Formato de Curso storyline e ensino linguoliterário no ensino médio: as tomadas de decisão paradigmáticas do profissional docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/0013000011rf4 |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15772 |
Resumo: | Material Didático do NTE - Material de apoio ao Professor |
id |
UFSM_434f216cb56347f8e8587e7ef1d19f06 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/15772 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Formato de Curso storyline e ensino linguoliterário no ensino médio: as tomadas de decisão paradigmáticas do profissional docenteEnsino linguoliterárioEnsino Médio da Educação BásicaFormato de curso StorylineTomadas de decisão paradigmatizadasProfissional docenteCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIAMaterial Didático do NTE - Material de apoio ao ProfessorEsse livro é destinado a docentes de Língua Portuguesa e de Literatura do Ensino Médio da Educação Básica, considerando que, segundo a Teoria Holística da Atividade (RichTER, 2011), em sua noção de enquadramento do trabalho docente, o educador linguoliterário devidamente habilitado por formação é o profissional equipado com a competência para tomar decisões sobre a adoção das metodologias de ensino adequadas a seus contextos de ensino, podendo, se necessário e coerentemente à abordagem teórica de seu paradigma, desenvolver novas metodologias como designer, com o compromisso ético de divulgá-las à comunidade de licenciados em Letras no espaço de interlocução assegurado pelo enquadramento de trabalho que compartilham. Essa conduta profissional assegura que o seu papel social e a sua prática docente estejam atreladas às necessidades de seus educandos e às finalidades reais do ato linguodidático, evitando assim o desvio aos meios em sua didática. Cabe, ainda, assinalar que, para a Teoria Holística da Atividade, a preocupação em enquadrar – isto é, assegurar consistência teórico - prática à intervenção profissional – deve começar já na formação inicial do licenciado. Para ilustrar esta máxima, trazemos ao/à colega, nesta obra, o conjunto de tomadas de decisão em design metodológico, realizadas por uma turma de graduandos em formação docente inicial na disciplina de Tarefa, Projeto e Ensino de Línguas, do curso de Licenciatura em Letras - Português da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 2012 (e elaborada na forma de projeto no biênio 2012 - 2013), ministrada pelo professor Marcos Gustavo Richter. Essa turma criou e testou, simuladamente, o formato de curso storyline, através de uma divisão de trabalho organizado em subgrupos e obedecendo a um enquadramento interacionista de conceitos, procedimentos e recursos, dentro desse design de material didático. Disso resultou um formato de curso cujas unidades encadeiam três etapas: Storyline (narrativas em capítulos), Interlúdios e Interstícios. Tal metodologia configura-se como o estudo da montagem de um curso.BrasilFreitag, FelipeRichter, Marcos GustavoFreitag, FelipeRichter, Marcos Gustavo2019-02-27T13:21:18Z2019-02-27T13:21:18Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfFREITAG, Felipe; RICHTER, Marcos Gustavo et al. Formato de curso storyline e ensino linguoliterário no ensino médio: as tomadas de decisão paradigmatizadas do profissional docente/UFSM. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2016. E-book.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15772ark:/26339/0013000011rf4porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-02-28T06:05:51Zoai:repositorio.ufsm.br:1/15772Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-02-28T06:05:51Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formato de Curso storyline e ensino linguoliterário no ensino médio: as tomadas de decisão paradigmáticas do profissional docente |
title |
Formato de Curso storyline e ensino linguoliterário no ensino médio: as tomadas de decisão paradigmáticas do profissional docente |
spellingShingle |
Formato de Curso storyline e ensino linguoliterário no ensino médio: as tomadas de decisão paradigmáticas do profissional docente Freitag, Felipe Ensino linguoliterário Ensino Médio da Educação Básica Formato de curso Storyline Tomadas de decisão paradigmatizadas Profissional docente CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA |
title_short |
Formato de Curso storyline e ensino linguoliterário no ensino médio: as tomadas de decisão paradigmáticas do profissional docente |
title_full |
Formato de Curso storyline e ensino linguoliterário no ensino médio: as tomadas de decisão paradigmáticas do profissional docente |
title_fullStr |
Formato de Curso storyline e ensino linguoliterário no ensino médio: as tomadas de decisão paradigmáticas do profissional docente |
title_full_unstemmed |
Formato de Curso storyline e ensino linguoliterário no ensino médio: as tomadas de decisão paradigmáticas do profissional docente |
title_sort |
Formato de Curso storyline e ensino linguoliterário no ensino médio: as tomadas de decisão paradigmáticas do profissional docente |
author |
Freitag, Felipe |
author_facet |
Freitag, Felipe Richter, Marcos Gustavo |
author_role |
author |
author2 |
Richter, Marcos Gustavo |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Freitag, Felipe Richter, Marcos Gustavo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitag, Felipe Richter, Marcos Gustavo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino linguoliterário Ensino Médio da Educação Básica Formato de curso Storyline Tomadas de decisão paradigmatizadas Profissional docente CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA |
topic |
Ensino linguoliterário Ensino Médio da Educação Básica Formato de curso Storyline Tomadas de decisão paradigmatizadas Profissional docente CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA |
description |
Material Didático do NTE - Material de apoio ao Professor |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-02-27T13:21:18Z 2019-02-27T13:21:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FREITAG, Felipe; RICHTER, Marcos Gustavo et al. Formato de curso storyline e ensino linguoliterário no ensino médio: as tomadas de decisão paradigmatizadas do profissional docente/UFSM. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2016. E-book. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15772 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/0013000011rf4 |
identifier_str_mv |
FREITAG, Felipe; RICHTER, Marcos Gustavo et al. Formato de curso storyline e ensino linguoliterário no ensino médio: as tomadas de decisão paradigmatizadas do profissional docente/UFSM. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2016. E-book. ark:/26339/0013000011rf4 |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15772 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172432244244480 |