Descompasso pedagógico: quais os fatores que o influenciam e como transcendê-lo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Etiane Fagundes
Data de Publicação: 2009
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000z00j
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1216
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2009.
id UFSM_388f362b6e7651b3eb053971443539f1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/1216
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Descompasso pedagógico: quais os fatores que o influenciam e como transcendê-loDescompás pedagógico: ¿cuáles son los factores que lo influencian y cómo trascenderlos?Descompasso pedagógicoFormação de professoresComprometimento socialMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2009.Se convoca la escuela pública para dar cuenta de sus hechos y del papel que ejerce en la sociedad. No obstante, hay contradicciones entre discursos y acciones en una misma escuela. Esas contradicciones pueden ser visualizadas en el proyecto político pedagógico de la escuela en relación a la práctica de los docentes, como también el propio discurso de los profesores respecto al trabajo que desarrollan en el salón de clase. Esas contradicciones establecidas en el ámbito escolar son las que llamo descompás pedagógico. El objetivo de ese trabajo es investigar el descompás pedagógico de las escuelas de la red pública del estado, con el fin de identificar los factores que lo influencian y cómo trascenderlo. Para esto, es necesario trabajar con los profesores desde su “yo-personal” hasta su “yo-profesional”, pues ese factor de individualidad debe ser trabajado para que el quehacer pedagógico sea desarrollado de modo coherente. Así, el estudio se constituye en una investigación cualitativa, del tipo estudio de caso, con dos escuelas de la red pública del estado (una central y otra periférica). Las técnicas de investigación son observación directa, análisis documental y entrevistas semiestructuradas. Según los datos considerados, se concluye que el descompás pedagógico está vinculado e influenciado por las desigualdades sociales que se remiten a la sociedad capitalista y a las relaciones de poder establecidas entre dominantes y dominados. En resumen, el trabajo propuesto va en contra a las relaciones de poder establecidas en las escuelas y en la propia sociedad. Es necesario, por tanto, buscar la concientización y compromiso del profesor para con la sociedad, en el sentido de percibir que todo lo que es desarrollado en la escuela no es un acto neutral.A escola pública é chamada a prestar contas quanto ao papel que exerce na sociedade. No entanto, há contradições entre discursos e fazeres numa mesma escola. Essas contradições podem ser visualizadas no projeto político pedagógico da escola em relação à prática dos professores, como também no próprio discurso dos professores em relação ao trabalho que desenvolvem em sala de aula. Estas contradições instauradas no âmbito escolar chamo de descompasso pedagógico. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa é investigar o descompasso pedagógico de escolas da rede pública estadual, a fim de identificar os fatores que o influenciam e, como transcendê-lo. Para tanto, é necessário trabalhar com os professores, desde o “eu-pessoal” até o “eu-profissional”, pois esse fator de individualidade precisa ser trabalhado, para que o fazer-pedagógico seja desenvolvido de maneira coerente. Assim, o estudo constitui-se numa pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, com duas escolas da rede pública estadual (uma central e outra periférica). As técnicas de pesquisa são observação direta, análise documental e entrevista semi-estruturada. Conforme dados levantados, concluiu-se que o descompasso pedagógico está atrelado e é influenciado pelas desigualdades sociais que se dão na sociedade capitalista e as relações de poder entre dominantes e dominados aí instituídas. Em suma, o trabalho proposto, aqui, vai de encontro às relações de poder estabelecidas nas escolas e na própria sociedade. Prioriza, portanto, buscar uma conscientização e um comprometimento do professor para com a sociedade no sentido de perceber que tudo o que é desenvolvido na escola, não é um ato neutro.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoAukar, Paulo de TarsoBraga, Etiane Fagundes2016-01-19T14:19:49Z2016-01-19T14:19:49Z2009-01-232009Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1216ark:/26339/001300000z00jporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:54:03Zoai:repositorio.ufsm.br:1/1216Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:54:03Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Descompasso pedagógico: quais os fatores que o influenciam e como transcendê-lo
Descompás pedagógico: ¿cuáles son los factores que lo influencian y cómo trascenderlos?
title Descompasso pedagógico: quais os fatores que o influenciam e como transcendê-lo
spellingShingle Descompasso pedagógico: quais os fatores que o influenciam e como transcendê-lo
Braga, Etiane Fagundes
Descompasso pedagógico
Formação de professores
Comprometimento social
title_short Descompasso pedagógico: quais os fatores que o influenciam e como transcendê-lo
title_full Descompasso pedagógico: quais os fatores que o influenciam e como transcendê-lo
title_fullStr Descompasso pedagógico: quais os fatores que o influenciam e como transcendê-lo
title_full_unstemmed Descompasso pedagógico: quais os fatores que o influenciam e como transcendê-lo
title_sort Descompasso pedagógico: quais os fatores que o influenciam e como transcendê-lo
author Braga, Etiane Fagundes
author_facet Braga, Etiane Fagundes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aukar, Paulo de Tarso
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Etiane Fagundes
dc.subject.por.fl_str_mv Descompasso pedagógico
Formação de professores
Comprometimento social
topic Descompasso pedagógico
Formação de professores
Comprometimento social
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2009.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-23
2009
2016-01-19T14:19:49Z
2016-01-19T14:19:49Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1216
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000z00j
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1216
identifier_str_mv ark:/26339/001300000z00j
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172415813058560