Trabalhando com o software Hagáquê

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiró, Sônia Cristina
Data de Publicação: 2014
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000000rf2
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11552
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2014.
id UFSM_32fa7096e31bbee3af6834047e5f39aa
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/11552
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Trabalhando com o software HagáquêMídia informáticaEnsino fundamentalAnos iniciaisHistórias em quadrinhosComputer mediaBasic educationEarly gradesComicsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2014.This paper aims to analyze the use of HagáQuê software in the process of teaching-learning of reading and writing, with 5th graders from a public school located in the rural municipality of Cachoeira do Sul. This work was based on several studies, addressing the functionality and the application form of the HagáQuê software in school. It was also considered that the comics are a resource in which children can understand the meaning of the story from the observation of the images, thus developing skills and abilities such as thinking, creating, learning and researching.O presente artigo teve como objetivo analisar a utilização do software HagáQuê no processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita, com alunos do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Emília Vieira da Cunha, localizada na zona rural do município de Cachoeira do Sul. Este trabalho abordou a funcionabilidade e a forma de aplicação do software HagáQuê no segmento escolar, considerando-se que as histórias em quadrinhos são um recurso no qual as crianças conseguem compreender o significado das histórias a partir da observação das imagens. O aluno deixa de ser passivo para se tornar ativo no processo de aquisição de conhecimento, passando a desenvolver competências e habilidades tais como: pensar, criar, aprender, pesquisar, estimular leitura, propiciar o trabalho coletivo e individual com total autonomia.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de TecnologiaMedina, Roseclea DuarteFigueiró, Sônia Cristina2017-08-22T14:38:51Z2017-08-22T14:38:51Z2014-12-192014Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11552ark:/26339/0013000000rf2porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-08-22T14:42:20Zoai:repositorio.ufsm.br:1/11552Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-08-22T14:42:20Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Trabalhando com o software Hagáquê
title Trabalhando com o software Hagáquê
spellingShingle Trabalhando com o software Hagáquê
Figueiró, Sônia Cristina
Mídia informática
Ensino fundamental
Anos iniciais
Histórias em quadrinhos
Computer media
Basic education
Early grades
Comics
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Trabalhando com o software Hagáquê
title_full Trabalhando com o software Hagáquê
title_fullStr Trabalhando com o software Hagáquê
title_full_unstemmed Trabalhando com o software Hagáquê
title_sort Trabalhando com o software Hagáquê
author Figueiró, Sônia Cristina
author_facet Figueiró, Sônia Cristina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Medina, Roseclea Duarte
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiró, Sônia Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Mídia informática
Ensino fundamental
Anos iniciais
Histórias em quadrinhos
Computer media
Basic education
Early grades
Comics
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Mídia informática
Ensino fundamental
Anos iniciais
Histórias em quadrinhos
Computer media
Basic education
Early grades
Comics
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-19
2014
2017-08-22T14:38:51Z
2017-08-22T14:38:51Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11552
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000000rf2
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11552
identifier_str_mv ark:/26339/0013000000rf2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Tecnologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172259551117312