As linguagens da criança: a corporeidade e a ludicidade na construção dos conceitos numéricos iniciais pela criança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000g4dm |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/594 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2013. |
id |
UFSM_482e47e35bafde65bab125ac010e4a4f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/594 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
As linguagens da criança: a corporeidade e a ludicidade na construção dos conceitos numéricos iniciais pela criançaLanguages of the child: a corporality playfulness in construction and concepts of initial number for child.InterdisciplinarArteMatemáticaCriançasArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2013.This paper permeated interdisciplinary practices possible and meaningful when working art and mathematics through experiences with small children in the class A PRE exercise in my teaching in kindergarten having as their basis ideas, interactions, needs, raising hypotheses and problem solving. You can enable a child to construction of mathematical thought through experiences with art, taking into account their interests and needs? The project was to meet the theoretical assumptions that underlie a pedagogical concepts that values the child's spontaneous, highlighting the role of the teacher as a mediator of the teaching-learning process, allowing the construction of early mathematical concepts through the use of a space-time enables the imaginative games, role playing games and activities corporal and artistic expression. The theoretical basis of this study built along the Specialization Course in Teaching in Early Childhood Education aims to develop mathematical thinking and artistic actions in children through challenging problem solving, interpretation, understanding and relationship with the environment. To foster a discussion with the authors of research that are references to early childhood education as Derdik (2010), Cunha (2011), Richter (2004), Smole (2000), Vygotsky (2009), among others. The paper will show that it is possible and meaningful work art and mathematics through experiences with small children having as basis the ideas, interactions, needs and characteristics of the group.Este trabalho permeia as práticas interdisciplinares possíveis e significativas ao se trabalhar a arte e a matemática através das vivências com crianças pequenas na turma do PRÉ A em exercício de minha docência em Educação Infantil tendo como embasamento suas ideias, interações, necessidades, levantamento de hipóteses e resolução de problemas. É possível possibilitar à criança a construção do pensamento matemático, através das experiências com a Arte, levando em conta seus interesses e necessidades? O projeto foi ao encontro dos pressupostos teóricos que embasam uma proposta pedagógica que valoriza os conceitos espontâneos da criança, destacando o papel do professor como mediador do processo ensino-aprendizagem, possibilitando a construção dos conceitos matemáticos iniciais através da utilização de um espaço-tempo que possibilite os jogos imaginativos, jogos de dramatização e atividades de expressão corporal e artística. A base teórica deste estudo construída ao longo do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil tem como objetivos desenvolver o pensamento matemático e artístico nas crianças através de ações desafiadoras na resolução de problemas, interpretação, compreensão e relação com o meio. Ao permear a discussão com as pesquisas de autores que são referências para a Educação Infantil como: Derdik (2010), Cunha (2011), Richter (2004), Smole (2000), Vygotsky (2009), entre outros. O artigo mostrará que é possível e significativo trabalhar a arte e a matemática através das vivências com crianças pequenas tendo como embasamento as ideias, interações, necessidades e especificidades do grupo.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoStimamiglio, Neusa Maria RovedaSilva, Eliane Machado da2014-10-31T13:22:27Z2014-10-31T13:22:27Z2013-09-132013Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/594ark:/26339/001300000g4dmporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:52:29Zoai:repositorio.ufsm.br:1/594Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:52:29Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As linguagens da criança: a corporeidade e a ludicidade na construção dos conceitos numéricos iniciais pela criança Languages of the child: a corporality playfulness in construction and concepts of initial number for child. |
title |
As linguagens da criança: a corporeidade e a ludicidade na construção dos conceitos numéricos iniciais pela criança |
spellingShingle |
As linguagens da criança: a corporeidade e a ludicidade na construção dos conceitos numéricos iniciais pela criança Silva, Eliane Machado da Interdisciplinar Arte Matemática Crianças |
title_short |
As linguagens da criança: a corporeidade e a ludicidade na construção dos conceitos numéricos iniciais pela criança |
title_full |
As linguagens da criança: a corporeidade e a ludicidade na construção dos conceitos numéricos iniciais pela criança |
title_fullStr |
As linguagens da criança: a corporeidade e a ludicidade na construção dos conceitos numéricos iniciais pela criança |
title_full_unstemmed |
As linguagens da criança: a corporeidade e a ludicidade na construção dos conceitos numéricos iniciais pela criança |
title_sort |
As linguagens da criança: a corporeidade e a ludicidade na construção dos conceitos numéricos iniciais pela criança |
author |
Silva, Eliane Machado da |
author_facet |
Silva, Eliane Machado da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Stimamiglio, Neusa Maria Roveda |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Eliane Machado da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interdisciplinar Arte Matemática Crianças |
topic |
Interdisciplinar Arte Matemática Crianças |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2013. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-13 2013 2014-10-31T13:22:27Z 2014-10-31T13:22:27Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/594 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000g4dm |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/594 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/001300000g4dm |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172337442488320 |