Políticas de gestão e o trabalho dos professores no contexto capitalista neoliberal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Cláudia Letícia de Castro do
Data de Publicação: 2009
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000017bj8
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1054
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2009.
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spelling Políticas de gestão e o trabalho dos professores no contexto capitalista neoliberalTrabalhos dos professoresNeoliberalismoPolíticas de gestãoMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2009.This study aimed at investigating the configurations that teacher’s work assumes in the neoliberalism, under influence of management policies, mainly from the consagration of Brazilian ‘Democratical Management’ law, in the Brazilian Education policy. As methodology, it was used a bibliographical study, of qualitative nature, with Marxist focus. According to Marxism, labor is central in the human life and the production mode is a key-category to interpret it. Thus, firstly, it presented a historical overview of the capitalism for perceiving the configuration that work assumes in its different phases. After, it was discussed the work centrality in the human life and the contemporary concept of the proletrariat, based on Antunes (2005), that considers it as ‘classe-que-vive-do-trabalho’. This discussion was fundamental for, in the next section, discussing work and social class of teachers, specifically. Thus, it treated of analyzing the influence of neoliberalism on the education policies, which was transformed into management policies resulting in a deep teacher’s work reestruturation. Finally, it was discussed the ‘Democratical Management” principle. As result, it was identified that the management policies result in intensification and self- intensification of teacher’s work.Este estudo visou a investigar as configurações que o trabalho dos professores assume no contexto neoliberal, sob influência das políticas de gestão, principalmente a partir da consagração do princípio de Gestão Democrática, presente na LDB 9394/96. Como aporte-teórico metodológico, utilizou-se de um estudo bibliográfico, de natureza qualitativa, com enfoque marxista. De acordo com o marxismo, o trabalho é central na vida humana e o modo de produção é a categoria-chave para interpretá-lo. Dessa forma, inicialmente, apresentou-se um panorama histórico do capitalismo a fim de perceber as configurações que o trabalho assume em suas diferentes fases. Em seguida, discutiu-se a centralidade do trabalho na vida humana e o conceito contemporâneo de proletariado, com base em Antunes (2005), que o considera como ‘classe-que-vive-do-trabalho’. Essa discussão foi fundamental para, na próxima seção, discutir-se o trabalho e a classe dos professores especificamente. Em seguida, tratou-se de analisar a influência do neoliberalismo nas políticas educativas, as quais acabam por se transformar em políticas de gestão, resultando em uma profunda reestruturação do trabalho dos professores. Finalmente, discutiu-se o princípio de gestão democrática. Como resultado, identificou-se que os as políticas de gestão resultam em processos de intensificação e auto-intensificação no trabalho dos professores.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoFerreira, Liliana SoaresAmaral, Cláudia Letícia de Castro do2015-09-25T15:33:46Z2015-09-25T15:33:46Z2009-09-222009Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1054ark:/26339/0013000017bj8porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:53:13Zoai:repositorio.ufsm.br:1/1054Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:53:13Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
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