Da percepção ao consumo: notas etnográficas sobre uma perfumaria na internet
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6246 |
Resumo: | Cette étude ethnografique est le résultat d´une recherche dans l´ambiance en ligne, a partir des communautés de l´orkut et de groupes au facebook, sous la perspective de la formation de perceptions et sensibilités pour les processus de consommation, d´aprés l´articulation sur l´interativicté, multimedialité et accès aux ressources disponiblibles sur la plataforme. Dans ce but, sur le contexte d´une anthropologi d´inspiration phenomenologique, ave les sens, la consommation et le cyberspace, on essay de comprendre comment se passent les practiques sur la perception et la consommation dans les communautés Perfumistas (Parfumistes) et Apaixonados por Perfume (Parssionés par le Parfum) et dans les groupes Apaixonados por Perfume e Perfumaria Brasil (Parfumerie Brésil), par moyen de la observation participative et des entretiens/interviews demi-structurés, en allant aussi une pensée aux potentialités que les réseaux sociaux puissent offri, au niveau de la connaissance, les relations, les liens, les disputes, les identités, les caractères personnels e corporels autour de l´aprentissage sur les parfums. |
id |
UFSM_368de6cf894e951260fdde957ff8a3c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/6246 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Da percepção ao consumo: notas etnográficas sobre uma perfumaria na internetPerfumePercepçãoConsumoInternetComunidades do OrkutGrupos do FacebookParfumPerceptionConsommationInternetCommunautés de l´orkutGroupes du facebookCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIACette étude ethnografique est le résultat d´une recherche dans l´ambiance en ligne, a partir des communautés de l´orkut et de groupes au facebook, sous la perspective de la formation de perceptions et sensibilités pour les processus de consommation, d´aprés l´articulation sur l´interativicté, multimedialité et accès aux ressources disponiblibles sur la plataforme. Dans ce but, sur le contexte d´une anthropologi d´inspiration phenomenologique, ave les sens, la consommation et le cyberspace, on essay de comprendre comment se passent les practiques sur la perception et la consommation dans les communautés Perfumistas (Parfumistes) et Apaixonados por Perfume (Parssionés par le Parfum) et dans les groupes Apaixonados por Perfume e Perfumaria Brasil (Parfumerie Brésil), par moyen de la observation participative et des entretiens/interviews demi-structurés, en allant aussi une pensée aux potentialités que les réseaux sociaux puissent offri, au niveau de la connaissance, les relations, les liens, les disputes, les identités, les caractères personnels e corporels autour de l´aprentissage sur les parfums.Esta etnografia resultou de uma pesquisa no ambiente on line, a partir das comunidades do Orkut e dos grupos no Facebook, sobre perfumaria, dentro da perspectiva de formação de percepções e sensibilidades para os processos de consumo, articulados pela interatividade, multimidialidade e acessibilidade aos recursos disponíveis na plataforma. Neste sentido, no contexto de uma antropologia de inspiração fenomenológica, com os sentidos, o consumo e o ciberespaço, busca-se comprender com se configuram as práticas sobre percepção e consumo nas comunidades Perfumistas e Apaixonados por Perfumes, e, nos grupos Apaixonados por Perfumes e Perfumania Brasil, por meio de observação participante e entrevistas semi-estruturadas, pensando ainda nas potencialidades que as redes sociais oferecem, em nível de conhecimento, relações, laços, disputas, identidades, pessoalidades e corporalidades em torno do aprendizado sobre os perfumes.Universidade Federal de Santa MariaBRSociologiaUFSMPrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisLeitão, Debora Krischkehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765096J8Maciel, Maria Eunice de Souzahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794813Y6Ramos, Jair de Souzahttp://lattes.cnpq.br/9764394229366486Hamester, Morgana de Melo Machado2014-12-172014-12-172014-04-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfHAMESTER, Morgana de Melo Machado. DA PERCEPÇÃO AO CONSUMO: NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE UMA PERFUMARIA NA INTERNET. 2014. 211 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6246porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2020-09-01T13:36:29Zoai:repositorio.ufsm.br:1/6246Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2020-09-01T13:36:29Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da percepção ao consumo: notas etnográficas sobre uma perfumaria na internet |
title |
Da percepção ao consumo: notas etnográficas sobre uma perfumaria na internet |
spellingShingle |
Da percepção ao consumo: notas etnográficas sobre uma perfumaria na internet Hamester, Morgana de Melo Machado Perfume Percepção Consumo Internet Comunidades do Orkut Grupos do Facebook Parfum Perception Consommation Internet Communautés de l´orkut Groupes du facebook CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
title_short |
Da percepção ao consumo: notas etnográficas sobre uma perfumaria na internet |
title_full |
Da percepção ao consumo: notas etnográficas sobre uma perfumaria na internet |
title_fullStr |
Da percepção ao consumo: notas etnográficas sobre uma perfumaria na internet |
title_full_unstemmed |
Da percepção ao consumo: notas etnográficas sobre uma perfumaria na internet |
title_sort |
Da percepção ao consumo: notas etnográficas sobre uma perfumaria na internet |
author |
Hamester, Morgana de Melo Machado |
author_facet |
Hamester, Morgana de Melo Machado |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Leitão, Debora Krischke http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765096J8 Maciel, Maria Eunice de Souza http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794813Y6 Ramos, Jair de Souza http://lattes.cnpq.br/9764394229366486 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hamester, Morgana de Melo Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Perfume Percepção Consumo Internet Comunidades do Orkut Grupos do Facebook Parfum Perception Consommation Internet Communautés de l´orkut Groupes du facebook CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
topic |
Perfume Percepção Consumo Internet Comunidades do Orkut Grupos do Facebook Parfum Perception Consommation Internet Communautés de l´orkut Groupes du facebook CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
description |
Cette étude ethnografique est le résultat d´une recherche dans l´ambiance en ligne, a partir des communautés de l´orkut et de groupes au facebook, sous la perspective de la formation de perceptions et sensibilités pour les processus de consommation, d´aprés l´articulation sur l´interativicté, multimedialité et accès aux ressources disponiblibles sur la plataforme. Dans ce but, sur le contexte d´une anthropologi d´inspiration phenomenologique, ave les sens, la consommation et le cyberspace, on essay de comprendre comment se passent les practiques sur la perception et la consommation dans les communautés Perfumistas (Parfumistes) et Apaixonados por Perfume (Parssionés par le Parfum) et dans les groupes Apaixonados por Perfume e Perfumaria Brasil (Parfumerie Brésil), par moyen de la observation participative et des entretiens/interviews demi-structurés, en allant aussi une pensée aux potentialités que les réseaux sociaux puissent offri, au niveau de la connaissance, les relations, les liens, les disputes, les identités, les caractères personnels e corporels autour de l´aprentissage sur les parfums. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-17 2014-12-17 2014-04-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
HAMESTER, Morgana de Melo Machado. DA PERCEPÇÃO AO CONSUMO: NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE UMA PERFUMARIA NA INTERNET. 2014. 211 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6246 |
identifier_str_mv |
HAMESTER, Morgana de Melo Machado. DA PERCEPÇÃO AO CONSUMO: NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE UMA PERFUMARIA NA INTERNET. 2014. 211 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014. |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6246 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria BR Sociologia UFSM Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria BR Sociologia UFSM Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1805922049553596416 |