A Multirreferencialidade de saberes nos atos de mediação do conhecimento: o aporte das ciências cognitivas à ação pedagógica das bibliote-cas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Varela, Aida
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Barbosa, Marilene Abreu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23622
Resumo: This article analyzes the disparaty of 21th century man and knowledge access emphasiz-ing the complexity to apprehend the transformation reality. It presents the basic points of reflection about illiteracy, literacy and cross culture cencepts and the schoool and the school library function in the learning process and world comprehension – informa-tional competence. It reflects on new perspectives for the knowledge organization and dissemination, mediation, and multirange and the necessity of public policies in behalf of the informational and communicational literacy potentiation.
id UFMG-2_a72ee5469da317e53c8c9be4bc1e7895
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/23622
network_acronym_str UFMG-2
network_name_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository_id_str
spelling A Multirreferencialidade de saberes nos atos de mediação do conhecimento: o aporte das ciências cognitivas à ação pedagógica das bibliote-casacesso ao conhecimentoalfabetizaçãodescompassomediaçãocogniçãoThis article analyzes the disparaty of 21th century man and knowledge access emphasiz-ing the complexity to apprehend the transformation reality. It presents the basic points of reflection about illiteracy, literacy and cross culture cencepts and the schoool and the school library function in the learning process and world comprehension – informa-tional competence. It reflects on new perspectives for the knowledge organization and dissemination, mediation, and multirange and the necessity of public policies in behalf of the informational and communicational literacy potentiation.Analisa-se o descompasso do homem do século XXI no acesso ao conhecimento, desta-cando a complexidade do apreender a realidade num contexto de transformações. Revisam-se conceitos de analfabetismo, alfabetismo e privação cultural e a função da escola e da biblioteca no processo de aprendizado no desenvolvimento de competência infor-macional. Reflete sobre perspectivas para a organização e à difusão do conhecimento, mediação, multirreferencialidade e a necessidade de políticas públicas em prol da potencialização da alfabetização informacional e comunicacional.Perspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2009-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23622Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 14 No. 2 (2009); 187-203Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 14 Núm. 2 (2009); 187-203Perspectivas em Ciência da Informação; v. 14 n. 2 (2009); 187-2031981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23622/19085Copyright (c) 2020 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVarela, AidaBarbosa, Marilene Abreu2020-06-29T13:58:31Zoai:periodicos.ufmg.br:article/23622Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2020-06-29T13:58:31Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A Multirreferencialidade de saberes nos atos de mediação do conhecimento: o aporte das ciências cognitivas à ação pedagógica das bibliote-cas
title A Multirreferencialidade de saberes nos atos de mediação do conhecimento: o aporte das ciências cognitivas à ação pedagógica das bibliote-cas
spellingShingle A Multirreferencialidade de saberes nos atos de mediação do conhecimento: o aporte das ciências cognitivas à ação pedagógica das bibliote-cas
Varela, Aida
acesso ao conhecimento
alfabetização
descompasso
mediação
cognição
title_short A Multirreferencialidade de saberes nos atos de mediação do conhecimento: o aporte das ciências cognitivas à ação pedagógica das bibliote-cas
title_full A Multirreferencialidade de saberes nos atos de mediação do conhecimento: o aporte das ciências cognitivas à ação pedagógica das bibliote-cas
title_fullStr A Multirreferencialidade de saberes nos atos de mediação do conhecimento: o aporte das ciências cognitivas à ação pedagógica das bibliote-cas
title_full_unstemmed A Multirreferencialidade de saberes nos atos de mediação do conhecimento: o aporte das ciências cognitivas à ação pedagógica das bibliote-cas
title_sort A Multirreferencialidade de saberes nos atos de mediação do conhecimento: o aporte das ciências cognitivas à ação pedagógica das bibliote-cas
author Varela, Aida
author_facet Varela, Aida
Barbosa, Marilene Abreu
author_role author
author2 Barbosa, Marilene Abreu
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Varela, Aida
Barbosa, Marilene Abreu
dc.subject.por.fl_str_mv acesso ao conhecimento
alfabetização
descompasso
mediação
cognição
topic acesso ao conhecimento
alfabetização
descompasso
mediação
cognição
description This article analyzes the disparaty of 21th century man and knowledge access emphasiz-ing the complexity to apprehend the transformation reality. It presents the basic points of reflection about illiteracy, literacy and cross culture cencepts and the schoool and the school library function in the learning process and world comprehension – informa-tional competence. It reflects on new perspectives for the knowledge organization and dissemination, mediation, and multirange and the necessity of public policies in behalf of the informational and communicational literacy potentiation.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-07-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23622
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23622
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23622/19085
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Perspectivas em Ciência da Informação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Perspectivas em Ciência da Informação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 14 No. 2 (2009); 187-203
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 14 Núm. 2 (2009); 187-203
Perspectivas em Ciência da Informação; v. 14 n. 2 (2009); 187-203
1981-5344
1413-9936
reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
collection Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||pci@eci.ufmg.br
_version_ 1799711085594411008