Andarilhando será sempre um caminho a seguir”: descobertas autobiográficas que significaram o caminho da formação inicial à continuada na UFSM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/0013000001ws5 |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18740 |
Resumo: | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014. |
id |
UFSM_2eb856ef304980c16990815e22449cc3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/18740 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Andarilhando será sempre um caminho a seguir”: descobertas autobiográficas que significaram o caminho da formação inicial à continuada na UFSMWalking will be always a way forward": autobiographical’s discoveries which meant the way of initial training at UFSMMemórias significativasTrajetória acadêmicaFormação continuadaSignificant memoriesAcademic trajectoryContinuous educationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014.This paper is related to the construction of the Final Specialization Monography in Specialization in Education Management from UFSM, generated by the interest around the investigation and identification of emerging memories of my initial academic trajectory and continuous education that were significant to my teacher constitution. This work has, as main objective, the reflection on the emerging memories of my initial academic trajectory and continuous education that were significant to my teaching constitution. The specific objectives of this work are: remembering the meanings of personal background and professional, as well as, the influence on teaching constitution along the initial academic trajectory in pedagogy; understand the contributions of disciplinary knowledge of the Specialization in Education Management course from UFSM for teacher training; study the theoretical and methodological possibilities dealing with (auto) biographical reflections. In order to carry on this work, the methodological research presents a qualitative approach, based on bibliographical research, in addition to the oral history method in the (auto) biographical category from where the memories that are tangent to this research emerge. Considering the results found in this study, it is possible to argue in favor to educational processes that include reflection and self-discovery that allowed a meeting with personal knowledge, professional and academic constructed along the initial academic trajectory and continuous education that were important in my teaching construction.O presente estudo refere-se à construção do Trabalho Final de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), gerado pelo interesse em torno da investigação e identificação sobre as memórias emergentes da trajetória inicial acadêmica e, da formação continuada que foram significativas a minha constituição docente. Tal trabalho tem como objetivo geral refletir sobre as memórias emergentes da trajetória inicial acadêmica e da formação continuada que foram significativas a minha constituição docente. Os desdobramentos desta intenção, de forma específica são: rememorar os significados da trajetória pessoal e, profissional bem como a influência na constituição docente ao longo da formação inicial no curso de pedagogia; compreender as contribuições dos saberes disciplinares do curso de especialização em gestão educacional da UFSM para a formação docente; estudar as possibilidades teórico-metodológicas que tratam das reflexões (auto)biográficas. Para tanto, o caminho metodológico da pesquisa apresenta abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico aliado ao método de história oral na categoria (auto)biográfica de onde emergem as memórias que tangenciam a investigação. Sendo que face aos resultados obtidos neste estudo, é possível argumentar favoravelmente em relação aos processos formativos que contemplam a reflexão e autodescoberta que permitiram um encontro com os conhecimentos pessoais, profissionais e acadêmicos constituídos ao longo da trajetória inicial acadêmica e da formação continuada que significaram na minha constituição docente.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoCunha, Jorge Luiz daReis, Cristiane Medianeira da Silva2019-11-01T13:36:25Z2019-11-01T13:36:25Z2014-11-282014Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18740ark:/26339/0013000001ws5porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-11-02T06:04:13Zoai:repositorio.ufsm.br:1/18740Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-11-02T06:04:13Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Andarilhando será sempre um caminho a seguir”: descobertas autobiográficas que significaram o caminho da formação inicial à continuada na UFSM Walking will be always a way forward": autobiographical’s discoveries which meant the way of initial training at UFSM |
title |
Andarilhando será sempre um caminho a seguir”: descobertas autobiográficas que significaram o caminho da formação inicial à continuada na UFSM |
spellingShingle |
Andarilhando será sempre um caminho a seguir”: descobertas autobiográficas que significaram o caminho da formação inicial à continuada na UFSM Reis, Cristiane Medianeira da Silva Memórias significativas Trajetória acadêmica Formação continuada Significant memories Academic trajectory Continuous education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Andarilhando será sempre um caminho a seguir”: descobertas autobiográficas que significaram o caminho da formação inicial à continuada na UFSM |
title_full |
Andarilhando será sempre um caminho a seguir”: descobertas autobiográficas que significaram o caminho da formação inicial à continuada na UFSM |
title_fullStr |
Andarilhando será sempre um caminho a seguir”: descobertas autobiográficas que significaram o caminho da formação inicial à continuada na UFSM |
title_full_unstemmed |
Andarilhando será sempre um caminho a seguir”: descobertas autobiográficas que significaram o caminho da formação inicial à continuada na UFSM |
title_sort |
Andarilhando será sempre um caminho a seguir”: descobertas autobiográficas que significaram o caminho da formação inicial à continuada na UFSM |
author |
Reis, Cristiane Medianeira da Silva |
author_facet |
Reis, Cristiane Medianeira da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cunha, Jorge Luiz da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Cristiane Medianeira da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Memórias significativas Trajetória acadêmica Formação continuada Significant memories Academic trajectory Continuous education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Memórias significativas Trajetória acadêmica Formação continuada Significant memories Academic trajectory Continuous education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11-28 2014 2019-11-01T13:36:25Z 2019-11-01T13:36:25Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18740 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/0013000001ws5 |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18740 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/0013000001ws5 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172266476961792 |