Educação ambiental como sustentáculo da gestão de recursos hídricos no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/0013000007vz0 |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13019 |
Resumo: | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2007. |
id |
UFSM_432998ec4d1984557384f13d1b777a21 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/13019 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação ambiental como sustentáculo da gestão de recursos hídricos no BrasilEnvironment education as support of the management of hydric resources in BrazilEducação ambientalRecursos hídricosParticipaçãoEnvironmental educationHydric resourcesParticipationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2007.The overcoming of the environment crisis implies not only on conciliating the economic-social development with the protection of the environment, that is, to guarantee the sustainable development, but, over all, to promote a true change on the civilization’s attitude. Therefore, the ambient education considers approaching the environment with a systemic vision, under the optics of the basic concepts of ecology, creating agents who form the ecological conscience. The ecological conscience, as any another type of conscience, isn’t something that is constructed from one determined moment, but a position cultivated throughout the life that passes for the question of the education and leads to the socialization of the individual. This way, this work has as central objective the study of the influence that the Environment Education has in the Management of the Hydric Resources in direction to make it more efficient, because the same one estimates the participation of the citizen. For the accomplishment of the research the dialectic method of boarding was adopted, from which the displayed subject will be dealt with considering the internal conflicts in it gifts and its interaction with the legal-social phenomenon of practical order in function of which its purpose is inferred.A superação da crise ambiental implica não apenas conciliar o desenvolvimento econômico-social com a proteção do meio ambiente, isto é, garantir o desenvolvimento sustentável, mas, sobretudo, promover uma verdadeira mudança de atitude da civilização. Portanto, a educação ambiental propõe abordar o meio ambiente com uma visão sistêmica, sob a ótica dos conceitos básicos da ecologia, criando-se agentes formadores de consciência ecológica. A consciência ecológica, como qualquer outro tipo de consciência, não é uma coisa que é construída a partir de um determinado momento, senão uma postura cultivada ao longo da vida que passa pela questão da educação e leva à socialização do indivíduo. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo central o estudo da influência que a Educação Ambiental tem sobre a Gestão de Recursos Hídricos no sentido de torná-la mais eficaz, pois a mesma pressupõe a participação do cidadão. Para a realização da pesquisa adotou-se o método de abordagem dialético, a partir do qual o tema exposto foi tratado considerando-se os conflitos internos nele presentes e sua interação com o fenômeno jurídico-social de ordem prática em função dos quais depreende-se sua finalidade.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Ciências RuraisNishijima, ToshioNiederauer, Priscila Dalla Porta2018-04-20T13:14:47Z2018-04-20T13:14:47Z2007-12-212007Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13019ark:/26339/0013000007vz0porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2022-12-13T13:17:44Zoai:repositorio.ufsm.br:1/13019Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-12-13T13:17:44Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação ambiental como sustentáculo da gestão de recursos hídricos no Brasil Environment education as support of the management of hydric resources in Brazil |
title |
Educação ambiental como sustentáculo da gestão de recursos hídricos no Brasil |
spellingShingle |
Educação ambiental como sustentáculo da gestão de recursos hídricos no Brasil Niederauer, Priscila Dalla Porta Educação ambiental Recursos hídricos Participação Environmental education Hydric resources Participation CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Educação ambiental como sustentáculo da gestão de recursos hídricos no Brasil |
title_full |
Educação ambiental como sustentáculo da gestão de recursos hídricos no Brasil |
title_fullStr |
Educação ambiental como sustentáculo da gestão de recursos hídricos no Brasil |
title_full_unstemmed |
Educação ambiental como sustentáculo da gestão de recursos hídricos no Brasil |
title_sort |
Educação ambiental como sustentáculo da gestão de recursos hídricos no Brasil |
author |
Niederauer, Priscila Dalla Porta |
author_facet |
Niederauer, Priscila Dalla Porta |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nishijima, Toshio |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Niederauer, Priscila Dalla Porta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Recursos hídricos Participação Environmental education Hydric resources Participation CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Educação ambiental Recursos hídricos Participação Environmental education Hydric resources Participation CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2007. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-21 2007 2018-04-20T13:14:47Z 2018-04-20T13:14:47Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13019 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/0013000007vz0 |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13019 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/0013000007vz0 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Ciências Rurais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Ciências Rurais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172301076824064 |