Apoio institucioinal em uma coordenadoria regional de saúde: relato da experiência no contexto da pandemia Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Rafael da Silva
Data de Publicação: 2021
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000d3r4
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/21939
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde, RS, 2021.
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spelling Apoio institucioinal em uma coordenadoria regional de saúde: relato da experiência no contexto da pandemia Covid-19Institutional support in a regional health coordination: experience report during the Covid-19 pandemicSUS (Sistema Único de Saúde)Educação permanentePlanejamento em saúdeResidência multiprofissionalInstrumentos de gestãoUnified health systemPermanent educationHealth planningMultiprofessional residenceManagement toolsCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde, RS, 2021.This article aims to report the experience of residents and civil servants of the Monitoring and Evaluation Sector in the implementation of permanent education activities, using virtual information and communication technologies to support the municipalities assisted by the 4th CRS, for the planning processes. Method: The reported experience of the process of transforming the Monitoring and Evaluation Sector practices` of the 4th CRS in the pandemic scenario, with a view to maintaining the work processes of support to the municipalities, mainly aiming at the qualification of planning and its systematization through management instruments under the responsibility of the municipalities and technical support for the use of the DigiSUS system, which organizes information related to the SUS planning process. Results: In the face of the pandemic, various forms of contact with the municipalities made the workshops a permanent education process, in which continuous contact was sought and based on the assumption that learning was mutual, something that became clear with the various moments of previous study. before any meeting and assuming that the municipalities also had knowledge that the 4th CRS team did not have. Conclusions: The relevance of the Multiprofessional Residency in in-service training was highlighted, in which it is noted that the SUS and its functioning is in constant transformation and, the dichotomy theory and practice, characteristic of content and technical training proposals, usually learned in class. do not respond to the learning, competences and skills, which are involved with the production of reflections, innovations, transformations, in short technical, political and ethical experiences that are effectively committed to the transformation in the daily work, health needs and the right to life, which in the context of the pandemic made it clear how much they are in dispute.O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência de residentes e servidores do Setor de Monitoramento e Avaliação na implementação de atividades de educação permanente, utilizando as tecnologias de informação e comunicação virtuais no apoio aos municípios assistidos pela 4ª CRS, para os processos de planejamento. Método: A experiência relatada do processo de transformação das práticas da equipe do Setor de Monitoramento e Avaliação da 4ª CRS no cenário de pandemia, com vistas a manutenção dos processos de trabalho de apoio aos municípios, principalmente objetivando à qualificação do planejamento e da sua sistematização através dos instrumentos de gestão sob responsabilidade dos municípios e o suporte técnico para a utilização do sistema DigiSUS, que organiza as informações relativas ao processo de planejamento do SUS. Resultados: Diante da pandemia várias formas de contato com os municípios tornaram as oficinas um processo de educação permanente, em que se buscava contato continuo e partia-se do pressuposto que o aprendizado era mútuo, algo que ficou claro com os vários momentos de estudo prévio antes de qualquer reunião e partindo do pressuposto que os municípios também possuíam conhecimentos que a equipe da 4ª CRS não tinha. Conclusões: Foi destacada a relevância da Residência Multiprofissional na formação em serviço, em que nota-se que o SUS e seu funcionamento está em constante transformação e, a dicotomia teoria e prática, característica de propostas conteudistas e tecnicistas de formação, usualmente aprendida em sala de aula, não respondem às aprendizagens, competências e habilidades, que estejam implicados com as produções de reflexões, inovações, transformações, enfim experiências técnico, políticas e éticas que estejam efetivamente comprometidas com a transformação no cotidiano do trabalho, às necessidades em saúde e o direito à vida, que no contexto da pandemia tornou explicito o quanto estão em disputa.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Ciências da SaúdePossa, Lisiane BôerOliveira, Rafael da Silva2021-08-13T21:05:02Z2021-08-13T21:05:02Z2021-03-312021Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21939ark:/26339/001300000d3r4porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2021-08-14T06:06:40Zoai:repositorio.ufsm.br:1/21939Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2021-08-14T06:06:40Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
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