O papel do diretor na construção de uma escola pública democrática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/00130000113f0 |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14159 |
Resumo: | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018. |
id |
UFSM_28d271eb70075ce5bf8c93a56fda62d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/14159 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
O papel do diretor na construção de uma escola pública democráticaThe role of the director in the construction of a democratic public schoolGestão democráticaFormação continuadaDiretorDemocratic managementContinuing educationDirectorCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.This study has as objective discuss the role of the director while public school manager as well as practice your protagonist on the construction of a school based on participation, collective and autonomy. This is a literature search with a qualitative approach, based, among others, in authors Heloísa Lück (2005; 2006) e Vitor Paro (2003; 2010; 2015). As a result, the study demonstrated the compliance with legal guidelines it's not enough for that the school management is in fact democracy, because, in many cases, although the choice of the policy team be democratic, still you can tell director-centric management, with little opening to the participation of all. Besides, demonstrated the need of the director be a facilitator/mediator of relations, to stimulate the dialogue and the participation of all segments, so that the group create a new culture, rooted in democratic principles. Like this, it is concluded that it is necessary to resume dialogue, deepening and investigating the theme on the role of director, as well as understand and value the continuing education as a possibility to make correlations with reality, estimating personal perspectives and risks for deployment of new learning, in addition to exercise creativity when planning deeds of innovation of procedures for a more participatory management.Este estudo tem como objetivo discutir o papel do diretor enquanto gestor da escola pública, bem como sua atuação protagonista na construção de uma escola baseada na participação, coletividade e autonomia. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, fundamentada, entre outros, nos autores Heloísa Lück (2005; 2006; 2011) e Vitor Paro (2003; 2010; 2015). Como resultado, o estudo demonstrou que o cumprimento das diretrizes legais não é suficiente para que a gestão escolar seja de fato democrática, pois, em muitos casos, apesar de a escolha da equipe diretiva ser democrática, ainda percebe-se uma gestão centrada no diretor, com pouca abertura à participação de todos. Ademais, demonstrou a necessidade de o diretor ser um facilitador/mediador das relações, que estimule o diálogo e a participação de todos os segmentos, de modo que o grupo crie uma nova cultura, alicerçada nos princípios democráticos. Assim, conclui-se que é preciso retomar diálogos, aprofundando e investigando a temática sobre o papel do diretor, bem como entender e valorizar a formação continuada como uma possibilidade de fazer correlações com a realidade, estimar perspectivas pessoais e riscos para implantação de novas aprendizagens, além de exercitar a criatividade ao planejar ações de inovação de procedimentos para uma gestão mais participativa.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoFoletto, Denize da SilveiraSantos, Vandréia dos2018-09-03T12:58:37Z2018-09-03T12:58:37Z2018-06-292018Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14159ark:/26339/00130000113f0porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2018-11-08T14:39:39Zoai:repositorio.ufsm.br:1/14159Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2018-11-08T14:39:39Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel do diretor na construção de uma escola pública democrática The role of the director in the construction of a democratic public school |
title |
O papel do diretor na construção de uma escola pública democrática |
spellingShingle |
O papel do diretor na construção de uma escola pública democrática Santos, Vandréia dos Gestão democrática Formação continuada Diretor Democratic management Continuing education Director CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
O papel do diretor na construção de uma escola pública democrática |
title_full |
O papel do diretor na construção de uma escola pública democrática |
title_fullStr |
O papel do diretor na construção de uma escola pública democrática |
title_full_unstemmed |
O papel do diretor na construção de uma escola pública democrática |
title_sort |
O papel do diretor na construção de uma escola pública democrática |
author |
Santos, Vandréia dos |
author_facet |
Santos, Vandréia dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Foletto, Denize da Silveira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Vandréia dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão democrática Formação continuada Diretor Democratic management Continuing education Director CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Gestão democrática Formação continuada Diretor Democratic management Continuing education Director CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-03T12:58:37Z 2018-09-03T12:58:37Z 2018-06-29 2018 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14159 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/00130000113f0 |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14159 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/00130000113f0 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172428028968960 |