A educação ambiental como transformador social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000xrgk |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/635 |
Resumo: | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2013. |
id |
UFSM_4cd927c5954c6c2d2504461c1e867200 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/635 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação ambiental como transformador socialEnvironmental education how social transformerEducação ambientalSocioambientalSustentabilidadeMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2013.Environmental Education (EE) has long been crafted disconnected from human reality how the man was not part of nature and was not responsible for the various transformations in space. The issue of sustainability and EA are faced with the paradigm of "risk society". This implies the need to multiply the social practices based on strengthening the right of access to information and education in an integrative perspective. Therefore, this study aims to develop an analysis of environmental education and the perception of it by young people and adults, high school, the State Basic School Pedro Nunes de Oliveira, Pantano Grande. Participatory research seeks to promote environmental education through the implementation of recycled paper workshop, homemade soap, agroecological vegetable garden, composting and recycling. Qualitative analysis is the environmental perception of the group studied via data collected by environmental diagnosis. At the end of this work it is concluded that the individual independent of their social class , age or culture needs to be informed about what is environmental education, as well is inserted in the subject, being an agent capable of multiplying teachings, transforming their reality and the community where it operates. The individual expressions of the search demarcate a process of awareness and caring for the environment issue.A Educação Ambiental (EA) foi por muito tempo trabalhada de forma desconectada da realidade humana como se o homem não fizesse parte da natureza e não fosse responsável por diversas transformações no espaço. O tema da sustentabilidade e EA confrontam-se com o paradigma da sociedade de risco. Isto implica a necessidade de multiplicarem as práticas sociais baseadas no fortalecimento do direito ao acesso à informação e à educação em uma perspectiva integradora. Para tanto, este trabalho objetiva desenvolver uma análise da Educação Ambiental e a percepção da mesma por jovens e adultos, do ensino médio, da Escola Estadual de Educação Básica Pedro Nunes de Oliveira, de Pantano Grande. A pesquisa participante busca a promoção de ações de educação ambiental, através da realização de oficina de papel reciclado, sabão caseiro, horta agroecológica, composteira e reciclagem. A análise qualitativa consiste na percepção ambiental do grupo estudado através de dados coletados por diagnóstico socioambiental. Ao final deste trabalho conclui-se que o indivíduo independente de sua classe social, idade ou cultura necessita estar informado sobre o que é a Educação Ambiental, pois assim é inserido na temática, sendo um agente capaz de multiplicar ensinamentos, transformando a sua realidade e da comunidade que está inserida. As expressões individuais da pesquisa demarcam um processo de sensibilização e inquietação para a problemática ambiental.Universidade Federal de Santa MariaCentro de Ciências RuraisTrindade, BernardeteFarias, Andiara Souto de2014-12-02T12:56:17Z2014-12-02T12:56:17Z2013-12-212013Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/635ark:/26339/001300000xrgkporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:52:27Zoai:repositorio.ufsm.br:1/635Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:52:27Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação ambiental como transformador social Environmental education how social transformer |
title |
A educação ambiental como transformador social |
spellingShingle |
A educação ambiental como transformador social Farias, Andiara Souto de Educação ambiental Socioambiental Sustentabilidade |
title_short |
A educação ambiental como transformador social |
title_full |
A educação ambiental como transformador social |
title_fullStr |
A educação ambiental como transformador social |
title_full_unstemmed |
A educação ambiental como transformador social |
title_sort |
A educação ambiental como transformador social |
author |
Farias, Andiara Souto de |
author_facet |
Farias, Andiara Souto de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Trindade, Bernardete |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farias, Andiara Souto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Socioambiental Sustentabilidade |
topic |
Educação ambiental Socioambiental Sustentabilidade |
description |
Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2013. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-21 2013 2014-12-02T12:56:17Z 2014-12-02T12:56:17Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/635 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000xrgk |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/635 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/001300000xrgk |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Rurais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Rurais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172414676402176 |