O Programa Mais Educação e a aprendizagem dos alunos: desafios para os gestores escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingues, Carla Medianeira Costa
Data de Publicação: 2014
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000pbdf
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11904
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014.
id UFSM_334da50f5b2af1c2e98c54e6f6728467
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/11904
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling O Programa Mais Educação e a aprendizagem dos alunos: desafios para os gestores escolaresThe “Mais Educação” program and the students learning: challenges for school managersPrograma Mais EducaçãoAprendizagem/permanênciaGestão escolar“Mais Educação” ProgramLearning/permanenceSchool managementCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014.The present work aims to investigate the relationship of the “Mais Educação” Program with the student’s learning and the challenges faced by managers, in the current context, to organize the pedagogical proposal to integrate the cultural and socioeconomic diversity existent in the school, targeting a quality education. The focus of the research is describing the “Mais Educação” Program, relate it to learning and associate it with students’ permanency in the school. In order to carry on this work, a qualitative study was developed and it included in its methodology a documentary research to know the program and the school as well as the application of a questionnaire to the director, to the educational coordinator and to the teachers from the first to the ninth grade in a municipal public school in Agudo. The results show that, despite the fact that there is a relationship between the “Mais Educação” Program to students' learning through the activities developed, this is not the main reason why the students stay in school. Thus, according to the managers and to the teachers' testimony, there are other reasons responsible by the permanence of the students in the school. In addition, at the end of this paper, the managers can find some suggestions of how promoting strategies to improve the relationship between the “Mais Educação” Program with the students’ learning and their permanence in the school.O presente trabalho se propõe a investigar a relação do Programa Mais Educação com a aprendizagem dos alunos e os desafios encontrados pelos gestores, no contexto atual, em organizar o fazer pedagógico na proposta de integrar as diversidades culturais e socioeconômicas que existe na escola, buscando uma educação com qualidade. O foco da pesquisa está pautada em descrever o Programa Mais Educação, relacioná-lo com a aprendizagem, bem como associá-lo a permanência do aluno na escola. Para atingir esses objetivos, desenvolveu-se um trabalho de cunho qualitativo que contemplou em sua metodologia uma pesquisa documental para conhecimento do programa e da escola e a aplicação de questionário para o diretor, coordenador pedagógico e professores do primeiro ao nono ano em uma escola pública da rede municipal do município de Agudo. Os resultados constatam que embora haja relação do Programa Mais Educação com a aprendizagem dos alunos por meio das atividades desenvolvidas, essas não são vistas como principal motivo que leva os alunos a permanecer na escola. Assim a partir dos depoimentos dos gestores e professores entrevistados foi descrito outros motivos que levam a permanência do aluno. Além disso, ao finalizar este trabalho, indicam-se algumas possibilidades de como os gestores podem promover estratégias para aprimorar a relação do Programa Mais Educação com a aprendizagem e permanência dos alunos na escola.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoKrum, Myrian CunhaDomingues, Carla Medianeira Costa2017-10-20T14:41:13Z2017-10-20T14:41:13Z2014-11-292014Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11904ark:/26339/001300000pbdfporhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-10-20T14:41:13Zoai:repositorio.ufsm.br:1/11904Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-10-20T14:41:13Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv O Programa Mais Educação e a aprendizagem dos alunos: desafios para os gestores escolares
The “Mais Educação” program and the students learning: challenges for school managers
title O Programa Mais Educação e a aprendizagem dos alunos: desafios para os gestores escolares
spellingShingle O Programa Mais Educação e a aprendizagem dos alunos: desafios para os gestores escolares
Domingues, Carla Medianeira Costa
Programa Mais Educação
Aprendizagem/permanência
Gestão escolar
“Mais Educação” Program
Learning/permanence
School management
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O Programa Mais Educação e a aprendizagem dos alunos: desafios para os gestores escolares
title_full O Programa Mais Educação e a aprendizagem dos alunos: desafios para os gestores escolares
title_fullStr O Programa Mais Educação e a aprendizagem dos alunos: desafios para os gestores escolares
title_full_unstemmed O Programa Mais Educação e a aprendizagem dos alunos: desafios para os gestores escolares
title_sort O Programa Mais Educação e a aprendizagem dos alunos: desafios para os gestores escolares
author Domingues, Carla Medianeira Costa
author_facet Domingues, Carla Medianeira Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Krum, Myrian Cunha
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingues, Carla Medianeira Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Mais Educação
Aprendizagem/permanência
Gestão escolar
“Mais Educação” Program
Learning/permanence
School management
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Programa Mais Educação
Aprendizagem/permanência
Gestão escolar
“Mais Educação” Program
Learning/permanence
School management
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-29
2014
2017-10-20T14:41:13Z
2017-10-20T14:41:13Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11904
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000pbdf
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11904
identifier_str_mv ark:/26339/001300000pbdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172372713439232