Análise de consoantes plosivas de crianças com transtornos dos sons da fala: estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27886 |
Resumo: | Título da dissertação que consta na ata de defesa: Análise articulatória de consoantes plosivas de crianças com transtornos dos sons da fala - estudo de caso |
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Análise de consoantes plosivas de crianças com transtornos dos sons da fala: estudo de casoDistúrbios da falaUltrassonografiaFalaApraxiasSpeech disordersUltrasonographySpeechCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIATítulo da dissertação que consta na ata de defesa: Análise articulatória de consoantes plosivas de crianças com transtornos dos sons da fala - estudo de casoThis study aims to investigate the articulatory production of alveolar plosive consonants /t/ and /d/ and velar /k/ and /g/ of Brazilian Portuguese (BP), through images of language ultrasonography in different disorders of speech sounds. Two children with previous phonoaudiological diagnoses participated in the research, being a boy with Apraxia de Fala Infantil and a girl with Phonological Disorder, both with 5 years of age. Data were collected through the spontaneous naming of eight words of BP, these being disyllabic and paroxyones, in the vocalic context of /a/ and /u/ - /taco/, /tuba/, /dado/, /ducha/, /capa/, /cuca/, /gato/ and /gula/ - extracted from the Speech Assessment Instrument for Acoustic Analysis (Instrumento de Avaliação de Fala para Análise Acústica - IAFAC). Each word was produced 3 times within a sentence vehicle, totaling 24 traces of the productions of each child. The words were presented to the subject in the form of figures for naming, and previously shown for recognition and training. From the transcription of phonological data and analysis of the tongue curves, it was possible to observe the presence of gestures tests necessary for the production of the analyzed segments, even if these could not be detected in the production and types of repair strategies used. From the above, it was concluded that the subjects evaluated presented several characteristics already mentioned in the literature. However, the traces provided by tongue ultrasonography demonstrated tests of articulatory gestures, suggesting that children are in a period of refinement of gestures, characteristics that cannot be observed in the perceptual analysis.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESEste estudo tem o objetivo de investigar a produção articulatória das consoantes plosivas alveolares /t/ e /d/ e velares /k/ e /g/ do Português Brasileiro (PB), através de imagens de ultrassonografia de língua em diferentes transtornos dos sons da fala. Participaram da pesquisa duas crianças com diagnósticos fonoaudiológicos prévios, sendo um menino com Apraxia de Fala Infantil e uma menina com Transtorno Fonológico, ambos com 5 anos de idade. Os dados foram coletados através da nomeação espontânea de oito palavras do PB, sendo estas dissílabas e paroxítonas, em contexto vocálico de /a/ e /u/ - /taco/, /tuba/, /dado/, /ducha/, /capa/, /cuca/, /gato/ e /gula/ - extraídas do Instrumento de Avaliação de Fala para Análise Acústica (IAFAC). Cada palavra foi produzida 3 vezes dentro de uma frase veículo, totalizando 24 traçados das produções de cada criança. As palavras foram apresentadas ao sujeito em forma de figuras para nomeação, e previamente mostradas para reconhecimento e treinamento. A partir da transcrição dos dados fonológicos e análise das curvas de língua, pôde-se observar a presença de ensaios de gestos necessários para a produção dos segmentos analisados, mesmo que estes não pudessem ser detectados na análise oitiva, além da variabilidade das produções e tipos de estratégias de reparo utilizadas. A partir do exposto, concluiu-se que os sujeitos avaliados apresentaram diversas características já mencionadas na literatura. Entretanto, os traçados fornecidos pela ultrassonografia de língua demonstraram ensaios de gestos articulatórios, sugerindo que as crianças estão em período de refinamento dos gestos, características estas que não podem ser observadas na análise perceptiva.Universidade Federal de Santa MariaBrasilFonoaudiologiaUFSMPrograma de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação HumanaCentro de Ciências da SaúdeMota, Helena Bollihttp://lattes.cnpq.br/3717425754253849Gubiani, Marileda BarichelloKeske-Soares, MárciaMelo, Roberta MichelonSantos, Gabriela Brum dos2023-02-24T13:30:54Z2023-02-24T13:30:54Z2022-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27886porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2023-02-24T13:34:32Zoai:repositorio.ufsm.br:1/27886Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2023-02-24T13:34:32Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
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