Diálogo entre hermenêutica e gestão democrática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/0013000013q0k |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16429 |
Resumo: | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação , Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2009. |
id |
UFSM_4d92557a3f16e26abf49437038972448 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/16429 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Diálogo entre hermenêutica e gestão democráticaDialogues between hermeneutics and democratic managementHermenêuticaGestão democráticaConceito de experiênciaDiálogo-reflexivoDialogue-reflexiveHermeneuticsDemocratic managementConcept of experienceCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação , Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2009.This research, qualitative and of the bibliographical type, investigated the dialogue between hermeneutics and democratic management, presenting the meeting of the hermeneutics with the education. Taking in account the gadamerianas reflections concerning the concept of experience in the philosophical hermeneutics, they had been consisted contributions of this thinker so that the democratic management if materialize effectively in the schools. It was verified, in the reconstruction of the concept of experience, the dangerous approach of the formal education with the scientific method; that objective the relations. This moves away the educational citizens, privileging the method, that tends to objectify, transforming the relations (a citizen that it knows and another one that nothing it knows). For in such a way, it was verified that the question and the experience of the finitude are the starting point of the hermeneutic experience, bringing great contributions for the relation teacher-pupil and the democratic management. It was clearly that the elements of the question, that generate the dialogue-reflexive, and of the finitude make to perceive the human beings as finite and inconclusive, pertaining to a history and tradition that condition, but do not determine; to assume these two components is essential for the philosophical hermeneutics and the democratic management, in the perspective to educate independent, flexible citizens, dialogical-critical-reflexives, active participants of the school and the society where they are inserted. Therefore, this democratic and participatory dialogue, so expensive for the hermeneutics and the democratic management, will generate alternatives that will question the authoritarian positions, exculpatory, that they can appear in the pertaining to school context and this globalized and competitive world.Esta pesquisa, qualitativa e do tipo bibliográfica, investigou o diálogo entre hermenêutica e gestão democrática, oportunizando o encontro da hermenêutica com a educação. Levando em conta as reflexões gadamerianas acerca do conceito de experiência na hermenêutica filosófica, foram constadas contribuições deste pensador para que a gestão democrática se concretize efetivamente nas escolas. Verificou-se, na reconstrução do conceito de experiência, a perigosa aproximação da educação formal com o método científico; que objetiva as relações. Este afasta os sujeitos educacionais, privilegiando o método, que tende a objetivar, transformando as relações (um sujeito que sabe e outro que nada sabe). Para tanto, verificou-se que a pergunta e a experiência da finitude são o ponto de partida da experiência hermenêutica, trazendo grandes contribuições para a relação professor-aluno e a gestão democrática. Ficou claro que os elementos da pergunta, que geram o diálogo-reflexivo, e os da finitude fazem perceber os seres humanos como finitos e inconclusos, pertencentes a uma historicidade e tradição que condicionam, mas não determinam; assumir estes dois componentes é essencial para a hermenêutica filosófica e a gestão democrática, na perspectiva de educar cidadãos autônomos, flexíveis, dialógico-crítico-reflexivos, participantes ativos da escola e da sociedade onde estão inseridos. Portanto, este diálogo democrático e participativo, tão caro para a hermenêutica e para a gestão democrática, gerará alternativas que questionarão as posições autoritárias, excludentes, que possam aparecer no contexto escolar e neste mundo globalizado e competitivo.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoHenz, Celso IlgoSilva, Jolair da Costa2019-05-07T15:23:25Z2019-05-07T15:23:25Z2009-01-212009Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16429ark:/26339/0013000013q0kporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-05-08T06:04:05Zoai:repositorio.ufsm.br:1/16429Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-05-08T06:04:05Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diálogo entre hermenêutica e gestão democrática Dialogues between hermeneutics and democratic management |
title |
Diálogo entre hermenêutica e gestão democrática |
spellingShingle |
Diálogo entre hermenêutica e gestão democrática Silva, Jolair da Costa Hermenêutica Gestão democrática Conceito de experiência Diálogo-reflexivo Dialogue-reflexive Hermeneutics Democratic management Concept of experience CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Diálogo entre hermenêutica e gestão democrática |
title_full |
Diálogo entre hermenêutica e gestão democrática |
title_fullStr |
Diálogo entre hermenêutica e gestão democrática |
title_full_unstemmed |
Diálogo entre hermenêutica e gestão democrática |
title_sort |
Diálogo entre hermenêutica e gestão democrática |
author |
Silva, Jolair da Costa |
author_facet |
Silva, Jolair da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Henz, Celso Ilgo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Jolair da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hermenêutica Gestão democrática Conceito de experiência Diálogo-reflexivo Dialogue-reflexive Hermeneutics Democratic management Concept of experience CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Hermenêutica Gestão democrática Conceito de experiência Diálogo-reflexivo Dialogue-reflexive Hermeneutics Democratic management Concept of experience CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação , Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2009. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-21 2009 2019-05-07T15:23:25Z 2019-05-07T15:23:25Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16429 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/0013000013q0k |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16429 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/0013000013q0k |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172443372781568 |