Andarilhando será sempre um caminho a seguir”: descobertas autobiográficas que significaram o caminho da formação inicial à continuada na UFSM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Cristiane Medianeira da Silva
Data de Publicação: 2014
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000001ws5
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18740
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014.
id UFSM_2eb856ef304980c16990815e22449cc3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/18740
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Andarilhando será sempre um caminho a seguir”: descobertas autobiográficas que significaram o caminho da formação inicial à continuada na UFSMWalking will be always a way forward": autobiographical’s discoveries which meant the way of initial training at UFSMMemórias significativasTrajetória acadêmicaFormação continuadaSignificant memoriesAcademic trajectoryContinuous educationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014.This paper is related to the construction of the Final Specialization Monography in Specialization in Education Management from UFSM, generated by the interest around the investigation and identification of emerging memories of my initial academic trajectory and continuous education that were significant to my teacher constitution. This work has, as main objective, the reflection on the emerging memories of my initial academic trajectory and continuous education that were significant to my teaching constitution. The specific objectives of this work are: remembering the meanings of personal background and professional, as well as, the influence on teaching constitution along the initial academic trajectory in pedagogy; understand the contributions of disciplinary knowledge of the Specialization in Education Management course from UFSM for teacher training; study the theoretical and methodological possibilities dealing with (auto) biographical reflections. In order to carry on this work, the methodological research presents a qualitative approach, based on bibliographical research, in addition to the oral history method in the (auto) biographical category from where the memories that are tangent to this research emerge. Considering the results found in this study, it is possible to argue in favor to educational processes that include reflection and self-discovery that allowed a meeting with personal knowledge, professional and academic constructed along the initial academic trajectory and continuous education that were important in my teaching construction.O presente estudo refere-se à construção do Trabalho Final de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), gerado pelo interesse em torno da investigação e identificação sobre as memórias emergentes da trajetória inicial acadêmica e, da formação continuada que foram significativas a minha constituição docente. Tal trabalho tem como objetivo geral refletir sobre as memórias emergentes da trajetória inicial acadêmica e da formação continuada que foram significativas a minha constituição docente. Os desdobramentos desta intenção, de forma específica são: rememorar os significados da trajetória pessoal e, profissional bem como a influência na constituição docente ao longo da formação inicial no curso de pedagogia; compreender as contribuições dos saberes disciplinares do curso de especialização em gestão educacional da UFSM para a formação docente; estudar as possibilidades teórico-metodológicas que tratam das reflexões (auto)biográficas. Para tanto, o caminho metodológico da pesquisa apresenta abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico aliado ao método de história oral na categoria (auto)biográfica de onde emergem as memórias que tangenciam a investigação. Sendo que face aos resultados obtidos neste estudo, é possível argumentar favoravelmente em relação aos processos formativos que contemplam a reflexão e autodescoberta que permitiram um encontro com os conhecimentos pessoais, profissionais e acadêmicos constituídos ao longo da trajetória inicial acadêmica e da formação continuada que significaram na minha constituição docente.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoCunha, Jorge Luiz daReis, Cristiane Medianeira da Silva2019-11-01T13:36:25Z2019-11-01T13:36:25Z2014-11-282014Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18740ark:/26339/0013000001ws5porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-11-02T06:04:13Zoai:repositorio.ufsm.br:1/18740Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-11-02T06:04:13Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Andarilhando será sempre um caminho a seguir”: descobertas autobiográficas que significaram o caminho da formação inicial à continuada na UFSM
Walking will be always a way forward": autobiographical’s discoveries which meant the way of initial training at UFSM
title Andarilhando será sempre um caminho a seguir”: descobertas autobiográficas que significaram o caminho da formação inicial à continuada na UFSM
spellingShingle Andarilhando será sempre um caminho a seguir”: descobertas autobiográficas que significaram o caminho da formação inicial à continuada na UFSM
Reis, Cristiane Medianeira da Silva
Memórias significativas
Trajetória acadêmica
Formação continuada
Significant memories
Academic trajectory
Continuous education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Andarilhando será sempre um caminho a seguir”: descobertas autobiográficas que significaram o caminho da formação inicial à continuada na UFSM
title_full Andarilhando será sempre um caminho a seguir”: descobertas autobiográficas que significaram o caminho da formação inicial à continuada na UFSM
title_fullStr Andarilhando será sempre um caminho a seguir”: descobertas autobiográficas que significaram o caminho da formação inicial à continuada na UFSM
title_full_unstemmed Andarilhando será sempre um caminho a seguir”: descobertas autobiográficas que significaram o caminho da formação inicial à continuada na UFSM
title_sort Andarilhando será sempre um caminho a seguir”: descobertas autobiográficas que significaram o caminho da formação inicial à continuada na UFSM
author Reis, Cristiane Medianeira da Silva
author_facet Reis, Cristiane Medianeira da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cunha, Jorge Luiz da
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Cristiane Medianeira da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Memórias significativas
Trajetória acadêmica
Formação continuada
Significant memories
Academic trajectory
Continuous education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Memórias significativas
Trajetória acadêmica
Formação continuada
Significant memories
Academic trajectory
Continuous education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-28
2014
2019-11-01T13:36:25Z
2019-11-01T13:36:25Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18740
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000001ws5
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18740
identifier_str_mv ark:/26339/0013000001ws5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172266476961792