O recreio dirigido e o recreio livre em duas escolas do município de São Francisco de Paula/RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/00130000033bq |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14839 |
Resumo: | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015. |
id |
UFSM_2bcb01203ceaeebfa0c8ed08d58406db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/14839 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
O recreio dirigido e o recreio livre em duas escolas do município de São Francisco de Paula/RSLúdicoRecreio dirigidoRecreio livreCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015.Esta pesquisa pretende ampliar a visão da Educação Física, do lúdico e do espaço do recreio na escola, através de um questionário aplicado para analisar o recreio em duas escolas distintas do município de São Francisco de Paula. Uma Municipal, onde o recreio é apenas assistido por monitores, pois as crianças ficam brincando livremente e outro em uma escola Estadual, onde o recreio é dirigido, orientado pelas alunas do Curso Normal, que aplicam atividades planejadas nestes intervalos. Scott (2009) diz que o recreio é a hora do lazer, da livre escolha, do brincar livremente, quase sempre, sem acompanhamento do professor. É o momento mais esperado pelas crianças. No Colégio Estadual José de Alencar foi perguntado aos alunos se eles preferiam aulas orientadas pelas professoras do recreio ou quando elas deixavam livre. Setenta e cinco por cento das crianças optaram pelo recreio livre e o número de brincadeiras e jogos citados ficou em torno de quinze, sendo que Futebol, Vôlei e Basquete estavam em quase todas as respostas. Surgiram também Esconde-esconde, pega-pega, pular corda, corrida do saco, ovo choco, elefante colorido, casinha, pé de lata, pega paralítico, polícia e ladrão e Newcon. Na Escola Municipal Presidente Castelo Branco, foi questionado aos alunos se eles tivessem a oportunidade de escolher entre ter um recreio orientado com brincadeiras ou continuar brincando livre, a resposta foi unânime: todos queriam o intervalo orientado e nas brincadeiras preferidas, Futebol e Vôlei foram os mais lembrados, mas outras também foram citadas como pega-pega, esconde-esconde, corrida, caçador, pular corda, boneca ficando apenas em torno de oito os jogos e brincadeiras citados. Para as professoras que organizam e aplicam as brincadeiras na hora do recreio, a questão era dirigida para avaliar qual momento os alunos demonstravam um melhor comportamento, quando o recreio era orientado ou livre. Em torno de setenta por cento, respondeu que era quando o recreio é orientado. Scott (2009) afirma que o recreio é um tempo importante e as escolas precisam entender isso, organizando este momento de forma planejada, oferecendo escolhas diversificadas, respeitando a faixa etária dos alunos e valorizando as experiências corporais e interpessoais. Toda criança tem direito ao brincar e o recreio é, sem dúvida, o espaço em que ela pode fazer isso. Brown(2006) sugere que a capacidade de relacionamento de uma criança está diretamente ligada a capacidade dela de se integrar numa brincadeira. Durante o recreio, a criança absorve e troca conhecimentos lúdicos e trabalha os valores culturais. Elas criam e recriam o significado de suas experiências.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Educação Física e DesportosLima, Frederico DinizSantos, Mírian Castelo2018-11-14T14:47:19Z2018-11-14T14:47:19Z2015-02-212015Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14839ark:/26339/00130000033bqporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2018-11-15T05:02:47Zoai:repositorio.ufsm.br:1/14839Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2018-11-15T05:02:47Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O recreio dirigido e o recreio livre em duas escolas do município de São Francisco de Paula/RS |
title |
O recreio dirigido e o recreio livre em duas escolas do município de São Francisco de Paula/RS |
spellingShingle |
O recreio dirigido e o recreio livre em duas escolas do município de São Francisco de Paula/RS Santos, Mírian Castelo Lúdico Recreio dirigido Recreio livre CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
title_short |
O recreio dirigido e o recreio livre em duas escolas do município de São Francisco de Paula/RS |
title_full |
O recreio dirigido e o recreio livre em duas escolas do município de São Francisco de Paula/RS |
title_fullStr |
O recreio dirigido e o recreio livre em duas escolas do município de São Francisco de Paula/RS |
title_full_unstemmed |
O recreio dirigido e o recreio livre em duas escolas do município de São Francisco de Paula/RS |
title_sort |
O recreio dirigido e o recreio livre em duas escolas do município de São Francisco de Paula/RS |
author |
Santos, Mírian Castelo |
author_facet |
Santos, Mírian Castelo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lima, Frederico Diniz |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Mírian Castelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lúdico Recreio dirigido Recreio livre CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
topic |
Lúdico Recreio dirigido Recreio livre CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
description |
Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-02-21 2015 2018-11-14T14:47:19Z 2018-11-14T14:47:19Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14839 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/00130000033bq |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14839 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/00130000033bq |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação Física e Desportos |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação Física e Desportos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172273351426048 |