Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos,Wildson Luiz Pereira dos
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Mortimer,Eduardo Fleury
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132001000100007
Resumo: O principal objetivo de currículos CTS é o letramento científico e tecnológico para que os alunos possam atuar como cidadãos, tomando decisões e agindo com responsabilidade social. No presente artigo discutiremos o significado dessa meta educacional e apresentaremos uma revisão da literatura sobre suas implicações para o ensino de ciências. As considerações apresentadas contribuem para uma melhor reflexão sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais do ensino médio, no que diz respeito ao objetivo de formação para a cidadania.
id UNESP-22_1b12aa13657d2158b9fd52bb961e2c2e
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132001000100007
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de ciênciasobjetivos dos currículos CTScidadaniatomada de decisãoresponsabilidade socialensino de ciênciasO principal objetivo de currículos CTS é o letramento científico e tecnológico para que os alunos possam atuar como cidadãos, tomando decisões e agindo com responsabilidade social. No presente artigo discutiremos o significado dessa meta educacional e apresentaremos uma revisão da literatura sobre suas implicações para o ensino de ciências. As considerações apresentadas contribuem para uma melhor reflexão sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais do ensino médio, no que diz respeito ao objetivo de formação para a cidadania.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2001-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132001000100007Ciência & Educação (Bauru) v.7 n.1 2001reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132001000100007info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,Wildson Luiz Pereira dosMortimer,Eduardo Fleurypor2012-02-06T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132001000100007Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:20.924856Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de ciências
title Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de ciências
spellingShingle Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de ciências
Santos,Wildson Luiz Pereira dos
objetivos dos currículos CTS
cidadania
tomada de decisão
responsabilidade social
ensino de ciências
title_short Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de ciências
title_full Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de ciências
title_fullStr Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de ciências
title_full_unstemmed Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de ciências
title_sort Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de ciências
author Santos,Wildson Luiz Pereira dos
author_facet Santos,Wildson Luiz Pereira dos
Mortimer,Eduardo Fleury
author_role author
author2 Mortimer,Eduardo Fleury
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos,Wildson Luiz Pereira dos
Mortimer,Eduardo Fleury
dc.subject.por.fl_str_mv objetivos dos currículos CTS
cidadania
tomada de decisão
responsabilidade social
ensino de ciências
topic objetivos dos currículos CTS
cidadania
tomada de decisão
responsabilidade social
ensino de ciências
description O principal objetivo de currículos CTS é o letramento científico e tecnológico para que os alunos possam atuar como cidadãos, tomando decisões e agindo com responsabilidade social. No presente artigo discutiremos o significado dessa meta educacional e apresentaremos uma revisão da literatura sobre suas implicações para o ensino de ciências. As considerações apresentadas contribuem para uma melhor reflexão sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais do ensino médio, no que diz respeito ao objetivo de formação para a cidadania.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132001000100007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132001000100007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132001000100007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.7 n.1 2001
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170954894999552