A gestão começa na sala de aula: mediação lúdica de alunos de altas habilidades/superdotação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cargnin, Edileine Scapin
Data de Publicação: 2010
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000jjbh
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13974
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2010.
id UFSM_41ae9034b8105661a8c1162e05995d77
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/13974
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling A gestão começa na sala de aula: mediação lúdica de alunos de altas habilidades/superdotaçãoThe management begins in the classroom: play mediation of students with high abilities/giftednessAltas habilidades/superdotaçãoGestoresLudicidadeCriançasHigh abilities/giftednessManagersPlayfulnessChildrenCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2010.The monograph of qualitative nature aims to discuss the possibilities, contradictions and benefits of participation of managers in the education of children, how they perceive the playfulness and what its importance in the production of knowledge and in the assurance of learning for children with high abilities/giftedness. The research questions: how managers perceive the playfulness and what its importance in the production of knowledge and assurance of learning for children with high ability / giftedness. The research was conducted in a school of Early Childhood Education, located in Santa Maria and had as subject children of a group of early childhood education. The methodology used was the research participant, with comments in classes and educational meetings, analyzed based on the theoretical of the fields of knowledge playful and childlike. The analysis is built on the comparison between the current proposals for democratic management, present in the Pedagogical Project of the school and with the current legislation on education. Observed in the research that there was a change of educator’s attitude on the face of solutions built by students, since it began working with a playfulness to integration, because she felt the need to include this student to group because the lack of integration generated frustration and sadness for her, it was clearly perceived in the speech.O trabalho monográfico, de caráter qualitativo, tem por objetivo problematizar as possibilidades, as contradições e os benefícios da participação dos gestores na educação de crianças, como percebem a ludicidade e qual a sua importância na produção de conhecimento e garantia de aprendizagem com crianças com altas habilidades/superdotação. A pesquisa questiona: como os gestores percebem a ludicidade e qual a sua importância na produção de conhecimento e garantia de aprendizagem com crianças com altas habilidades/superdotação. A investigação foi desenvolvida em uma escola de educação infantil situada no Município de Santa Maria e teve como sujeitos crianças de uma turma de educação infantil. A metodologia utilizada foi a de pesquisa participante, com observações nas aulas e nas reuniões pedagógicas, analisadas com base no referencial teórico dos campos de conhecimento lúdico e infantil. A análise é construída no confronto entre as propostas atuais de gestão democrática, presentes no Projeto Político Pedagógico da Escola e com a legislação atual sobre educação. Observou-se na pesquisa que houve uma mudança de postura da educadora frente às soluções construídas pelos alunos, uma vez que iniciou o trabalho com a ludicidade para fazer integração, pois sentia a necessidade de incluir este aluno ao grupo porque a falta desta gerava frustração e tristeza para ela, isso era nitidamente percebido em sua fala.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoMarquezan, Lorena Ines PeteriniCargnin, Edileine Scapin2018-08-01T13:01:24Z2018-08-01T13:01:24Z2010-042010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13974ark:/26339/001300000jjbhporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2022-07-11T18:05:23Zoai:repositorio.ufsm.br:1/13974Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-07-11T18:05:23Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A gestão começa na sala de aula: mediação lúdica de alunos de altas habilidades/superdotação
The management begins in the classroom: play mediation of students with high abilities/giftedness
title A gestão começa na sala de aula: mediação lúdica de alunos de altas habilidades/superdotação
spellingShingle A gestão começa na sala de aula: mediação lúdica de alunos de altas habilidades/superdotação
Cargnin, Edileine Scapin
Altas habilidades/superdotação
Gestores
Ludicidade
Crianças
High abilities/giftedness
Managers
Playfulness
Children
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A gestão começa na sala de aula: mediação lúdica de alunos de altas habilidades/superdotação
title_full A gestão começa na sala de aula: mediação lúdica de alunos de altas habilidades/superdotação
title_fullStr A gestão começa na sala de aula: mediação lúdica de alunos de altas habilidades/superdotação
title_full_unstemmed A gestão começa na sala de aula: mediação lúdica de alunos de altas habilidades/superdotação
title_sort A gestão começa na sala de aula: mediação lúdica de alunos de altas habilidades/superdotação
author Cargnin, Edileine Scapin
author_facet Cargnin, Edileine Scapin
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marquezan, Lorena Ines Peterini
dc.contributor.author.fl_str_mv Cargnin, Edileine Scapin
dc.subject.por.fl_str_mv Altas habilidades/superdotação
Gestores
Ludicidade
Crianças
High abilities/giftedness
Managers
Playfulness
Children
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Altas habilidades/superdotação
Gestores
Ludicidade
Crianças
High abilities/giftedness
Managers
Playfulness
Children
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04
2010
2018-08-01T13:01:24Z
2018-08-01T13:01:24Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13974
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000jjbh
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13974
identifier_str_mv ark:/26339/001300000jjbh
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1822612454675316736