Comunicação pública e organizacional: as estratégias comunicacionais da prefeitura de Curitiba no Facebook
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Data de Publicação: | 2015 |
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Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
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Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2089 |
Resumo: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Relações Públicas, RS, 2015. |
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Comunicação pública e organizacional: as estratégias comunicacionais da prefeitura de Curitiba no FacebookCommunication public and organizational: strategies of communication Curitiba city hall on FacebookEstratégias comunicacionaisComunicação de instituições públicasPrefeitura de CuritibaCuritibaCommunication strategiesCommunication public institutionsTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Relações Públicas, RS, 2015.This study aims to analyze the communication strategies developed by the City of Curitiba on Facebook considering the public institutions communication assumptions. Therefore, we use as a theoretical framework to encompass the communication of public institutions two main concepts: Public Communication and Organizational Communication. As a theoretical framework of Public Communication we use: Heloiza Matos (2009), Pierre Zémor (2009), Elizabeth Brandão (2006), Marina Koçouski (2012) and Kunsch (2012). We have to approach the Organizational Communication we relied upon Rudimar Baldissera (2009), Kunsch Margaret (2003) and Maria Oliveira (2012). To achieve the overall goal, we list three specific goals are: 1) To study the theoretical frameworks that address the communication of public institutions; 2) Understanding the intentions of the page managers; 3) identify communication strategies. In order to achieve the proposed objectives, we use three techniques: a) literature research, b) interviews and c) Collection of publications. The literature theoretically based the interview which in turn, complements the analysis of publications. Therefore, we will use content analysis (Bardin, 1977) to analyze the publications of City Hall on Facebook, because the content of the publications is the product of communication of public institutions. After the content analysis, we identified six communication strategies developed in the City Hall page are: educational campaigns, marketing background information, institutional, accountability, management and public service. The identified communication strategies follow the Public Communication and Organizational Communication assumptions, but do not include strategies to dialogue or negotiation spaces with citizens.O presente trabalho tem como objetivo analisar as estratégias comunicacionais desenvolvidas pela Prefeitura de Curitiba no Facebook considerando os pressupostos da comunicação de instituições públicas. Diante disso, utilizamos como referencial teórico para abarcar a comunicação de instituições públicas dois conceitos principais: Comunicação Pública e a Comunicação Organizacional. Como referencial teórico da Comunicação Pública utilizamos: Heloiza Matos (2009), Pierre Zémor (2009), Elizabeth Brandão (2006), Marina Koçouski (2012) e Kunsch (2012). Já para abordarmos a Comunicação Organizacional nos baseamos em Rudimar Baldissera (2009), Margarida Kunsch (2003) e Maria Oliveira (2012). Para alcançarmos o objetivo geral, elencamos três objetivos específicos que são: 1) Estudar os referenciais teóricos que contemplam a comunicação de instituições públicas; 2) Compreender as intencionalidades dos gerenciadores da página; 3) Identificar as estratégias de comunicação digital. A fim de alcançarmos os objetivos propostos, utilizamos três técnicas: a) pesquisa bibliográfica, b) entrevistas e c) coleta de publicações. A pesquisa bibliográfica embasou teoricamente a entrevista que por sua vez, complementa a análise das publicações. Sendo assim, utilizaremos a análise de conteúdo (BARDIN, 1977) para analisar as publicações da Prefeitura no Facebook, pois o conteúdo das publicações é o produto da comunicação de instituições públicas. Após a análise de conteúdo, identificamos seis estratégias comunicacionais desenvolvidas na página da Prefeitura que são: campanhas educativas, informações de caráter mercadológicas, institucionais, prestação de contas, gestão e de utilidade pública. As estratégias comunicacionais identificadas contemplam pressupostos da Comunicação Pública e da Comunicação Organizacional, mas não contemplam estratégias que visem o diálogo ou espaços de negociação com os cidadãos.Universidade Federal de Santa MariaCentro de Ciências Sociais e HumanasConrad, Kalliandra QuevedoSouza, Dhienifer Gonçalves de2016-08-26T02:49:26Z2016-08-26T02:49:26Z2015-12-142015Trabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2089ark:/26339/0013000009x4cporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2020-11-17T11:54:39Zoai:repositorio.ufsm.br:1/2089Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2020-11-17T11:54:39Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
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