A gestão começa na sala de aula: mediação lúdica de alunos de altas habilidades/superdotação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000jjbh |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13974 |
Resumo: | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2010. |
id |
UFSM_41ae9034b8105661a8c1162e05995d77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/13974 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
A gestão começa na sala de aula: mediação lúdica de alunos de altas habilidades/superdotaçãoThe management begins in the classroom: play mediation of students with high abilities/giftednessAltas habilidades/superdotaçãoGestoresLudicidadeCriançasHigh abilities/giftednessManagersPlayfulnessChildrenCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2010.The monograph of qualitative nature aims to discuss the possibilities, contradictions and benefits of participation of managers in the education of children, how they perceive the playfulness and what its importance in the production of knowledge and in the assurance of learning for children with high abilities/giftedness. The research questions: how managers perceive the playfulness and what its importance in the production of knowledge and assurance of learning for children with high ability / giftedness. The research was conducted in a school of Early Childhood Education, located in Santa Maria and had as subject children of a group of early childhood education. The methodology used was the research participant, with comments in classes and educational meetings, analyzed based on the theoretical of the fields of knowledge playful and childlike. The analysis is built on the comparison between the current proposals for democratic management, present in the Pedagogical Project of the school and with the current legislation on education. Observed in the research that there was a change of educator’s attitude on the face of solutions built by students, since it began working with a playfulness to integration, because she felt the need to include this student to group because the lack of integration generated frustration and sadness for her, it was clearly perceived in the speech.O trabalho monográfico, de caráter qualitativo, tem por objetivo problematizar as possibilidades, as contradições e os benefícios da participação dos gestores na educação de crianças, como percebem a ludicidade e qual a sua importância na produção de conhecimento e garantia de aprendizagem com crianças com altas habilidades/superdotação. A pesquisa questiona: como os gestores percebem a ludicidade e qual a sua importância na produção de conhecimento e garantia de aprendizagem com crianças com altas habilidades/superdotação. A investigação foi desenvolvida em uma escola de educação infantil situada no Município de Santa Maria e teve como sujeitos crianças de uma turma de educação infantil. A metodologia utilizada foi a de pesquisa participante, com observações nas aulas e nas reuniões pedagógicas, analisadas com base no referencial teórico dos campos de conhecimento lúdico e infantil. A análise é construída no confronto entre as propostas atuais de gestão democrática, presentes no Projeto Político Pedagógico da Escola e com a legislação atual sobre educação. Observou-se na pesquisa que houve uma mudança de postura da educadora frente às soluções construídas pelos alunos, uma vez que iniciou o trabalho com a ludicidade para fazer integração, pois sentia a necessidade de incluir este aluno ao grupo porque a falta desta gerava frustração e tristeza para ela, isso era nitidamente percebido em sua fala.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoMarquezan, Lorena Ines PeteriniCargnin, Edileine Scapin2018-08-01T13:01:24Z2018-08-01T13:01:24Z2010-042010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13974ark:/26339/001300000jjbhporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2022-07-11T18:05:23Zoai:repositorio.ufsm.br:1/13974Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-07-11T18:05:23Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A gestão começa na sala de aula: mediação lúdica de alunos de altas habilidades/superdotação The management begins in the classroom: play mediation of students with high abilities/giftedness |
title |
A gestão começa na sala de aula: mediação lúdica de alunos de altas habilidades/superdotação |
spellingShingle |
A gestão começa na sala de aula: mediação lúdica de alunos de altas habilidades/superdotação Cargnin, Edileine Scapin Altas habilidades/superdotação Gestores Ludicidade Crianças High abilities/giftedness Managers Playfulness Children CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A gestão começa na sala de aula: mediação lúdica de alunos de altas habilidades/superdotação |
title_full |
A gestão começa na sala de aula: mediação lúdica de alunos de altas habilidades/superdotação |
title_fullStr |
A gestão começa na sala de aula: mediação lúdica de alunos de altas habilidades/superdotação |
title_full_unstemmed |
A gestão começa na sala de aula: mediação lúdica de alunos de altas habilidades/superdotação |
title_sort |
A gestão começa na sala de aula: mediação lúdica de alunos de altas habilidades/superdotação |
author |
Cargnin, Edileine Scapin |
author_facet |
Cargnin, Edileine Scapin |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marquezan, Lorena Ines Peterini |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cargnin, Edileine Scapin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Altas habilidades/superdotação Gestores Ludicidade Crianças High abilities/giftedness Managers Playfulness Children CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Altas habilidades/superdotação Gestores Ludicidade Crianças High abilities/giftedness Managers Playfulness Children CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2010. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-04 2010 2018-08-01T13:01:24Z 2018-08-01T13:01:24Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13974 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000jjbh |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13974 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/001300000jjbh |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1822612454675316736 |