Formato de Curso storyline e ensino linguoliterário no ensino médio: as tomadas de decisão paradigmáticas do profissional docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitag, Felipe
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Richter, Marcos Gustavo
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15772
Resumo: Material Didático do NTE - Material de apoio ao Professor
id UFSM_434f216cb56347f8e8587e7ef1d19f06
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/15772
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Formato de Curso storyline e ensino linguoliterário no ensino médio: as tomadas de decisão paradigmáticas do profissional docenteEnsino linguoliterárioEnsino Médio da Educação BásicaFormato de curso StorylineTomadas de decisão paradigmatizadasProfissional docenteCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIAMaterial Didático do NTE - Material de apoio ao ProfessorEsse livro é destinado a docentes de Língua Portuguesa e de Literatura do Ensino Médio da Educação Básica, considerando que, segundo a Teoria Holística da Atividade (RichTER, 2011), em sua noção de enquadramento do trabalho docente, o educador linguoliterário devidamente habilitado por formação é o profissional equipado com a competência para tomar decisões sobre a adoção das metodologias de ensino adequadas a seus contextos de ensino, podendo, se necessário e coerentemente à abordagem teórica de seu paradigma, desenvolver novas metodologias como designer, com o compromisso ético de divulgá-las à comunidade de licenciados em Letras no espaço de interlocução assegurado pelo enquadramento de trabalho que compartilham. Essa conduta profissional assegura que o seu papel social e a sua prática docente estejam atreladas às necessidades de seus educandos e às finalidades reais do ato linguodidático, evitando assim o desvio aos meios em sua didática. Cabe, ainda, assinalar que, para a Teoria Holística da Atividade, a preocupação em enquadrar – isto é, assegurar consistência teórico - prática à intervenção profissional – deve começar já na formação inicial do licenciado. Para ilustrar esta máxima, trazemos ao/à colega, nesta obra, o conjunto de tomadas de decisão em design metodológico, realizadas por uma turma de graduandos em formação docente inicial na disciplina de Tarefa, Projeto e Ensino de Línguas, do curso de Licenciatura em Letras - Português da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 2012 (e elaborada na forma de projeto no biênio 2012 - 2013), ministrada pelo professor Marcos Gustavo Richter. Essa turma criou e testou, simuladamente, o formato de curso storyline, através de uma divisão de trabalho organizado em subgrupos e obedecendo a um enquadramento interacionista de conceitos, procedimentos e recursos, dentro desse design de material didático. Disso resultou um formato de curso cujas unidades encadeiam três etapas: Storyline (narrativas em capítulos), Interlúdios e Interstícios. Tal metodologia configura-se como o estudo da montagem de um curso.BrasilFreitag, FelipeRichter, Marcos GustavoFreitag, FelipeRichter, Marcos Gustavo2019-02-27T13:21:18Z2019-02-27T13:21:18Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfFREITAG, Felipe; RICHTER, Marcos Gustavo et al. Formato de curso storyline e ensino linguoliterário no ensino médio: as tomadas de decisão paradigmatizadas do profissional docente/UFSM. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2016. E-book.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15772porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-02-28T06:05:51Zoai:repositorio.ufsm.br:1/15772Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-02-28T06:05:51Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Formato de Curso storyline e ensino linguoliterário no ensino médio: as tomadas de decisão paradigmáticas do profissional docente
title Formato de Curso storyline e ensino linguoliterário no ensino médio: as tomadas de decisão paradigmáticas do profissional docente
spellingShingle Formato de Curso storyline e ensino linguoliterário no ensino médio: as tomadas de decisão paradigmáticas do profissional docente
Freitag, Felipe
Ensino linguoliterário
Ensino Médio da Educação Básica
Formato de curso Storyline
Tomadas de decisão paradigmatizadas
Profissional docente
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
title_short Formato de Curso storyline e ensino linguoliterário no ensino médio: as tomadas de decisão paradigmáticas do profissional docente
title_full Formato de Curso storyline e ensino linguoliterário no ensino médio: as tomadas de decisão paradigmáticas do profissional docente
title_fullStr Formato de Curso storyline e ensino linguoliterário no ensino médio: as tomadas de decisão paradigmáticas do profissional docente
title_full_unstemmed Formato de Curso storyline e ensino linguoliterário no ensino médio: as tomadas de decisão paradigmáticas do profissional docente
title_sort Formato de Curso storyline e ensino linguoliterário no ensino médio: as tomadas de decisão paradigmáticas do profissional docente
author Freitag, Felipe
author_facet Freitag, Felipe
Richter, Marcos Gustavo
author_role author
author2 Richter, Marcos Gustavo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitag, Felipe
Richter, Marcos Gustavo
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitag, Felipe
Richter, Marcos Gustavo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino linguoliterário
Ensino Médio da Educação Básica
Formato de curso Storyline
Tomadas de decisão paradigmatizadas
Profissional docente
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
topic Ensino linguoliterário
Ensino Médio da Educação Básica
Formato de curso Storyline
Tomadas de decisão paradigmatizadas
Profissional docente
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
description Material Didático do NTE - Material de apoio ao Professor
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-02-27T13:21:18Z
2019-02-27T13:21:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FREITAG, Felipe; RICHTER, Marcos Gustavo et al. Formato de curso storyline e ensino linguoliterário no ensino médio: as tomadas de decisão paradigmatizadas do profissional docente/UFSM. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2016. E-book.
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15772
identifier_str_mv FREITAG, Felipe; RICHTER, Marcos Gustavo et al. Formato de curso storyline e ensino linguoliterário no ensino médio: as tomadas de decisão paradigmatizadas do profissional docente/UFSM. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2016. E-book.
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15772
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1805922148615716864