A gestão democrática em uma escola do Município do Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/2200 |
Resumo: | Em um universo escolar municipal, pretende-se com este estudo identificar se os mecanismos para uma gestão democrática cumprem seu papel de proporcionar ambientes necessários à integração entre a sociedade civil e a esfera pública. Escolheu-se, como forma de conhecer e identificar tais mecanismos, a aplicação de um questionário em uma escola do Município do Rio de Janeiro. Nesse ambiente, verificou-se que mesmo com todo respaldo legal, a gestão democrática é falha, pois alguns mecanismos que proporcionariam uma maior participação de todos não cumprem plenamente suas funções, mas que, ao se propor pequenas ações na forma de gerir esta escola, é possível mudar este cenário, conduzindo os agentes envolvidos a participar da transformação da realidade local e consequentemente construir uma sociedade com cidadãos mais participativos e conscientes. |
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Em um universo escolar municipal, pretende-se com este estudo identificar se os mecanismos para uma gestão democrática cumprem seu papel de proporcionar ambientes necessários à integração entre a sociedade civil e a esfera pública. Escolheu-se, como forma de conhecer e identificar tais mecanismos, a aplicação de um questionário em uma escola do Município do Rio de Janeiro. Nesse ambiente, verificou-se que mesmo com todo respaldo legal, a gestão democrática é falha, pois alguns mecanismos que proporcionariam uma maior participação de todos não cumprem plenamente suas funções, mas que, ao se propor pequenas ações na forma de gerir esta escola, é possível mudar este cenário, conduzindo os agentes envolvidos a participar da transformação da realidade local e consequentemente construir uma sociedade com cidadãos mais participativos e conscientes. |
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