O diálogo e a construção do conhecimento: apontamentos a partir de John Dewey e Matthew Lipman

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Plapler, Denis
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-01042015-135942/
Resumo: Por meio deste trabalho pretende-se examinar a função da escola como instituição e do professor como agente ativo dentro desta instituição através do pensamento de John Dewey e de Matthew Lipman. Para isto a pesquisa irá se debruçar sobre a concepção de conhecimento, de filosofia e de educação no pensamento destes dois filósofos e educadores. Posteriormente a pesquisa objetiva aproximar o que Dewey diz a respeito do conhecimento e da educação daquilo que Lipman afirma a respeito da filosofia, para assim verificar se, tomando como base a concepção de conhecimento em Dewey, o método de ensino desenvolvido por Lipman para a filosofia pode aplicar-se não apenas ao ensino desta como disciplina, mas também a outras áreas do conhecimento.
id USP_62cd1b54bb92ca1dcb15b9e05b79dcfe
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-01042015-135942
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O diálogo e a construção do conhecimento: apontamentos a partir de John Dewey e Matthew LipmanThe dialogue and the construction of knowledge: notes from John Dewey and Matthew LipmanConhecimentoDemocratic educationDiálogoDialogueEducação democráticaExperienceExperiênciaFilosofia da educaçãoKnowledgePhilosophy of educationPor meio deste trabalho pretende-se examinar a função da escola como instituição e do professor como agente ativo dentro desta instituição através do pensamento de John Dewey e de Matthew Lipman. Para isto a pesquisa irá se debruçar sobre a concepção de conhecimento, de filosofia e de educação no pensamento destes dois filósofos e educadores. Posteriormente a pesquisa objetiva aproximar o que Dewey diz a respeito do conhecimento e da educação daquilo que Lipman afirma a respeito da filosofia, para assim verificar se, tomando como base a concepção de conhecimento em Dewey, o método de ensino desenvolvido por Lipman para a filosofia pode aplicar-se não apenas ao ensino desta como disciplina, mas também a outras áreas do conhecimento.The present work reconsider the school function as an institution and the teacher\'s roll. There for this research will make an exams about the conception of the knowledge in philosophy and education, in the thought of John Dewey and Matthew Lipman. The research try to approximate the two authors, taking this process as a base of knowledge in Dewey, the teaching method developed by Lipman for the philosophy can be apply not only in this subject but as the education in general.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPagotto-Euzebio, Marcos SidneiPlapler, Denis2014-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-01042015-135942/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:56Zoai:teses.usp.br:tde-01042015-135942Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O diálogo e a construção do conhecimento: apontamentos a partir de John Dewey e Matthew Lipman
The dialogue and the construction of knowledge: notes from John Dewey and Matthew Lipman
title O diálogo e a construção do conhecimento: apontamentos a partir de John Dewey e Matthew Lipman
spellingShingle O diálogo e a construção do conhecimento: apontamentos a partir de John Dewey e Matthew Lipman
Plapler, Denis
Conhecimento
Democratic education
Diálogo
Dialogue
Educação democrática
Experience
Experiência
Filosofia da educação
Knowledge
Philosophy of education
title_short O diálogo e a construção do conhecimento: apontamentos a partir de John Dewey e Matthew Lipman
title_full O diálogo e a construção do conhecimento: apontamentos a partir de John Dewey e Matthew Lipman
title_fullStr O diálogo e a construção do conhecimento: apontamentos a partir de John Dewey e Matthew Lipman
title_full_unstemmed O diálogo e a construção do conhecimento: apontamentos a partir de John Dewey e Matthew Lipman
title_sort O diálogo e a construção do conhecimento: apontamentos a partir de John Dewey e Matthew Lipman
author Plapler, Denis
author_facet Plapler, Denis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pagotto-Euzebio, Marcos Sidnei
dc.contributor.author.fl_str_mv Plapler, Denis
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento
Democratic education
Diálogo
Dialogue
Educação democrática
Experience
Experiência
Filosofia da educação
Knowledge
Philosophy of education
topic Conhecimento
Democratic education
Diálogo
Dialogue
Educação democrática
Experience
Experiência
Filosofia da educação
Knowledge
Philosophy of education
description Por meio deste trabalho pretende-se examinar a função da escola como instituição e do professor como agente ativo dentro desta instituição através do pensamento de John Dewey e de Matthew Lipman. Para isto a pesquisa irá se debruçar sobre a concepção de conhecimento, de filosofia e de educação no pensamento destes dois filósofos e educadores. Posteriormente a pesquisa objetiva aproximar o que Dewey diz a respeito do conhecimento e da educação daquilo que Lipman afirma a respeito da filosofia, para assim verificar se, tomando como base a concepção de conhecimento em Dewey, o método de ensino desenvolvido por Lipman para a filosofia pode aplicar-se não apenas ao ensino desta como disciplina, mas também a outras áreas do conhecimento.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-01042015-135942/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-01042015-135942/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256575162449920