Projeto automático de controlador de velocidade sem sensor mecânico para motores de indução trifásicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Einloft, Diego
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000bsj1
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/8456
Resumo: This works proposes parameters estimation algorithm to auto-tune the control laws of a speed sensorless servo. The identification process of the electrical and mechanical parameters is based on recursive least squares method (RLS) and utilizes just measured stator currents. The electrical parameters are obtained by the transfer function of the motor with locked rotor. Hence, this eliminates the need to realize classical tests for the electrical parameters obtention and impose robustness to the controller for parameters variations caused by aging of materials. Thus, the electrical parameters are used to project the current controllers and the rotor speed is estimated by a model reference adaptive systems (MRAS). The structure of MRAS is composed by two systems (reference model and adaptive system) based on instantaneous reactive power and using an adaptation mechanism. On the other hand, to obtain a robust control when the system is subject to disturbances or load s variations, mechanical parameters are identified using estimated rotor speed and mechanical model of the induction motor (IM). Finally, for the speed control is used a proportional plus integral controller (PI) self-tuned through the estimated inertia.
id UFSM_288c1f71c1410cf34428c146df110b7d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/8456
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Projeto automático de controlador de velocidade sem sensor mecânico para motores de indução trifásicosAutomatic project of encoderless speed regulators applied to three-phase induction motorsMotor de indução trifásicoEstimação de parâmetrosControlador self-tuningControle de velocidade sensorlessInduction motorParameters identificationSelf-Tuning regulatorSpeed sensorless controlCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICAThis works proposes parameters estimation algorithm to auto-tune the control laws of a speed sensorless servo. The identification process of the electrical and mechanical parameters is based on recursive least squares method (RLS) and utilizes just measured stator currents. The electrical parameters are obtained by the transfer function of the motor with locked rotor. Hence, this eliminates the need to realize classical tests for the electrical parameters obtention and impose robustness to the controller for parameters variations caused by aging of materials. Thus, the electrical parameters are used to project the current controllers and the rotor speed is estimated by a model reference adaptive systems (MRAS). The structure of MRAS is composed by two systems (reference model and adaptive system) based on instantaneous reactive power and using an adaptation mechanism. On the other hand, to obtain a robust control when the system is subject to disturbances or load s variations, mechanical parameters are identified using estimated rotor speed and mechanical model of the induction motor (IM). Finally, for the speed control is used a proportional plus integral controller (PI) self-tuned through the estimated inertia.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorEste trabalho propõe um algoritmo de identificação paramétrica para auto-ajuste da lei de controle de um servo de velocidade sem sensor mecânico. O processo de identificação dos parâmetros elétricos e mecânicos do servo é baseado em algoritmos do tipo mínimos quadrados recursivo (RLS) e utiliza apenas as medidas das correntes estatóricas. Os parâmetros elétricos são identificados através da função de transferência do motor com rotor bloqueado. Isso elimina a necessidade de realizar ensaios clássicos para obtenção dos parâmetros elétricos e impõe robustez ao controlador frente a variações paramétricas que ocorrem devido aos desgastes e envelhecimento dos materiais que constituem o motor. Uma vez identificados, os parâmetros elétricos são utilizados no projeto dos controladores de corrente e a velocidade rotórica é estimada utilizando um sistema adaptativo por modelo de referência (MRAS). A estrutura do MRAS é composta por dois sistemas (modelo de referência e sistema adaptativo) baseados na potência reativa instantânea e utiliza um mecanismo de adaptação. Por outro lado, para impor robustez ao controlador frente a variações de carga, os parâmetros mecânicos são identificados a partir da velocidade rotórica estimada e do modelo mecânico do motor de indução (MI). Finalmente, para o controle de velocidade é usado um controlador proporcional e integral (PI) com seus ganhos sintonizados a partir da inércia estimada.Universidade Federal de Santa MariaBREngenharia ElétricaUFSMPrograma de Pós-Graduação em Engenharia ElétricaGründling, Hilton Abíliohttp://lattes.cnpq.br/6128096609162437Câmara, Helder Tavareshttp://lattes.cnpq.br/2320208447657923Farret, Felix Albertohttp://lattes.cnpq.br/5783619992936443Einloft, Diego2017-05-192017-05-192008-08-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfEINLOFT, Diego. Automatic project of encoderless speed regulators applied to three-phase induction motors. 