Coco Chanel como referencial para criação de design de superfície aplicado a jóias têxteis
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Data de Publicação: | 2011 |
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Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
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Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18032 |
Resumo: | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Design para Estamparia, RS, 2011. |
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Coco Chanel como referencial para criação de design de superfície aplicado a jóias têxteisCoco Chanel as reference for creation of surface design applied on textile jewelsDesign de superfícieCoco ChanelJoias têxteisSurface designTextiles jewelsCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Design para Estamparia, RS, 2011.This paper refers to a research in the area of the surface design, having as its theme the creations of fashion designer Coco Chanel, applied in textile design. Chanel revolutionized the history of fashion by making woman let go of uncomfortable clothes of the Belle Epoque, creating classical items for women's fashion, since the '20s. This search retrieves the context of Chanel by allowing creation and interpretation, where the topic is a rich field of possibilities on creating design for stamping. Based on the references, were created draws with floral and geometric themes, with digital printing and manual screen printing. The products in which these prints were applied were textile jewelry, integrating a new market trend. Eleven patterns were created and applied in different thirteen textiles jewels.Had as theoretical reference in design the author Lobach (1976), in the area of surface design Ruthschilling (2009) and as a projectual methodology was used Bonsiepe (1984).O presente trabalho refere-se a uma pesquisa na área do design de superfície, tendo como tema as criações da estilista Coco Chanel, aplicando-se no design têxtil. Chanel revolucionou a história da moda por desprender a mulher da roupa desconfortável da Belle Époque, onde criou itens clássicos para a moda feminina, desde a década de 20. Esta pesquisa resgata o contexto de Chanel através da possibilidade de criação e interpretação, onde a temática é um rico campo de possibilidades para criação de design para estamparia. Apartir dos referenciais, foram criados desenhos com motivos florais e geométricos, para posterior impressão digital e com estamparia a quadro. O produto em que foram aplicadas estas estampas foram as joias texteis, se integrando a uma nova tendência de mercado. Foram criadas onze estampas e aplicadas em treze diferentes joias têxteis. Teve como referencial teórico na área do design o autor Löbach (1976), na área do design de superfície Ruthschilling (2009) e como metodologia projetual foi usada a de Bonsiepe (1984).Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Artes e LetrasFinger, Mirian MartinsVieira, Carla Borin2019-08-27T12:13:12Z2019-08-27T12:13:12Z2011-12-092011Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18032ark:/26339/001300000hbj5porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-08-28T06:03:09Zoai:repositorio.ufsm.br:1/18032Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-08-28T06:03:09Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
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