A teoria das Inteligências Múltiplas contextualizada com Educação, Neurociência e Pensamento computacional: uma revisão de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quadros, Carlos Eduardo Pereira de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bicho, Alessandro de Lima, Adamatti, Diana Francisca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/103787
Resumo: Este artigo apresenta uma revisão de literatura sobre a teoria das Inteligências Múltiplas (teoria das IM) e como a Educação, a Neurociência e o Pensamento computacional se correlacionam com esta teoria principal. Esta revisão é focada em trabalhos apresentados na última década (2010-2019). Os trabalhos foram selecionados através de palavras-chave em seis bases de dados acadêmicas. A maioria dos trabalhos relaciona as IM com Educação e, em seguida, com a Neurociência e, por último, com o Pensamento computacional. A principal ideia é buscar a inter-relação entre estas áreas e como elas podem ser trabalhadas conjuntamente, sendo foco para pesquisas futuras.
id UFRGS-7_908e0d1fc6fc5d555790201264bd7500
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/103787
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling A teoria das Inteligências Múltiplas contextualizada com Educação, Neurociência e Pensamento computacional: uma revisão de literaturaTeoria das Inteligências Múltiplas. Educação. Neurociência. Pensamento Computacional.Teoria das Inteligências Múltiplas.Este artigo apresenta uma revisão de literatura sobre a teoria das Inteligências Múltiplas (teoria das IM) e como a Educação, a Neurociência e o Pensamento computacional se correlacionam com esta teoria principal. Esta revisão é focada em trabalhos apresentados na última década (2010-2019). Os trabalhos foram selecionados através de palavras-chave em seis bases de dados acadêmicas. A maioria dos trabalhos relaciona as IM com Educação e, em seguida, com a Neurociência e, por último, com o Pensamento computacional. A principal ideia é buscar a inter-relação entre estas áreas e como elas podem ser trabalhadas conjuntamente, sendo foco para pesquisas futuras.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2020-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/10378710.22456/1982-1654.103787Computers in education: theory & practice; Vol. 23 No. 2 Mai/Ago (2020): Games, Gamificação e Mobile LearningInformática na educação: teoria & prática; v. 23 n. 2 Mai/Ago (2020): Games, Gamificação e Mobile Learning1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/103787/59374Copyright (c) 2020 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessQuadros, Carlos Eduardo Pereira deBicho, Alessandro de LimaAdamatti, Diana Francisca2021-03-14T20:38:56Zoai:seer.ufrgs.br:article/103787Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2021-03-14T20:38:56Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv A teoria das Inteligências Múltiplas contextualizada com Educação, Neurociência e Pensamento computacional: uma revisão de literatura
title A teoria das Inteligências Múltiplas contextualizada com Educação, Neurociência e Pensamento computacional: uma revisão de literatura
spellingShingle A teoria das Inteligências Múltiplas contextualizada com Educação, Neurociência e Pensamento computacional: uma revisão de literatura
Quadros, Carlos Eduardo Pereira de
Teoria das Inteligências Múltiplas. Educação. Neurociência. Pensamento Computacional.
Teoria das Inteligências Múltiplas.
title_short A teoria das Inteligências Múltiplas contextualizada com Educação, Neurociência e Pensamento computacional: uma revisão de literatura
title_full A teoria das Inteligências Múltiplas contextualizada com Educação, Neurociência e Pensamento computacional: uma revisão de literatura
title_fullStr A teoria das Inteligências Múltiplas contextualizada com Educação, Neurociência e Pensamento computacional: uma revisão de literatura
title_full_unstemmed A teoria das Inteligências Múltiplas contextualizada com Educação, Neurociência e Pensamento computacional: uma revisão de literatura
title_sort A teoria das Inteligências Múltiplas contextualizada com Educação, Neurociência e Pensamento computacional: uma revisão de literatura
author Quadros, Carlos Eduardo Pereira de
author_facet Quadros, Carlos Eduardo Pereira de
Bicho, Alessandro de Lima
Adamatti, Diana Francisca
author_role author
author2 Bicho, Alessandro de Lima
Adamatti, Diana Francisca
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quadros, Carlos Eduardo Pereira de
Bicho, Alessandro de Lima
Adamatti, Diana Francisca
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria das Inteligências Múltiplas. Educação. Neurociência. Pensamento Computacional.
Teoria das Inteligências Múltiplas.
topic Teoria das Inteligências Múltiplas. Educação. Neurociência. Pensamento Computacional.
Teoria das Inteligências Múltiplas.
description Este artigo apresenta uma revisão de literatura sobre a teoria das Inteligências Múltiplas (teoria das IM) e como a Educação, a Neurociência e o Pensamento computacional se correlacionam com esta teoria principal. Esta revisão é focada em trabalhos apresentados na última década (2010-2019). Os trabalhos foram selecionados através de palavras-chave em seis bases de dados acadêmicas. A maioria dos trabalhos relaciona as IM com Educação e, em seguida, com a Neurociência e, por último, com o Pensamento computacional. A principal ideia é buscar a inter-relação entre estas áreas e como elas podem ser trabalhadas conjuntamente, sendo foco para pesquisas futuras.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/103787
10.22456/1982-1654.103787
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/103787
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.103787
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/103787/59374
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Informática na educação: teoria & prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Informática na educação: teoria & prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 23 No. 2 Mai/Ago (2020): Games, Gamificação e Mobile Learning
Informática na educação: teoria & prática; v. 23 n. 2 Mai/Ago (2020): Games, Gamificação e Mobile Learning
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766184190541824