Para (re)pensar a diferença: adaptações necessárias para a inclusão de alunos surdos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000sqm8 |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2265 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. |
id |
UFSM_43e5ee7f433822368ea8d86fff1a023b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/2265 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Para (re)pensar a diferença: adaptações necessárias para a inclusão de alunos surdosInclusãoEducação de surdosAdaptaçõesArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.O presente artigo tem como objetivo discutir a educação de surdos na perspectiva inclusiva, analisando e problematizando as adaptações necessárias no âmbito da inclusão de alunos surdos, a saber, em que sentido as diferenças surdas são consideradas no processo educacional da escola. Dessa forma, buscar sinalizar quais seriam as adaptações, as estratégias necessárias para a inclusão dos alunos surdos na rede regular de ensino, a fim de que tenham uma educação de qualidade que valorize e respeite a sua cultura e sua diferença lingüística. Alicerçado ao campo de saber dos Estudos Culturais em Educação e sabendo que a inclusão é um dos temas mais debatidos na atualidade, entende-se que é necessário tensionar as relações de poder que constituem as práticas inclusivas na educação de surdos hoje, que por sua vez estão ainda perpassadas pelo ideal de “normalidade”, mas que necessitam entender o sujeito surdo para além da falta, como um sujeito da diferença principalmente lingüística e cultural. Para isso, podemos pensar nas adaptações de pequeno e grande porte no que tange as iniciativas, ações e estratégias que estão sendo tomadas pelas instâncias competentes (nível municipal, estadual, federal, escolar) para que as diferenças surdas não sejam “apagadas”, mas sim que se respeite a língua, a identidade e a cultura surda. Ou se essas adaptações estão sendo “revestidas pelo discurso da diferença”, mas continuam a investir na normalização dos alunos surdos.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoCamillo, Camila Righi MedeirosZwick, Lidiane Barreto Alves2016-10-24T11:50:19Z2016-10-24T11:50:19Z2010-10-222010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2265ark:/26339/001300000sqm8porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:58:49Zoai:repositorio.ufsm.br:1/2265Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:58:49Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Para (re)pensar a diferença: adaptações necessárias para a inclusão de alunos surdos |
title |
Para (re)pensar a diferença: adaptações necessárias para a inclusão de alunos surdos |
spellingShingle |
Para (re)pensar a diferença: adaptações necessárias para a inclusão de alunos surdos Zwick, Lidiane Barreto Alves Inclusão Educação de surdos Adaptações |
title_short |
Para (re)pensar a diferença: adaptações necessárias para a inclusão de alunos surdos |
title_full |
Para (re)pensar a diferença: adaptações necessárias para a inclusão de alunos surdos |
title_fullStr |
Para (re)pensar a diferença: adaptações necessárias para a inclusão de alunos surdos |
title_full_unstemmed |
Para (re)pensar a diferença: adaptações necessárias para a inclusão de alunos surdos |
title_sort |
Para (re)pensar a diferença: adaptações necessárias para a inclusão de alunos surdos |
author |
Zwick, Lidiane Barreto Alves |
author_facet |
Zwick, Lidiane Barreto Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Camillo, Camila Righi Medeiros |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zwick, Lidiane Barreto Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Educação de surdos Adaptações |
topic |
Inclusão Educação de surdos Adaptações |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-10-22 2010 2016-10-24T11:50:19Z 2016-10-24T11:50:19Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2265 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000sqm8 |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2265 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/001300000sqm8 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172391691616256 |