O recreio dirigido e o recreio livre em duas escolas do município de São Francisco de Paula/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Mírian Castelo
Data de Publicação: 2015
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/00130000033bq
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14839
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015.
id UFSM_2bcb01203ceaeebfa0c8ed08d58406db
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/14839
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling O recreio dirigido e o recreio livre em duas escolas do município de São Francisco de Paula/RSLúdicoRecreio dirigidoRecreio livreCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015.Esta pesquisa pretende ampliar a visão da Educação Física, do lúdico e do espaço do recreio na escola, através de um questionário aplicado para analisar o recreio em duas escolas distintas do município de São Francisco de Paula. Uma Municipal, onde o recreio é apenas assistido por monitores, pois as crianças ficam brincando livremente e outro em uma escola Estadual, onde o recreio é dirigido, orientado pelas alunas do Curso Normal, que aplicam atividades planejadas nestes intervalos. Scott (2009) diz que o recreio é a hora do lazer, da livre escolha, do brincar livremente, quase sempre, sem acompanhamento do professor. É o momento mais esperado pelas crianças. No Colégio Estadual José de Alencar foi perguntado aos alunos se eles preferiam aulas orientadas pelas professoras do recreio ou quando elas deixavam livre. Setenta e cinco por cento das crianças optaram pelo recreio livre e o número de brincadeiras e jogos citados ficou em torno de quinze, sendo que Futebol, Vôlei e Basquete estavam em quase todas as respostas. Surgiram também Esconde-esconde, pega-pega, pular corda, corrida do saco, ovo choco, elefante colorido, casinha, pé de lata, pega paralítico, polícia e ladrão e Newcon. Na Escola Municipal Presidente Castelo Branco, foi questionado aos alunos se eles tivessem a oportunidade de escolher entre ter um recreio orientado com brincadeiras ou continuar brincando livre, a resposta foi unânime: todos queriam o intervalo orientado e nas brincadeiras preferidas, Futebol e Vôlei foram os mais lembrados, mas outras também foram citadas como pega-pega, esconde-esconde, corrida, caçador, pular corda, boneca ficando apenas em torno de oito os jogos e brincadeiras citados. Para as professoras que organizam e aplicam as brincadeiras na hora do recreio, a questão era dirigida para avaliar qual momento os alunos demonstravam um melhor comportamento, quando o recreio era orientado ou livre. Em torno de setenta por cento, respondeu que era quando o recreio é orientado. Scott (2009) afirma que o recreio é um tempo importante e as escolas precisam entender isso, organizando este momento de forma planejada, oferecendo escolhas diversificadas, respeitando a faixa etária dos alunos e valorizando as experiências corporais e interpessoais. Toda criança tem direito ao brincar e o recreio é, sem dúvida, o espaço em que ela pode fazer isso. Brown(2006) sugere que a capacidade de relacionamento de uma criança está diretamente ligada a capacidade dela de se integrar numa brincadeira. Durante o recreio, a criança absorve e troca conhecimentos lúdicos e trabalha os valores culturais. Elas criam e recriam o significado de suas experiências.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Educação Física e DesportosLima, Frederico DinizSantos, Mírian Castelo2018-11-14T14:47:19Z2018-11-14T14:47:19Z2015-02-212015Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14839ark:/26339/00130000033bqporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2018-11-15T05:02:47Zoai:repositorio.ufsm.br:1/14839Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2018-11-15T05:02:47Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv O recreio dirigido e o recreio livre em duas escolas do município de São Francisco de Paula/RS
title O recreio dirigido e o recreio livre em duas escolas do município de São Francisco de Paula/RS
spellingShingle O recreio dirigido e o recreio livre em duas escolas do município de São Francisco de Paula/RS
Santos, Mírian Castelo
Lúdico
Recreio dirigido
Recreio livre
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
title_short O recreio dirigido e o recreio livre em duas escolas do município de São Francisco de Paula/RS
title_full O recreio dirigido e o recreio livre em duas escolas do município de São Francisco de Paula/RS
title_fullStr O recreio dirigido e o recreio livre em duas escolas do município de São Francisco de Paula/RS
title_full_unstemmed O recreio dirigido e o recreio livre em duas escolas do município de São Francisco de Paula/RS
title_sort O recreio dirigido e o recreio livre em duas escolas do município de São Francisco de Paula/RS
author Santos, Mírian Castelo
author_facet Santos, Mírian Castelo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Frederico Diniz
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Mírian Castelo
dc.subject.por.fl_str_mv Lúdico
Recreio dirigido
Recreio livre
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
topic Lúdico
Recreio dirigido
Recreio livre
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-21
2015
2018-11-14T14:47:19Z
2018-11-14T14:47:19Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14839
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/00130000033bq
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14839
identifier_str_mv ark:/26339/00130000033bq
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação Física e Desportos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação Física e Desportos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172273351426048