2008. 122 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2008.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/8456ark:/26339/001300000bsj1porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2022-06-24T14:19:15Zoai:repositorio.ufsm.br:1/8456Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-06-24T14:19:15Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto automático de controlador de velocidade sem sensor mecânico para motores de indução trifásicos
Automatic project of encoderless speed regulators applied to three-phase induction motors
title Projeto automático de controlador de velocidade sem sensor mecânico para motores de indução trifásicos
spellingShingle Projeto automático de controlador de velocidade sem sensor mecânico para motores de indução trifásicos
Einloft, Diego
Motor de indução trifásico
Estimação de parâmetros
Controlador self-tuning
Controle de velocidade sensorless
Induction motor
Parameters identification
Self-Tuning regulator
Speed sensorless control
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
title_short Projeto automático de controlador de velocidade sem sensor mecânico para motores de indução trifásicos
title_full Projeto automático de controlador de velocidade sem sensor mecânico para motores de indução trifásicos
title_fullStr Projeto automático de controlador de velocidade sem sensor mecânico para motores de indução trifásicos
title_full_unstemmed Projeto automático de controlador de velocidade sem sensor mecânico para motores de indução trifásicos
title_sort Projeto automático de controlador de velocidade sem sensor mecânico para motores de indução trifásicos
author Einloft, Diego
author_facet Einloft, Diego
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gründling, Hilton Abílio
http://lattes.cnpq.br/6128096609162437
Câmara, Helder Tavares
http://lattes.cnpq.br/2320208447657923
Farret, Felix Alberto
http://lattes.cnpq.br/5783619992936443
dc.contributor.author.fl_str_mv Einloft, Diego
dc.subject.por.fl_str_mv Motor de indução trifásico
Estimação de parâmetros
Controlador self-tuning
Controle de velocidade sensorless
Induction motor
Parameters identification
Self-Tuning regulator
Speed sensorless control
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
topic Motor de indução trifásico
Estimação de parâmetros
Controlador self-tuning
Controle de velocidade sensorless
Induction motor
Parameters identification
Self-Tuning regulator
Speed sensorless control
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
description This works proposes parameters estimation algorithm to auto-tune the control laws of a speed sensorless servo. The identification process of the electrical and mechanical parameters is based on recursive least squares method (RLS) and utilizes just measured stator currents. The electrical parameters are obtained by the transfer function of the motor with locked rotor. Hence, this eliminates the need to realize classical tests for the electrical parameters obtention and impose robustness to the controller for parameters variations caused by aging of materials. Thus, the electrical parameters are used to project the current controllers and the rotor speed is estimated by a model reference adaptive systems (MRAS). The structure of MRAS is composed by two systems (reference model and adaptive system) based on instantaneous reactive power and using an adaptation mechanism. On the other hand, to obtain a robust control when the system is subject to disturbances or load s variations, mechanical parameters are identified using estimated rotor speed and mechanical model of the induction motor (IM). Finally, for the speed control is used a proportional plus integral controller (PI) self-tuned through the estimated inertia.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-08-27
2017-05-19
2017-05-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv EINLOFT, Diego. Automatic project of encoderless speed regulators applied to three-phase induction motors. 2008. 122 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2008.
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/8456
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000bsj1
identifier_str_mv EINLOFT, Diego. Automatic project of encoderless speed regulators applied to three-phase induction motors. 2008. 122 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2008.
ark:/26339/001300000bsj1
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/8456
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
BR
Engenharia Elétrica
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
BR
Engenharia Elétrica
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172317765959680