Para (re)pensar a diferença: adaptações necessárias para a inclusão de alunos surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zwick, Lidiane Barreto Alves
Data de Publicação: 2010
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000sqm8
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2265
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.
id UFSM_43e5ee7f433822368ea8d86fff1a023b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/2265
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Para (re)pensar a diferença: adaptações necessárias para a inclusão de alunos surdosInclusãoEducação de surdosAdaptaçõesArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.O presente artigo tem como objetivo discutir a educação de surdos na perspectiva inclusiva, analisando e problematizando as adaptações necessárias no âmbito da inclusão de alunos surdos, a saber, em que sentido as diferenças surdas são consideradas no processo educacional da escola. Dessa forma, buscar sinalizar quais seriam as adaptações, as estratégias necessárias para a inclusão dos alunos surdos na rede regular de ensino, a fim de que tenham uma educação de qualidade que valorize e respeite a sua cultura e sua diferença lingüística. Alicerçado ao campo de saber dos Estudos Culturais em Educação e sabendo que a inclusão é um dos temas mais debatidos na atualidade, entende-se que é necessário tensionar as relações de poder que constituem as práticas inclusivas na educação de surdos hoje, que por sua vez estão ainda perpassadas pelo ideal de “normalidade”, mas que necessitam entender o sujeito surdo para além da falta, como um sujeito da diferença principalmente lingüística e cultural. Para isso, podemos pensar nas adaptações de pequeno e grande porte no que tange as iniciativas, ações e estratégias que estão sendo tomadas pelas instâncias competentes (nível municipal, estadual, federal, escolar) para que as diferenças surdas não sejam “apagadas”, mas sim que se respeite a língua, a identidade e a cultura surda. Ou se essas adaptações estão sendo “revestidas pelo discurso da diferença”, mas continuam a investir na normalização dos alunos surdos.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoCamillo, Camila Righi MedeirosZwick, Lidiane Barreto Alves2016-10-24T11:50:19Z2016-10-24T11:50:19Z2010-10-222010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2265ark:/26339/001300000sqm8porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:58:49Zoai:repositorio.ufsm.br:1/2265Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:58:49Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Para (re)pensar a diferença: adaptações necessárias para a inclusão de alunos surdos
title Para (re)pensar a diferença: adaptações necessárias para a inclusão de alunos surdos
spellingShingle Para (re)pensar a diferença: adaptações necessárias para a inclusão de alunos surdos
Zwick, Lidiane Barreto Alves
Inclusão
Educação de surdos
Adaptações
title_short Para (re)pensar a diferença: adaptações necessárias para a inclusão de alunos surdos
title_full Para (re)pensar a diferença: adaptações necessárias para a inclusão de alunos surdos
title_fullStr Para (re)pensar a diferença: adaptações necessárias para a inclusão de alunos surdos
title_full_unstemmed Para (re)pensar a diferença: adaptações necessárias para a inclusão de alunos surdos
title_sort Para (re)pensar a diferença: adaptações necessárias para a inclusão de alunos surdos
author Zwick, Lidiane Barreto Alves
author_facet Zwick, Lidiane Barreto Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Camillo, Camila Righi Medeiros
dc.contributor.author.fl_str_mv Zwick, Lidiane Barreto Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Educação de surdos
Adaptações
topic Inclusão
Educação de surdos
Adaptações
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-22
2010
2016-10-24T11:50:19Z
2016-10-24T11:50:19Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2265
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000sqm8
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2265
identifier_str_mv ark:/26339/001300000sqm8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172391691616256