A gestão democrática do ensino: um olhar sobre Soledade/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brugnera, Izabel Lúcia
Data de Publicação: 2011
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000005bh1
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27421
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.
id UFSM_46422311d006f62f305e5445e6281c9b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/27421
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling A gestão democrática do ensino: um olhar sobre Soledade/RSLa gestión democrática del ensino: una mirada sobre Soledade/RSGestão democráticaEscola públicaTrabalho participativoGestión democráticaEscuela públicaTrabajo participativoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.El escenário actual de la educación requiere una relación más abierta, que implica la verdadera teoría y práctica y prioriza el compromiso de todos los involucrados en el proceso interactivo para garantizar las condiciones de una construcción colectiva del conocimiento que se vuelva al contexto social en el que se inserta. Esta relación es más clara cuando se comprende la función de la praxis comunicativa en la educación y la cuestión de la gestión escolar democrática y participativa. Por lo tanto, el presente estudio fue evaluar el trabajo de gestión escolar democrática en conjunto con el estudiante de la escuela en el segmento de los aspectos pedagógicos, administractivos y financieros en tres escuelas públicas en la ciudad de Soledad/Rio Grande del Sur. Específicamente, hemos tratado de entender el concepto y evolución histórica de la gestión democrática, analizar, por una muestra, el trabajo de algunos directores, y conocer la participación de los estudiantes en el proceso de la gestión democrática en las escuelas. La metodología utilizada para el desarrollo posee una investigación cuantico cualitativa construida a partir de una investigación de campo con 36 estudiantes de la esculea secundaria de tres escuelas públicas en la ciudad de Soledad / RS. Entiendese con el desarrollo de este trabajo que la efectivación de la gestión democrática de la educación depende del desempeño de los sujetos involucrados y debe ser coherente con la propuesta de la escuela mediante el establecimiento de mecanismos legales e institucionales y la organización de acciones que provocan la participación social.O panorama educativo atual necessita de uma relação mais aberta, que envolva verdadeiramente teoria e prática e que priorize o comprometimento de todos os envolvidos do processo interativo, de modo a garantir as condições de uma construção coletiva do conhecimento voltada ao contexto social em que se insere. Essa relação se constitui de forma mais clara quando se compreende a função da práxis comunicativa na educação e a questão da gestão escolar democrática e participativa. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo avaliar o trabalho de Gestão Escolar Democrática em articulação com o segmento escolar discente nos aspectos pedagógico, administrativo de financeiro em três escolas estaduais do município de Soledade/RS. Especificamente, procurou-se compreender o conceito e evolução histórica da Gestão Democrática; analisar, por amostra, o trabalho desenvolvido por alguns gestores; e conhecer a participação dos alunos no processo democrático da gestão nas escolas. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho possui uma aborgagem quanti-qualitativa e foi construída a partir de uma pesquisa de campo com 36 alunos do ensino médio de três escolas públicas do município de Soledade/RS. Inferiu-se com o desenvolvimento deste trabalho que a efetivação da gestão democrática do ensino depende do desempenho dos sujeitos envolvidos e deve ser coerente com a proposta da escola através do estabelecimento de mecanismos legais e institucionais e à organização de ações que desencadeiem a participação social.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoZientarski, ClariceBrugnera, Izabel Lúcia2022-12-29T11:27:48Z2022-12-29T11:27:48Z2011-09-172011Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27421ark:/26339/0013000005bh1porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2022-12-29T11:27:48Zoai:repositorio.ufsm.br:1/27421Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-12-29T11:27:48Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A gestão democrática do ensino: um olhar sobre Soledade/RS
La gestión democrática del ensino: una mirada sobre Soledade/RS
title A gestão democrática do ensino: um olhar sobre Soledade/RS
spellingShingle A gestão democrática do ensino: um olhar sobre Soledade/RS
Brugnera, Izabel Lúcia
Gestão democrática
Escola pública
Trabalho participativo
Gestión democrática
Escuela pública
Trabajo participativo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A gestão democrática do ensino: um olhar sobre Soledade/RS
title_full A gestão democrática do ensino: um olhar sobre Soledade/RS
title_fullStr A gestão democrática do ensino: um olhar sobre Soledade/RS
title_full_unstemmed A gestão democrática do ensino: um olhar sobre Soledade/RS
title_sort A gestão democrática do ensino: um olhar sobre Soledade/RS
author Brugnera, Izabel Lúcia
author_facet Brugnera, Izabel Lúcia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zientarski, Clarice
dc.contributor.author.fl_str_mv Brugnera, Izabel Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrática
Escola pública
Trabalho participativo
Gestión democrática
Escuela pública
Trabajo participativo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Gestão democrática
Escola pública
Trabalho participativo
Gestión democrática
Escuela pública
Trabajo participativo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-17
2011
2022-12-29T11:27:48Z
2022-12-29T11:27:48Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27421
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000005bh1
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27421
identifier_str_mv ark:/26339/0013000005bh1
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172286896930816