O Programa Primeira Infância Melhor - PIM no município de Camargo e sua eficiência quanto ao desenvolvimento intelectual da criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sandra dos
Data de Publicação: 2015
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
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Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19582
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública, EaD, RS, 2015.
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spelling O Programa Primeira Infância Melhor - PIM no município de Camargo e sua eficiência quanto ao desenvolvimento intelectual da criançaThe Better Infancy Program in the city of Camargo and its efficiency regarding the intellectual development of childrenPrimeira infância melhorDesenvolvimento intelectualFirst infancyIntellectual developmentCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICAArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública, EaD, RS, 2015.The Better Infancy Program, implemented in the city of Camargo since 2006, is one of the most important programs of the Estate of Rio Grande do Sul directed towards the promotion of the complete development of infancy. Being so, this article aims to point to the efficiency of the BIP in the intellectual development of children. In order to do so, it uses the Descriptive Quantitative Method, having as a research instrument the BIP database of the city of Camargo-RS, from where information of the children participating in the program have been collected, as well as the grade registries of the Pandiá Calógeras High School, located in the city of Camargo, RS from where were obtained the grades report of the same children.O Programa Primeira Infância Melhor (PIM), implantado no município de Camargo desde 2006, é um dos mais importantes programas do Estado do Rio Grande do Sul voltado à promoção do desenvolvimento integral da primeira infância. Sendo assim, este artigo tem por objetivo apontar a eficiência do PIM no desenvolvimento intelectual da criança. Para isso utiliza-se o método de pesquisa Quantitativo Descritivo, tendo como instrumento de pesquisa o Banco de Dados do PIM do município de Camargo – RS, do qual se obtiveram informações referentes às crianças participantes do programa, e registro de notas da Escola Estadual de Ensino Médio Pandiá Calógeras, localizada no município de Camargo – RS do qual se obteve o relatório de notas das mesmas crianças. Assim, foi realizado um comparativo com os alunos egressos do PIM e os alunos não participantes. A resposta do programa é positiva e demonstra um desenvolvimento intelectual das crianças egressas do PIM consideravelmente superior aos não participantes do programa no município de referência.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Ciências Sociais e HumanasMarconatto, Diego Antonio BittencourtSantos, Sandra dos2020-02-14T12:47:43Z2020-02-14T12:47:43Z2015-12-232015Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19582ark:/26339/001300000j42hporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2020-02-15T06:04:58Zoai:repositorio.ufsm.br:1/19582Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2020-02-15T06:04:58Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
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