Da percepção ao consumo: notas etnográficas sobre uma perfumaria na internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hamester, Morgana de Melo Machado
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6246
Resumo: Cette étude ethnografique est le résultat d´une recherche dans l´ambiance en ligne, a partir des communautés de l´orkut et de groupes au facebook, sous la perspective de la formation de perceptions et sensibilités pour les processus de consommation, d´aprés l´articulation sur l´interativicté, multimedialité et accès aux ressources disponiblibles sur la plataforme. Dans ce but, sur le contexte d´une anthropologi d´inspiration phenomenologique, ave les sens, la consommation et le cyberspace, on essay de comprendre comment se passent les practiques sur la perception et la consommation dans les communautés Perfumistas (Parfumistes) et Apaixonados por Perfume (Parssionés par le Parfum) et dans les groupes Apaixonados por Perfume e Perfumaria Brasil (Parfumerie Brésil), par moyen de la observation participative et des entretiens/interviews demi-structurés, en allant aussi une pensée aux potentialités que les réseaux sociaux puissent offri, au niveau de la connaissance, les relations, les liens, les disputes, les identités, les caractères personnels e corporels autour de l´aprentissage sur les parfums.
id UFSM_368de6cf894e951260fdde957ff8a3c3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/6246
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Da percepção ao consumo: notas etnográficas sobre uma perfumaria na internetPerfumePercepçãoConsumoInternetComunidades do OrkutGrupos do FacebookParfumPerceptionConsommationInternetCommunautés de l´orkutGroupes du facebookCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIACette étude ethnografique est le résultat d´une recherche dans l´ambiance en ligne, a partir des communautés de l´orkut et de groupes au facebook, sous la perspective de la formation de perceptions et sensibilités pour les processus de consommation, d´aprés l´articulation sur l´interativicté, multimedialité et accès aux ressources disponiblibles sur la plataforme. Dans ce but, sur le contexte d´une anthropologi d´inspiration phenomenologique, ave les sens, la consommation et le cyberspace, on essay de comprendre comment se passent les practiques sur la perception et la consommation dans les communautés Perfumistas (Parfumistes) et Apaixonados por Perfume (Parssionés par le Parfum) et dans les groupes Apaixonados por Perfume e Perfumaria Brasil (Parfumerie Brésil), par moyen de la observation participative et des entretiens/interviews demi-structurés, en allant aussi une pensée aux potentialités que les réseaux sociaux puissent offri, au niveau de la connaissance, les relations, les liens, les disputes, les identités, les caractères personnels e corporels autour de l´aprentissage sur les parfums.Esta etnografia resultou de uma pesquisa no ambiente on line, a partir das comunidades do Orkut e dos grupos no Facebook, sobre perfumaria, dentro da perspectiva de formação de percepções e sensibilidades para os processos de consumo, articulados pela interatividade, multimidialidade e acessibilidade aos recursos disponíveis na plataforma. Neste sentido, no contexto de uma antropologia de inspiração fenomenológica, com os sentidos, o consumo e o ciberespaço, busca-se comprender com se configuram as práticas sobre percepção e consumo nas comunidades Perfumistas e Apaixonados por Perfumes, e, nos grupos Apaixonados por Perfumes e Perfumania Brasil, por meio de observação participante e entrevistas semi-estruturadas, pensando ainda nas potencialidades que as redes sociais oferecem, em nível de conhecimento, relações, laços, disputas, identidades, pessoalidades e corporalidades em torno do aprendizado sobre os perfumes.Universidade Federal de Santa MariaBRSociologiaUFSMPrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisLeitão, Debora Krischkehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765096J8Maciel, Maria Eunice de Souzahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794813Y6Ramos, Jair de Souzahttp://lattes.cnpq.br/9764394229366486Hamester, Morgana de Melo Machado2014-12-172014-12-172014-04-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfHAMESTER, Morgana de Melo Machado. DA PERCEPÇÃO AO CONSUMO: NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE UMA PERFUMARIA NA INTERNET. 2014. 211 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6246porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2020-09-01T13:36:29Zoai:repositorio.ufsm.br:1/6246Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2020-09-01T13:36:29Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Da percepção ao consumo: notas etnográficas sobre uma perfumaria na internet
title Da percepção ao consumo: notas etnográficas sobre uma perfumaria na internet
spellingShingle Da percepção ao consumo: notas etnográficas sobre uma perfumaria na internet
Hamester, Morgana de Melo Machado
Perfume
Percepção
Consumo
Internet
Comunidades do Orkut
Grupos do Facebook
Parfum
Perception
Consommation
Internet
Communautés de l´orkut
Groupes du facebook
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
title_short Da percepção ao consumo: notas etnográficas sobre uma perfumaria na internet
title_full Da percepção ao consumo: notas etnográficas sobre uma perfumaria na internet
title_fullStr Da percepção ao consumo: notas etnográficas sobre uma perfumaria na internet
title_full_unstemmed Da percepção ao consumo: notas etnográficas sobre uma perfumaria na internet
title_sort Da percepção ao consumo: notas etnográficas sobre uma perfumaria na internet
author Hamester, Morgana de Melo Machado
author_facet Hamester, Morgana de Melo Machado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leitão, Debora Krischke
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765096J8
Maciel, Maria Eunice de Souza
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794813Y6
Ramos, Jair de Souza
http://lattes.cnpq.br/9764394229366486
dc.contributor.author.fl_str_mv Hamester, Morgana de Melo Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Perfume
Percepção
Consumo
Internet
Comunidades do Orkut
Grupos do Facebook
Parfum
Perception
Consommation
Internet
Communautés de l´orkut
Groupes du facebook
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
topic Perfume
Percepção
Consumo
Internet
Comunidades do Orkut
Grupos do Facebook
Parfum
Perception
Consommation
Internet
Communautés de l´orkut
Groupes du facebook
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
description Cette étude ethnografique est le résultat d´une recherche dans l´ambiance en ligne, a partir des communautés de l´orkut et de groupes au facebook, sous la perspective de la formation de perceptions et sensibilités pour les processus de consommation, d´aprés l´articulation sur l´interativicté, multimedialité et accès aux ressources disponiblibles sur la plataforme. Dans ce but, sur le contexte d´une anthropologi d´inspiration phenomenologique, ave les sens, la consommation et le cyberspace, on essay de comprendre comment se passent les practiques sur la perception et la consommation dans les communautés Perfumistas (Parfumistes) et Apaixonados por Perfume (Parssionés par le Parfum) et dans les groupes Apaixonados por Perfume e Perfumaria Brasil (Parfumerie Brésil), par moyen de la observation participative et des entretiens/interviews demi-structurés, en allant aussi une pensée aux potentialités que les réseaux sociaux puissent offri, au niveau de la connaissance, les relations, les liens, les disputes, les identités, les caractères personnels e corporels autour de l´aprentissage sur les parfums.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-17
2014-12-17
2014-04-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv HAMESTER, Morgana de Melo Machado. DA PERCEPÇÃO AO CONSUMO: NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE UMA PERFUMARIA NA INTERNET. 2014. 211 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6246
identifier_str_mv HAMESTER, Morgana de Melo Machado. DA PERCEPÇÃO AO CONSUMO: NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE UMA PERFUMARIA NA INTERNET. 2014. 211 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
BR
Sociologia
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
BR
Sociologia
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1805922049553596416