As linguagens da criança: a corporeidade e a ludicidade na construção dos conceitos numéricos iniciais pela criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Eliane Machado da
Data de Publicação: 2013
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000g4dm
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/594
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2013.
id UFSM_482e47e35bafde65bab125ac010e4a4f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/594
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling As linguagens da criança: a corporeidade e a ludicidade na construção dos conceitos numéricos iniciais pela criançaLanguages of the child: a corporality playfulness in construction and concepts of initial number for child.InterdisciplinarArteMatemáticaCriançasArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2013.This paper permeated interdisciplinary practices possible and meaningful when working art and mathematics through experiences with small children in the class A PRE exercise in my teaching in kindergarten having as their basis ideas, interactions, needs, raising hypotheses and problem solving. You can enable a child to construction of mathematical thought through experiences with art, taking into account their interests and needs? The project was to meet the theoretical assumptions that underlie a pedagogical concepts that values the child's spontaneous, highlighting the role of the teacher as a mediator of the teaching-learning process, allowing the construction of early mathematical concepts through the use of a space-time enables the imaginative games, role playing games and activities corporal and artistic expression. The theoretical basis of this study built along the Specialization Course in Teaching in Early Childhood Education aims to develop mathematical thinking and artistic actions in children through challenging problem solving, interpretation, understanding and relationship with the environment. To foster a discussion with the authors of research that are references to early childhood education as Derdik (2010), Cunha (2011), Richter (2004), Smole (2000), Vygotsky (2009), among others. The paper will show that it is possible and meaningful work art and mathematics through experiences with small children having as basis the ideas, interactions, needs and characteristics of the group.Este trabalho permeia as práticas interdisciplinares possíveis e significativas ao se trabalhar a arte e a matemática através das vivências com crianças pequenas na turma do PRÉ A em exercício de minha docência em Educação Infantil tendo como embasamento suas ideias, interações, necessidades, levantamento de hipóteses e resolução de problemas. É possível possibilitar à criança a construção do pensamento matemático, através das experiências com a Arte, levando em conta seus interesses e necessidades? O projeto foi ao encontro dos pressupostos teóricos que embasam uma proposta pedagógica que valoriza os conceitos espontâneos da criança, destacando o papel do professor como mediador do processo ensino-aprendizagem, possibilitando a construção dos conceitos matemáticos iniciais através da utilização de um espaço-tempo que possibilite os jogos imaginativos, jogos de dramatização e atividades de expressão corporal e artística. A base teórica deste estudo construída ao longo do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil tem como objetivos desenvolver o pensamento matemático e artístico nas crianças através de ações desafiadoras na resolução de problemas, interpretação, compreensão e relação com o meio. Ao permear a discussão com as pesquisas de autores que são referências para a Educação Infantil como: Derdik (2010), Cunha (2011), Richter (2004), Smole (2000), Vygotsky (2009), entre outros. O artigo mostrará que é possível e significativo trabalhar a arte e a matemática através das vivências com crianças pequenas tendo como embasamento as ideias, interações, necessidades e especificidades do grupo.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoStimamiglio, Neusa Maria RovedaSilva, Eliane Machado da2014-10-31T13:22:27Z2014-10-31T13:22:27Z2013-09-132013Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/594ark:/26339/001300000g4dmporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:52:29Zoai:repositorio.ufsm.br:1/594Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:52:29Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv As linguagens da criança: a corporeidade e a ludicidade na construção dos conceitos numéricos iniciais pela criança
Languages of the child: a corporality playfulness in construction and concepts of initial number for child.
title As linguagens da criança: a corporeidade e a ludicidade na construção dos conceitos numéricos iniciais pela criança
spellingShingle As linguagens da criança: a corporeidade e a ludicidade na construção dos conceitos numéricos iniciais pela criança
Silva, Eliane Machado da
Interdisciplinar
Arte
Matemática
Crianças
title_short As linguagens da criança: a corporeidade e a ludicidade na construção dos conceitos numéricos iniciais pela criança
title_full As linguagens da criança: a corporeidade e a ludicidade na construção dos conceitos numéricos iniciais pela criança
title_fullStr As linguagens da criança: a corporeidade e a ludicidade na construção dos conceitos numéricos iniciais pela criança
title_full_unstemmed As linguagens da criança: a corporeidade e a ludicidade na construção dos conceitos numéricos iniciais pela criança
title_sort As linguagens da criança: a corporeidade e a ludicidade na construção dos conceitos numéricos iniciais pela criança
author Silva, Eliane Machado da
author_facet Silva, Eliane Machado da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Stimamiglio, Neusa Maria Roveda
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Eliane Machado da
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinar
Arte
Matemática
Crianças
topic Interdisciplinar
Arte
Matemática
Crianças
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-13
2013
2014-10-31T13:22:27Z
2014-10-31T13:22:27Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/594
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000g4dm
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/594
identifier_str_mv ark:/26339/001300000g4dm
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172337442488320