Possibilidades de gestão democrática em uma escola pública com uma direção confessional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Daiane de
Data de Publicação: 2013
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000gqdk
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/127
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013
id UFSM_38f097cb0ec6982a36e006d1b53c5b34
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/127
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Possibilidades de gestão democrática em uma escola pública com uma direção confessionalThe manager's role in democratic management in a new city school boa vistaGestão democráticaDiretor escolarMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013This paper aims to analyze the process of democratic governance and the role of director at a Municipal Primary School New Boa Vista ( RS ) with confessional direction. For this, it was necessary to conduct a qualitative research characterized as a case study in which a questionnaire was applied , as a collaborator with the Director . The manager answered questions about the conception of school management , their contribution to the school management , what is the relation of the direction , coordination with other segments of the school , as well as strategies that depart from the director to engage the school community . The data were categorized based on content analysis and revealed that the school management in understanding the director is a process that involves everyone in the search for a common goal . The management manages resources and people , their actions are aimed at motivating the participation of all through dialogue and support educational activities . In conjunction with the school community values the share of each participant towards educational goals guiding and monitoring all processes . Maintains a partnership and complicity to achieve common goals because it encourages work together , identifies the human personal relationships and mediates the search for satisfaction of needs identified by the collective . The leader's job , the director , in this perspective , streamlines processes and promotes school students opportunities to exercise citizenship , these movements that will be reflected in society .O presente trabalho objetiva analisar o processo de gestão democrática e o papel do diretor em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de Nova Boa Vista (RS) com direção confessional. Para isso, se fez necessário realizar uma pesquisa qualitativa caracterizada como estudo de caso, na qual foi aplicado um questionário, tendo como colaboradora a Diretora. A gestora respondeu questões quanto à concepção sobre gestão escolar, sua contribuição para a gestão escolar, qual a relação da direção, coordenação com os demais segmentos da escola, assim como as estratégias que partem da diretora para envolver a comunidade escolar. As informações coletadas foram categorizadas a partir da análise de conteúdo e revelaram que a gestão escolar na compreensão da diretora é um processo que envolve todos na busca por um objetivo comum. A direção gere recursos e pessoas, suas ações estão voltadas à motivação da participação de todos através do diálogo e apoio às atividades pedagógicas. Em conjunto com a comunidade escolar valoriza a ação de cada participante em prol de metas educacionais orientando e acompanhando todos os processos. Mantém a parceria e a cumplicidade para atingir objetivos comuns porque estimula o trabalho em conjunto, identifica o humano das relações pessoais e media a busca pela satisfação de necessidades apontadas pelo coletivo. O trabalho do líder, o diretor, nessa perspectiva, dinamiza os processos na escola e promove aos alunos oportunidades de exercitarem a cidadania, movimentos estes que refletir-se-ão na sociedade.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoZimmermann, Ana Paula da Rosa CristinoAlmeida, Daiane de2014-03-192014-03-19T13:38:46Z2014-03-19T13:38:46Z2013-11-302014-03-19Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/127ark:/26339/001300000gqdkporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:51:12Zoai:repositorio.ufsm.br:1/127Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:51:12Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Possibilidades de gestão democrática em uma escola pública com uma direção confessional
The manager's role in democratic management in a new city school boa vista
title Possibilidades de gestão democrática em uma escola pública com uma direção confessional
spellingShingle Possibilidades de gestão democrática em uma escola pública com uma direção confessional
Almeida, Daiane de
Gestão democrática
Diretor escolar
title_short Possibilidades de gestão democrática em uma escola pública com uma direção confessional
title_full Possibilidades de gestão democrática em uma escola pública com uma direção confessional
title_fullStr Possibilidades de gestão democrática em uma escola pública com uma direção confessional
title_full_unstemmed Possibilidades de gestão democrática em uma escola pública com uma direção confessional
title_sort Possibilidades de gestão democrática em uma escola pública com uma direção confessional
author Almeida, Daiane de
author_facet Almeida, Daiane de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zimmermann, Ana Paula da Rosa Cristino
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Daiane de
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrática
Diretor escolar
topic Gestão democrática
Diretor escolar
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-30
2014-03-19
2014-03-19T13:38:46Z
2014-03-19T13:38:46Z
2014-03-19
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/127
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000gqdk
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/127
identifier_str_mv ark:/26339/001300000gqdk
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1822612442122813440