantir a eliminação de barreiras no processo de escolarização do público-alvo da Educação Especial. Foi possível pensar, ainda, que os acadêmicos se posicionam como expertise da Educação Especial, e com tal assumem a condição de dar certa visibilidade ao público-alvo pois, ao dizerem e caracterizarem os sujeitos como público, atuam para operar o jogo da vontade de conhecer e da vontade de corrigir esses sujeitos.Universidade Federal de Santa MariaBREducaçãoUFSMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPossa, Leandra Bôerhttp://lattes.cnpq.br/1050405469171971Lunardi-Lazzarin, Márcia Lisehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798417Z2Morgenstern, Juliane Marschallhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4757174T0Rosa, Denise Ferreira da2016-11-162016-11-162016-07-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfROSA, Denise Ferreira da. PRODUÇÃO DO SUJEITO DEFICIENTE NO CONTORNO DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL. 2016. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7278porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-07-27T20:40:07Zoai:repositorio.ufsm.br:1/7278Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-07-27T20:40:07Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção do sujeito deficiente no contorno das políticas de educação inclusiva e da formação de professores em educação especial
title Produção do sujeito deficiente no contorno das políticas de educação inclusiva e da formação de professores em educação especial
spellingShingle Produção do sujeito deficiente no contorno das políticas de educação inclusiva e da formação de professores em educação especial
Rosa, Denise Ferreira da
Educação especial
Educação inclusiva
Público alvo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Produção do sujeito deficiente no contorno das políticas de educação inclusiva e da formação de professores em educação especial
title_full Produção do sujeito deficiente no contorno das políticas de educação inclusiva e da formação de professores em educação especial
title_fullStr Produção do sujeito deficiente no contorno das políticas de educação inclusiva e da formação de professores em educação especial
title_full_unstemmed Produção do sujeito deficiente no contorno das políticas de educação inclusiva e da formação de professores em educação especial
title_sort Produção do sujeito deficiente no contorno das políticas de educação inclusiva e da formação de professores em educação especial
author Rosa, Denise Ferreira da
author_facet Rosa, Denise Ferreira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Possa, Leandra Bôer
http://lattes.cnpq.br/1050405469171971
Lunardi-Lazzarin, Márcia Lise
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798417Z2
Morgenstern, Juliane Marschall
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4757174T0
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Denise Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Educação inclusiva
Público alvo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação especial
Educação inclusiva
Público alvo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esse estudo tem como foco a produção de um tipo de sujeito com deficiência. Para tanto, tomei como material de pesquisa relatórios de Estágio Supervisionado/Déficit Cognitivo do Curso de Educação Especial Licenciatura Plena Diurno/CE da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), escritos pelos acadêmicos em formação, no final do Curso, considerando o atravessamento da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva - PNEEPEI de 2008 nos relatórios. Como objetivo do estudo, analisar as narrativas produzidas pelos acadêmicos da Educação Especial para entender de que maneira essa formação produz os modos de narrarem os sujeitos com deficiência em uma possível legitimação política, que caracteriza um público-alvo em que atuam aqueles que se formam no Curso de Educação Especial. Um público-alvo a ser diferenciado pela condição de deficiência na escola inclusiva. Foram tomados, como materiais de análise, relatórios de Estágio Supervisionado/Déficit Cognitivo produzidos entre 2010 e 2013. Para compor um cenário de análise, tomei a Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de 2008, e alguns documentos de cunho internacional. Dentre eles, a Declaração Mundial de Educação para Todos (1990) e a Declaração de Salamanca (1994), esses que em conjunto dizem da racionalidade política das práticas inclusivas. Foram-me importantes, nesse processo de pesquisa, as noções de sujeito, discurso e normalidade tomados dos estudos foucaultianos. A partir da análise empreendida, ao pensar a Educação Especial em uma perspectiva inclusiva, vi uma possibilidade de captura dos sujeitos com deficiência, sob a insígnia público-alvo da Educação Especial. Percebo que a malha da rede da PNEEPEI (2008) é tão específica e tão alargada ao ponto de capturar os sujeitos agora definidos como público-alvo da Educação Especial. Também, capaz de capturar, no discurso inclusivo, os sujeitos que, na condição de acadêmicos, atuam com o sujeito com deficiência. Assim, esses discursos colocam a Educação Especial como uma prestadora de serviços transversais nos níveis e modalidades de ensino, que devem garantir a eliminação de barreiras no processo de escolarização do público-alvo da Educação Especial. Foi possível pensar, ainda, que os acadêmicos se posicionam como expertise da Educação Especial, e com tal assumem a condição de dar certa visibilidade ao público-alvo pois, ao dizerem e caracterizarem os sujeitos como público, atuam para operar o jogo da vontade de conhecer e da vontade de corrigir esses sujeitos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-16
2016-11-16
2016-07-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROSA, Denise Ferreira da. PRODUÇÃO DO SUJEITO DEFICIENTE NO CONTORNO DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL. 2016. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7278
identifier_str_mv ROSA, Denise Ferreira da. PRODUÇÃO DO SUJEITO DEFICIENTE NO CONTORNO DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL. 2016. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7278
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
BR
Educação
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
BR
Educação
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1805922116511465472