Inadimplência no setor varejista: análise da política de cobranças na empresa Monjuá em Palmeira das Missões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Müller, Andressa Petry
Data de Publicação: 2019
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/00130000158dh
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20015
Resumo: Trabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Administração, RS, 2019.
id UFSM_44f5a2a844ee6e15c9ec4bee1efd1580
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/20015
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Inadimplência no setor varejista: análise da política de cobranças na empresa Monjuá em Palmeira das MissõesImpairment in the retailer sector: analysis of the collection policy in the company Monjuá in Palmeira das MissõesCréditoInadimplênciaPolítica de cobrançaCreditDefaultsCollection policyCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOTrabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Administração, RS, 2019.Due to the increase in the credit concession, many customers now have greater access to the purchase of goods and services, but because some of these consumers are not in a position to repay their debts, the default rate has only increased. Companies must adopt measures to control such noncompliance with commitments obtained, and should always update the client's registration form, noting that the same can become a default and this adversely affects the organization. Linked to this is the collection policy that is adopted, where it must be efficient and capable of guaranteeing the success of the financial sector of the company. Thus, the present study seeks to identify the actions taken by the collections sector of the company Monjuá, located in the city of Palmeira das Missões, in order to identify the causes for the incidence of delinquent clients. For that, a case study was carried out, through documentary analysis, also investigating clients who are in default by applying questionnaires to them, and thus analyzing the results through the use of descriptive statistics. Thus, it was possible to identify that the factors that contributed the most to delinquent clients were family sickness, loss of income and unemployment, which can not be controlled by the company, but it must improve its credit policy and collection.Devido ao aumento da concessão de crédito, atualmente muitos clientes possuem um maior acesso para a aquisição de bens e serviços, mas pelo fato de alguns desses consumidores não possuírem condições de quitar as dívidas que contraíram, o índice de inadimplência só tem aumentado. As empresas devem adotar medidas para o controle de tal descumprimento de compromissos obtidos, devendo sempre atualizar a ficha cadastral do cliente, atentando ao fato do mesmo poder se tornar inadimplente e isso afetar negativamente a organização. Atrelado a isso está a política de cobranças que é adotada, onde a mesma deve se mostrar eficiente e capaz de garantir o sucesso do setor financeiro da empresa. De tal modo, o presente estudo busca identificar quais são as ações tomadas pelo setor de cobranças da empresa Monjuá, localizada na cidade de Palmeira das Missões, a fim de identificar quais são as causas para haver a incidência de clientes inadimplentes. Para isso foi realizado um estudo de caso, por meio de análise documental, investigando também os clientes que se encontram inadimplentes através da aplicação de questionários aos mesmos, e assim analisando os resultados por meio da utilização de estatística descritiva. Assim, foi possível identificar que os fatores que mais contribuíram para que houvessem clientes inadimplentes foram a doença na família, perda de renda e o desemprego, sendo que os mesmos não podem ser controlados pela empresa, mas a mesma deve melhorar sua política de crédito e cobrança.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMUFSM Palmeira das MissõesPinto, Nelson Guilherme MachadoMüller, Andressa Petry2020-09-29T11:23:00Z2020-09-29T11:23:00Z2019-07-012019Trabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20015ark:/26339/00130000158dhporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2020-09-30T06:06:03Zoai:repositorio.ufsm.br:1/20015Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2020-09-30T06:06:03Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Inadimplência no setor varejista: análise da política de cobranças na empresa Monjuá em Palmeira das Missões
Impairment in the retailer sector: analysis of the collection policy in the company Monjuá in Palmeira das Missões
title Inadimplência no setor varejista: análise da política de cobranças na empresa Monjuá em Palmeira das Missões
spellingShingle Inadimplência no setor varejista: análise da política de cobranças na empresa Monjuá em Palmeira das Missões
Müller, Andressa Petry
Crédito
Inadimplência
Política de cobrança
Credit
Defaults
Collection policy
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short Inadimplência no setor varejista: análise da política de cobranças na empresa Monjuá em Palmeira das Missões
title_full Inadimplência no setor varejista: análise da política de cobranças na empresa Monjuá em Palmeira das Missões
title_fullStr Inadimplência no setor varejista: análise da política de cobranças na empresa Monjuá em Palmeira das Missões
title_full_unstemmed Inadimplência no setor varejista: análise da política de cobranças na empresa Monjuá em Palmeira das Missões
title_sort Inadimplência no setor varejista: análise da política de cobranças na empresa Monjuá em Palmeira das Missões
author Müller, Andressa Petry
author_facet Müller, Andressa Petry
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, Nelson Guilherme Machado
dc.contributor.author.fl_str_mv Müller, Andressa Petry
dc.subject.por.fl_str_mv Crédito
Inadimplência
Política de cobrança
Credit
Defaults
Collection policy
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic Crédito
Inadimplência
Política de cobrança
Credit
Defaults
Collection policy
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description Trabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Administração, RS, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-01
2019
2020-09-29T11:23:00Z
2020-09-29T11:23:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20015
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/00130000158dh
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20015
identifier_str_mv ark:/26339/00130000158dh
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
UFSM Palmeira das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
UFSM Palmeira das Missões
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172452070719488