O papel do diretor na construção de uma escola pública democrática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Vandréia dos
Data de Publicação: 2018
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/00130000113f0
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14159
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.
id UFSM_28d271eb70075ce5bf8c93a56fda62d0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/14159
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling O papel do diretor na construção de uma escola pública democráticaThe role of the director in the construction of a democratic public schoolGestão democráticaFormação continuadaDiretorDemocratic managementContinuing educationDirectorCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.This study has as objective discuss the role of the director while public school manager as well as practice your protagonist on the construction of a school based on participation, collective and autonomy. This is a literature search with a qualitative approach, based, among others, in authors Heloísa Lück (2005; 2006) e Vitor Paro (2003; 2010; 2015). As a result, the study demonstrated the compliance with legal guidelines it's not enough for that the school management is in fact democracy, because, in many cases, although the choice of the policy team be democratic, still you can tell director-centric management, with little opening to the participation of all. Besides, demonstrated the need of the director be a facilitator/mediator of relations, to stimulate the dialogue and the participation of all segments, so that the group create a new culture, rooted in democratic principles. Like this, it is concluded that it is necessary to resume dialogue, deepening and investigating the theme on the role of director, as well as understand and value the continuing education as a possibility to make correlations with reality, estimating personal perspectives and risks for deployment of new learning, in addition to exercise creativity when planning deeds of innovation of procedures for a more participatory management.Este estudo tem como objetivo discutir o papel do diretor enquanto gestor da escola pública, bem como sua atuação protagonista na construção de uma escola baseada na participação, coletividade e autonomia. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, fundamentada, entre outros, nos autores Heloísa Lück (2005; 2006; 2011) e Vitor Paro (2003; 2010; 2015). Como resultado, o estudo demonstrou que o cumprimento das diretrizes legais não é suficiente para que a gestão escolar seja de fato democrática, pois, em muitos casos, apesar de a escolha da equipe diretiva ser democrática, ainda percebe-se uma gestão centrada no diretor, com pouca abertura à participação de todos. Ademais, demonstrou a necessidade de o diretor ser um facilitador/mediador das relações, que estimule o diálogo e a participação de todos os segmentos, de modo que o grupo crie uma nova cultura, alicerçada nos princípios democráticos. Assim, conclui-se que é preciso retomar diálogos, aprofundando e investigando a temática sobre o papel do diretor, bem como entender e valorizar a formação continuada como uma possibilidade de fazer correlações com a realidade, estimar perspectivas pessoais e riscos para implantação de novas aprendizagens, além de exercitar a criatividade ao planejar ações de inovação de procedimentos para uma gestão mais participativa.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoFoletto, Denize da SilveiraSantos, Vandréia dos2018-09-03T12:58:37Z2018-09-03T12:58:37Z2018-06-292018Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14159ark:/26339/00130000113f0porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2018-11-08T14:39:39Zoai:repositorio.ufsm.br:1/14159Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2018-11-08T14:39:39Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel do diretor na construção de uma escola pública democrática
The role of the director in the construction of a democratic public school
title O papel do diretor na construção de uma escola pública democrática
spellingShingle O papel do diretor na construção de uma escola pública democrática
Santos, Vandréia dos
Gestão democrática
Formação continuada
Diretor
Democratic management
Continuing education
Director
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O papel do diretor na construção de uma escola pública democrática
title_full O papel do diretor na construção de uma escola pública democrática
title_fullStr O papel do diretor na construção de uma escola pública democrática
title_full_unstemmed O papel do diretor na construção de uma escola pública democrática
title_sort O papel do diretor na construção de uma escola pública democrática
author Santos, Vandréia dos
author_facet Santos, Vandréia dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Foletto, Denize da Silveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Vandréia dos
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrática
Formação continuada
Diretor
Democratic management
Continuing education
Director
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Gestão democrática
Formação continuada
Diretor
Democratic management
Continuing education
Director
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-03T12:58:37Z
2018-09-03T12:58:37Z
2018-06-29
2018
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14159
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/00130000113f0
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14159
identifier_str_mv ark:/26339/00130000113f0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172428028968960