A gestão democrática em uma escola do Município do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pallares, Carlos Alexandre Torres
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2200
Resumo: Em um universo escolar municipal, pretende-se com este estudo identificar se os mecanismos para uma gestão democrática cumprem seu papel de proporcionar ambientes necessários à integração entre a sociedade civil e a esfera pública. Escolheu-se, como forma de conhecer e identificar tais mecanismos, a aplicação de um questionário em uma escola do Município do Rio de Janeiro. Nesse ambiente, verificou-se que mesmo com todo respaldo legal, a gestão democrática é falha, pois alguns mecanismos que proporcionariam uma maior participação de todos não cumprem plenamente suas funções, mas que, ao se propor pequenas ações na forma de gerir esta escola, é possível mudar este cenário, conduzindo os agentes envolvidos a participar da transformação da realidade local e consequentemente construir uma sociedade com cidadãos mais participativos e conscientes.
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