Metodologia para modelagem de curva de carga de estações de recarga rápida em rodovias considerando estado de carga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Avellar, João Gabriel Silva de
Data de Publicação: 2023
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
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Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30018
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria - Campus Cachoeira do Sul, Curso de Engenharia Elétrica, RS, 2023.
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spelling Metodologia para modelagem de curva de carga de estações de recarga rápida em rodovias considerando estado de cargaEstações de Recarga RápidasCurva de CargaSimulação de Monte CarloFast Charging StationsLoad CurveMonte Carlo SimulationCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICATrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria - Campus Cachoeira do Sul, Curso de Engenharia Elétrica, RS, 2023.As the concern with greenhouse gases emission increases, less pollutent alternatives are explored amongst various productive sectors in society. According to studies, around 15% of the global greenhouse gases emission comes from the transport sector, causing an increase in the development of environmentally cleaner means of transport. As such, electric vehicles (EVs) are highlighted as possible alternatives, which are passing through an increased adherence in the world’s biggest markets. However, according to the International Agency of Energy, this adherence will be limited as long as there is no diffusion of safe and efficient charging structure. Additionally, in order to improve the efficiency of these charging structures, it is vital to understand their dynamics. Therefore, this present work aims to develop a methodology for load curve modelling of fast charging stations in highways, emphasising in the definition of the vehicle’s state of charge utilizing its length traversed. To this end, the programming software Matlab will be used. As such, it is seeking to present a methodology for load projection in fast charging stations in order to allow distribution system’s operators higher precision in its planning, therefore increasing the general efficiency. The following work presents its objectives, its boundaries and contributions, a referential framework, the methodology used and an analysis of the results obtained. Beyond this, a study case is done according to the highway BR-216, more specifically in its Pelotas-Torres stretch, and it the load curves obtained are analysed.Com a crescente preocupação mundial com a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEEs), alternativas menos poluentes são exploradas em vários setores produtivos da sociedade. De acordo com pesquisas, cerca de 15% da emissão mundial de GEEs vêm do setor de transporte, fazendo-se assim necessária uma maior procura por meios de transporte mais limpos para o meio ambiente. Dentre as possíveis alternativas, destacam-se os Veículos Elétricos (VEs), que estão em u processo de adesão cada vez mais ampla nos maiores mercados do mundo. Entretanto, de acordo com a Agência Internacional De Energia, esse crescimento continuará limitado enquanto não houver a difusão de estruturas de carregamento eficientes e seguras. Ademais, no intuito de se garantir a eficiência dessas estruturas de recarga, é de vital importância o conhecimento de suas dinâmicas. Dessa forma, o presente trabalho busca desenvolver uma metodologia para a modelagem da curva de carga para estações de recarga rápida para Veículos Elétricos (VEs) em rodovias, dando ênfase na definição de um estado de carga do veículo partindo de sua distância percorrida. Para isso, será utilizado o software de programação Matlab. Com isso, busca-se apresentar uma metodologia para a projeção de carga de estações de recarga no intuito de permitir aos operadores do Sistema Elétrico de Potência uma maior precisão no planejamento do sistema, aumentando assim a sua eficiência. Com isso, o presente trabalho demonstra que as estações demandam uma potência considerável de sistemas de distribuição, além de serem preditas conforme a dinâmica rodoviária ao redor da mesma.BrasilUFSMUFSM Cachoeira do SulNeto, Nelson KnakAvellar, João Gabriel Silva de2023-08-21T18:54:36Z2023-08-21T18:54:36Z2023-07-142023Trabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30018ark:/26339/0013000011nbhporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2023-08-21T18:54:36Zoai:repositorio.ufsm.br:1/30018Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2023-08-21T18:54:36Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
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