Diálogo entre hermenêutica e gestão democrática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jolair da Costa
Data de Publicação: 2009
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000013q0k
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16429
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação , Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2009.
id UFSM_4d92557a3f16e26abf49437038972448
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/16429
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Diálogo entre hermenêutica e gestão democráticaDialogues between hermeneutics and democratic managementHermenêuticaGestão democráticaConceito de experiênciaDiálogo-reflexivoDialogue-reflexiveHermeneuticsDemocratic managementConcept of experienceCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação , Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2009.This research, qualitative and of the bibliographical type, investigated the dialogue between hermeneutics and democratic management, presenting the meeting of the hermeneutics with the education. Taking in account the gadamerianas reflections concerning the concept of experience in the philosophical hermeneutics, they had been consisted contributions of this thinker so that the democratic management if materialize effectively in the schools. It was verified, in the reconstruction of the concept of experience, the dangerous approach of the formal education with the scientific method; that objective the relations. This moves away the educational citizens, privileging the method, that tends to objectify, transforming the relations (a citizen that it knows and another one that nothing it knows). For in such a way, it was verified that the question and the experience of the finitude are the starting point of the hermeneutic experience, bringing great contributions for the relation teacher-pupil and the democratic management. It was clearly that the elements of the question, that generate the dialogue-reflexive, and of the finitude make to perceive the human beings as finite and inconclusive, pertaining to a history and tradition that condition, but do not determine; to assume these two components is essential for the philosophical hermeneutics and the democratic management, in the perspective to educate independent, flexible citizens, dialogical-critical-reflexives, active participants of the school and the society where they are inserted. Therefore, this democratic and participatory dialogue, so expensive for the hermeneutics and the democratic management, will generate alternatives that will question the authoritarian positions, exculpatory, that they can appear in the pertaining to school context and this globalized and competitive world.Esta pesquisa, qualitativa e do tipo bibliográfica, investigou o diálogo entre hermenêutica e gestão democrática, oportunizando o encontro da hermenêutica com a educação. Levando em conta as reflexões gadamerianas acerca do conceito de experiência na hermenêutica filosófica, foram constadas contribuições deste pensador para que a gestão democrática se concretize efetivamente nas escolas. Verificou-se, na reconstrução do conceito de experiência, a perigosa aproximação da educação formal com o método científico; que objetiva as relações. Este afasta os sujeitos educacionais, privilegiando o método, que tende a objetivar, transformando as relações (um sujeito que sabe e outro que nada sabe). Para tanto, verificou-se que a pergunta e a experiência da finitude são o ponto de partida da experiência hermenêutica, trazendo grandes contribuições para a relação professor-aluno e a gestão democrática. Ficou claro que os elementos da pergunta, que geram o diálogo-reflexivo, e os da finitude fazem perceber os seres humanos como finitos e inconclusos, pertencentes a uma historicidade e tradição que condicionam, mas não determinam; assumir estes dois componentes é essencial para a hermenêutica filosófica e a gestão democrática, na perspectiva de educar cidadãos autônomos, flexíveis, dialógico-crítico-reflexivos, participantes ativos da escola e da sociedade onde estão inseridos. Portanto, este diálogo democrático e participativo, tão caro para a hermenêutica e para a gestão democrática, gerará alternativas que questionarão as posições autoritárias, excludentes, que possam aparecer no contexto escolar e neste mundo globalizado e competitivo.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoHenz, Celso IlgoSilva, Jolair da Costa2019-05-07T15:23:25Z2019-05-07T15:23:25Z2009-01-212009Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16429ark:/26339/0013000013q0kporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-05-08T06:04:05Zoai:repositorio.ufsm.br:1/16429Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-05-08T06:04:05Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Diálogo entre hermenêutica e gestão democrática
Dialogues between hermeneutics and democratic management
title Diálogo entre hermenêutica e gestão democrática
spellingShingle Diálogo entre hermenêutica e gestão democrática
Silva, Jolair da Costa
Hermenêutica
Gestão democrática
Conceito de experiência
Diálogo-reflexivo
Dialogue-reflexive
Hermeneutics
Democratic management
Concept of experience
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Diálogo entre hermenêutica e gestão democrática
title_full Diálogo entre hermenêutica e gestão democrática
title_fullStr Diálogo entre hermenêutica e gestão democrática
title_full_unstemmed Diálogo entre hermenêutica e gestão democrática
title_sort Diálogo entre hermenêutica e gestão democrática
author Silva, Jolair da Costa
author_facet Silva, Jolair da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Henz, Celso Ilgo
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jolair da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Hermenêutica
Gestão democrática
Conceito de experiência
Diálogo-reflexivo
Dialogue-reflexive
Hermeneutics
Democratic management
Concept of experience
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Hermenêutica
Gestão democrática
Conceito de experiência
Diálogo-reflexivo
Dialogue-reflexive
Hermeneutics
Democratic management
Concept of experience
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação , Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2009.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-21
2009
2019-05-07T15:23:25Z
2019-05-07T15:23:25Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16429
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000013q0k
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16429
identifier_str_mv ark:/26339/0013000013q0k
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172443372781568