Educação ambiental como sustentáculo da gestão de recursos hídricos no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Niederauer, Priscila Dalla Porta
Data de Publicação: 2007
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000007vz0
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13019
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2007.
id UFSM_432998ec4d1984557384f13d1b777a21
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/13019
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Educação ambiental como sustentáculo da gestão de recursos hídricos no BrasilEnvironment education as support of the management of hydric resources in BrazilEducação ambientalRecursos hídricosParticipaçãoEnvironmental educationHydric resourcesParticipationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2007.The overcoming of the environment crisis implies not only on conciliating the economic-social development with the protection of the environment, that is, to guarantee the sustainable development, but, over all, to promote a true change on the civilization’s attitude. Therefore, the ambient education considers approaching the environment with a systemic vision, under the optics of the basic concepts of ecology, creating agents who form the ecological conscience. The ecological conscience, as any another type of conscience, isn’t something that is constructed from one determined moment, but a position cultivated throughout the life that passes for the question of the education and leads to the socialization of the individual. This way, this work has as central objective the study of the influence that the Environment Education has in the Management of the Hydric Resources in direction to make it more efficient, because the same one estimates the participation of the citizen. For the accomplishment of the research the dialectic method of boarding was adopted, from which the displayed subject will be dealt with considering the internal conflicts in it gifts and its interaction with the legal-social phenomenon of practical order in function of which its purpose is inferred.A superação da crise ambiental implica não apenas conciliar o desenvolvimento econômico-social com a proteção do meio ambiente, isto é, garantir o desenvolvimento sustentável, mas, sobretudo, promover uma verdadeira mudança de atitude da civilização. Portanto, a educação ambiental propõe abordar o meio ambiente com uma visão sistêmica, sob a ótica dos conceitos básicos da ecologia, criando-se agentes formadores de consciência ecológica. A consciência ecológica, como qualquer outro tipo de consciência, não é uma coisa que é construída a partir de um determinado momento, senão uma postura cultivada ao longo da vida que passa pela questão da educação e leva à socialização do indivíduo. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo central o estudo da influência que a Educação Ambiental tem sobre a Gestão de Recursos Hídricos no sentido de torná-la mais eficaz, pois a mesma pressupõe a participação do cidadão. Para a realização da pesquisa adotou-se o método de abordagem dialético, a partir do qual o tema exposto foi tratado considerando-se os conflitos internos nele presentes e sua interação com o fenômeno jurídico-social de ordem prática em função dos quais depreende-se sua finalidade.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Ciências RuraisNishijima, ToshioNiederauer, Priscila Dalla Porta2018-04-20T13:14:47Z2018-04-20T13:14:47Z2007-12-212007Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13019ark:/26339/0013000007vz0porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2022-12-13T13:17:44Zoai:repositorio.ufsm.br:1/13019Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-12-13T13:17:44Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental como sustentáculo da gestão de recursos hídricos no Brasil
Environment education as support of the management of hydric resources in Brazil
title Educação ambiental como sustentáculo da gestão de recursos hídricos no Brasil
spellingShingle Educação ambiental como sustentáculo da gestão de recursos hídricos no Brasil
Niederauer, Priscila Dalla Porta
Educação ambiental
Recursos hídricos
Participação
Environmental education
Hydric resources
Participation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Educação ambiental como sustentáculo da gestão de recursos hídricos no Brasil
title_full Educação ambiental como sustentáculo da gestão de recursos hídricos no Brasil
title_fullStr Educação ambiental como sustentáculo da gestão de recursos hídricos no Brasil
title_full_unstemmed Educação ambiental como sustentáculo da gestão de recursos hídricos no Brasil
title_sort Educação ambiental como sustentáculo da gestão de recursos hídricos no Brasil
author Niederauer, Priscila Dalla Porta
author_facet Niederauer, Priscila Dalla Porta
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nishijima, Toshio
dc.contributor.author.fl_str_mv Niederauer, Priscila Dalla Porta
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Recursos hídricos
Participação
Environmental education
Hydric resources
Participation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação ambiental
Recursos hídricos
Participação
Environmental education
Hydric resources
Participation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2007.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-21
2007
2018-04-20T13:14:47Z
2018-04-20T13:14:47Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13019
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000007vz0
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13019
identifier_str_mv ark:/26339/0013000007vz0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Ciências Rurais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Ciências Rurais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172301076824064