Estágio: tecendo reflexões sobre a prática de ensino de língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veçossi, Cristiano Egger
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lima, Glenda, Cargnelutti, Joceli, Oliveira, Juliana Prestes
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20653
Resumo: Apresentar esta obra inédita ao Curso de Letras Português a Distância da UAB/UFSM e aos demais leitores é motivo de orgulho, de louvor e de dever cumprido, porque, como participantes de uma rede dialógica, fomos construindo o nosso dizer, ao longo de diferentes semestres letivos, à medida que marcarmos nossa posição axiológica através de respostas ou de possíveis atitudes responsivas (BAKHTIN, 1997). Consideramos que os textos que compõem este e-book se constituem como uma resposta, uma réplica a enunciados anteriores: inicialmente, é uma resposta ao projeto de Seleção de Professores Bolsistas Formadores para atuar no Curso de Letras Português a Distância, o qual objetivava compartilhar os saberes produzidos pelos estagiários durante o Estágio, via e-book, como forma de tornar conhecidos os conhecimentos adquiridos e construídos ao longo das quatro disciplinas do estágio curricular supervisionado; posteriormente, os estagiários foram marcando a sua posição axiológica através de uma atitude responsiva, que aos poucos foi sendo desenhada a partir do estudo teórico-prático das disciplinas e do contato com o campo de estágio, culminando na produção de artigos acadêmicos. Essas respostas somente foram possíveis porque fomos muito além da contemplação (BAKHTIN, 1997) do nosso objeto de estudo, o estágio: aos poucos fomos interrogando esse objeto com nossas próprias questões e somente assim novos sentidos foram sendo produzidos (AMORIM, 2004). Como os artigos produzidos revelaram um forte envolvimento dos estagiários com a prática pedagógica, a Equipe de Estágio lançou o convite para a publicação dos textos, o qual foi aceito por um número expressivo de alunos. Assim, em virtude de os textos terem sido produzidos, inicialmente, para a disciplina final do estágio (Estágio IV), aos poucos, o grupo de autores foi realizando as adaptações necessárias para que pudessem ser parte de outro suporte, o e-book. Para isso, a Equipe organizou um cronograma de trabalho, prevendo momentos de escrita e reescrita, de modo a atender às exigências desse novo contexto. Nesse ponto, foi possível vivenciar aquilo que se intenciona que os licenciandos promovam em suas práticas pedagógicas de trabalho com a escrita: a produção de texto é um processo. Desse modo, existe a necessidade de que o produtor tenha “o que dizer”, “uma razão para dizer”, “para quem dizer” e que “se constitua como tal”, escolhendo as estratégias para que alcance o seu propósito comunicativo, o que passa, inevitavelmente, por compreender a importância da leitura alheia e da reescrita até que o texto chegue a leitores reais (GERALDI, 1997, p. 136-137). Os artigos aqui compilados partem de alguns temas, a saber: uso de sequências didáticas, relevância do planejamento, dinamização de questionário investigativo, trabalho com leitura, produção textual e análise linguística no Ensino Fundamental e Médio, gêneros textuais, gêneros específicos (conto, crônica, resenha crítica, artigo de opinião, redação, dentre outros), argumentação, observação de aula, dinamização de aulas, regência de classe, vivências do estágio, totalizando vinte e dois textos. Também, paralelamente ao trabalho de preparação do material, em reunião on-line com o grupo de autores, definimos o título da obra, Estágio: tecendo reflexões sobre a prática de Ensino de Língua Portuguesa. Essa escolha parte da compreensão de que o estágio se constrói a partir do refletir, do interagir com diferentes espaços e agentes da Educação Básica, numa teia em que se entrelaçam saberes sobre o ensino e a aprendizagem. Como parte desta rede dialógica, em que cada enunciado é capaz de mobilizar novas atitudes responsivas, a presente publicação é, também, uma resposta da academia à necessidade cada vez mais premente de diálogo com a Escola Básica. Longe da concepção segundo a qual o campo de estágio é somente um locus para “aplicação” de saberes construídos na Universidade, acreditamos que o intercâmbio que se constrói nessa relação pode ser profícuo não somente para os estudantes das diversas instituições que generosamente abrem suas portas para os estagiários como também para esses acadêmicos que, ao se inserirem nessas escolas, consolidam e qualificam os saberes já construídos ao longo do curso de Licenciatura. Desse modo, a obra que ora entregamos à leitura visa a contribuir especialmente para professores já formados ou em formação, uma vez que oferece reflexões sustentadas não apenas em sólidos referenciais teóricos como também em práticas autênticas de trabalho com a linguagem na Educação Básica. Esperamos que possa subsidiar a revisão e o aprimoramento da ação docente em Língua Portuguesa, contribuindo, também, para a formação de professores, ao provocar novas respostas, sendo mais um elo nesta cadeia dialógica. Boa leitura!
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Essas respostas somente foram possíveis porque fomos muito além da contemplação (BAKHTIN, 1997) do nosso objeto de estudo, o estágio: aos poucos fomos interrogando esse objeto com nossas próprias questões e somente assim novos sentidos foram sendo produzidos (AMORIM, 2004). Como os artigos produzidos revelaram um forte envolvimento dos estagiários com a prática pedagógica, a Equipe de Estágio lançou o convite para a publicação dos textos, o qual foi aceito por um número expressivo de alunos. Assim, em virtude de os textos terem sido produzidos, inicialmente, para a disciplina final do estágio (Estágio IV), aos poucos, o grupo de autores foi realizando as adaptações necessárias para que pudessem ser parte de outro suporte, o e-book. Para isso, a Equipe organizou um cronograma de trabalho, prevendo momentos de escrita e reescrita, de modo a atender às exigências desse novo contexto. Nesse ponto, foi possível vivenciar aquilo que se intenciona que os licenciandos promovam em suas práticas pedagógicas de trabalho com a escrita: a produção de texto é um processo. Desse modo, existe a necessidade de que o produtor tenha “o que dizer”, “uma razão para dizer”, “para quem dizer” e que “se constitua como tal”, escolhendo as estratégias para que alcance o seu propósito comunicativo, o que passa, inevitavelmente, por compreender a importância da leitura alheia e da reescrita até que o texto chegue a leitores reais (GERALDI, 1997, p. 136-137). 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Como parte desta rede dialógica, em que cada enunciado é capaz de mobilizar novas atitudes responsivas, a presente publicação é, também, uma resposta da academia à necessidade cada vez mais premente de diálogo com a Escola Básica. Longe da concepção segundo a qual o campo de estágio é somente um locus para “aplicação” de saberes construídos na Universidade, acreditamos que o intercâmbio que se constrói nessa relação pode ser profícuo não somente para os estudantes das diversas instituições que generosamente abrem suas portas para os estagiários como também para esses acadêmicos que, ao se inserirem nessas escolas, consolidam e qualificam os saberes já construídos ao longo do curso de Licenciatura. 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