Análise do uso de metodologias ativas no processo de aprendizagem da sustentabilidade em cursos de graduação da escola de administração da UFRGS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000ndwr |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16679 |
Resumo: | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia , Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2018. |
id |
UFSM_5320be24b33cdef16c3de9ae90d4bac2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/16679 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise do uso de metodologias ativas no processo de aprendizagem da sustentabilidade em cursos de graduação da escola de administração da UFRGSAnalysis of the use of active methodologies in the process of sustainability learning in graduation courses of the school of administration of UFRGSEducação ambientalDesenvolvimento sustentávelMetodologias ativas de aprendizagemAdministraçãoEnvironmental educationSustainable developmentActive learning methodologiesAdministrationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia , Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2018.This monograph analyzes the use of active learning methodologies in the teaching of sustainability, choosing as a case study the disciplines "Social and Environmental Management in Business", of the Graduation Course of Administration, and "Social and Environmental Management in Public and Social Organizations", of the Graduation Course of Public and Social Administration, of the School of Administration, of the Federal University of Rio Grande do Sul. Thus, it seeks to analyze to analyze the application of active methodologies used in the teaching and learning process of sustainability in the disciplines, as well as to verify the students' perception at the end of the course regarding the sustainable development theme and the activities performed. Through the qualitative methodology, the data collection was done in the form of documentary research, participant observation and questionnaire in the first semester of 2018. The results of the research demonstrated that the application of the active learning methodologies in the activities of the disciplines collaborated so that the students developed their processes of knowledge construction. Through the analysis of the students' responses at the end of the course, a critical view was also observed regarding sustainability both in the professional and personal spheres. It is concluded that environmental education becomes increasingly fundamental in the training of professionals and citizens critical of the society-nature relationship in Management courses, modifying attitudes and behaviors towards sustainable development. In this direction, the use of active learning methodologies is very relevant for the construction of the students' knowledge.Esta monografia analisa o uso de metodologias ativas de aprendizagem no ensino da sustentabilidade, escolhendo como estudo de caso as disciplinas de graduação “Gestão Sócio-Ambiental nas Empresas”, do Curso de Graduação em Administração, e “Gestão Socioambiental em Organizações Públicas e Sociais”, do Curso de Graduação em Administração Pública e Social, da Escola de Administração, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Assim, procura-se analisar a aplicação de metodologias ativas utilizadas no processo de ensino e aprendizagem da sustentabilidade nas disciplinas, assim como verificar a percepção dos alunos no final do curso com relação à temática e sobre as atividades realizadas. Por meio da metodologia qualitativa, a coleta de dados foi realizada sob a forma de pesquisa documental, observação participante e questionário no primeiro semestre de 2018. A aplicação das metodologias ativas são descritas e analisadas a partir de documentos utilizados nas disciplinas e da observação participante, e a percepção dos alunos a partir de um questionário aplicado no final das disciplinas e de sua análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa demonstraram que a aplicação das metodologias ativas de aprendizagem nas atividades das disciplinas colaboraram para que os alunos desenvolvessem seus processos de construção do conhecimento. Por meio da análise das respostas dos alunos no final do curso, observou-se também um olhar crítico com relação à sustentabilidade tanto no âmbito profissional quanto pessoal. Conclui-se que a educação ambiental torna-se cada vez mais fundamental na formação de profissionais e cidadãos críticos quanto à relação sociedade-natureza nos cursos de Administração, modificando as atitudes e comportamentos em prol do desenvolvimento sustentável. Nessa direção, a utilização de metodologias ativas de aprendizagem é muito relevante para a construção do conhecimento dos educandos.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de TecnologiaTrevisan, Mario LuizSchiavi, Cristiano Sordi2019-05-28T13:32:44Z2019-05-28T13:32:44Z2018-12-122018Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16679ark:/26339/001300000ndwrporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-05-29T06:02:57Zoai:repositorio.ufsm.br:1/16679Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-05-29T06:02:57Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise do uso de metodologias ativas no processo de aprendizagem da sustentabilidade em cursos de graduação da escola de administração da UFRGS Analysis of the use of active methodologies in the process of sustainability learning in graduation courses of the school of administration of UFRGS |
title |
Análise do uso de metodologias ativas no processo de aprendizagem da sustentabilidade em cursos de graduação da escola de administração da UFRGS |
spellingShingle |
Análise do uso de metodologias ativas no processo de aprendizagem da sustentabilidade em cursos de graduação da escola de administração da UFRGS Schiavi, Cristiano Sordi Educação ambiental Desenvolvimento sustentável Metodologias ativas de aprendizagem Administração Environmental education Sustainable development Active learning methodologies Administration CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Análise do uso de metodologias ativas no processo de aprendizagem da sustentabilidade em cursos de graduação da escola de administração da UFRGS |
title_full |
Análise do uso de metodologias ativas no processo de aprendizagem da sustentabilidade em cursos de graduação da escola de administração da UFRGS |
title_fullStr |
Análise do uso de metodologias ativas no processo de aprendizagem da sustentabilidade em cursos de graduação da escola de administração da UFRGS |
title_full_unstemmed |
Análise do uso de metodologias ativas no processo de aprendizagem da sustentabilidade em cursos de graduação da escola de administração da UFRGS |
title_sort |
Análise do uso de metodologias ativas no processo de aprendizagem da sustentabilidade em cursos de graduação da escola de administração da UFRGS |
author |
Schiavi, Cristiano Sordi |
author_facet |
Schiavi, Cristiano Sordi |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Trevisan, Mario Luiz |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schiavi, Cristiano Sordi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Desenvolvimento sustentável Metodologias ativas de aprendizagem Administração Environmental education Sustainable development Active learning methodologies Administration CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Educação ambiental Desenvolvimento sustentável Metodologias ativas de aprendizagem Administração Environmental education Sustainable development Active learning methodologies Administration CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia , Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2018. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-12 2018 2019-05-28T13:32:44Z 2019-05-28T13:32:44Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16679 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000ndwr |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16679 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/001300000ndwr |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Tecnologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Tecnologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172367431761920 |