Atribuições e desafios do coordenador de curso de graduação EaD: caminhos possíveis a uma gestão democrática no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Aline Tamires Kroetz Ayres
Data de Publicação: 2012
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000dgz9
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13992
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.
id UFSM_553519089ff85f55368942d81c50e02e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/13992
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Atribuições e desafios do coordenador de curso de graduação EaD: caminhos possíveis a uma gestão democrática no ensino superiorTasks and challenges of the coordinator of EaD graduation course: possible ways to a democratic management in higher educationGestão democráticaEnsino superiorCoordenador de cursoEnsino a distânciaDemocratic managementHigher educationCourse coordinatorDistance educationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.Considering the requirements of the current scenario of changes in higher education to university management, as well as the evaluation of the Course Coordinators as one of the aspects present in institutional assessment tools of MEC, this research investigated what are the mission and the challenges for the EAD Course Coordinators of a Federal Institution of Higher Education from the State of Rio Grande do Sul, in performing this function, in the search for a democratic management in higher education. The research is a qualitative approach and represents a case study, in which data were produced through questionnaires and documentary analysis of the Statute and the General Rules of Procedure of the University. The data had as basis the content analysis, based on four categories: political functions, managerial, academic and institutional. Although the responses indicate that the subjects perform the managerial and policies functions with greater intensity, they allowed to identify functions with emphasis on the four dimensions, showing some similarity between assignments of classroom and distance education Course Coordinators. It is possible to understand that these functions are directly related to the routine and to the dynamics of the courses and the institution, but do not fail to point out possibilities for the development of a democratic management. From the considerations made, the research aims to contribute to the reflection on the management processes developed in higher education, especially for the EAD, and the quality of teaching and learning process promoted in this level of education.Considerando as exigências do atual cenário de mudanças no Ensino Superior à gestão universitária, bem como a avaliação dos Coordenadores de Curso como um dos aspectos presentes nos instrumentos de avaliação institucional do MEC, esta pesquisa investigou quais são para os Coordenadores de Curso EAD de uma Instituição Federal de Ensino Superior do estado do Rio Grande do Sul, suas atribuições e seus desafios no desempenho desta função, na busca de uma gestão democrática no Ensino Superior. A pesquisa possui abordagem qualitativa e representa um estudo de caso, em que os dados foram produzidos por meio de questionários e da análise documental do Estatuto e do Regimento Geral da universidade. O tratamento dos dados teve como base a análise de conteúdo, a partir de quatro categorias: funções políticas, gerenciais, acadêmicas e institucionais. Apesar das respostas indicarem que os sujeitos desempenham as funções políticas e gerenciais com maior intensidade, permitiram identificar funções com destaque nas quatro dimensões, demonstrando certa similaridade entre as atribuições de Coordenadores de Cursos presenciais e à distância. É possível compreender que estas funções estão diretamente relacionadas com a rotina e a dinâmica dos Cursos e da Instituição, mas não deixam de apontar possibilidades para o desenvolvimento de uma gestão democrática. A partir das considerações realizadas, a pesquisa pretende contribuir para a reflexão sobre os processos de gestão desenvolvidos no Ensino Superior, especialmente para a EAD, e com a qualidade dos processos de ensino-aprendizagem promovidos neste nível de ensino.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoKrüger, Leonardo GermanoCastro, Aline Tamires Kroetz Ayres2018-08-02T15:34:51Z2018-08-02T15:34:51Z2012-11-302012Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13992ark:/26339/001300000dgz9porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2018-08-02T15:34:51Zoai:repositorio.ufsm.br:1/13992Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2018-08-02T15:34:51Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Atribuições e desafios do coordenador de curso de graduação EaD: caminhos possíveis a uma gestão democrática no ensino superior
Tasks and challenges of the coordinator of EaD graduation course: possible ways to a democratic management in higher education
title Atribuições e desafios do coordenador de curso de graduação EaD: caminhos possíveis a uma gestão democrática no ensino superior
spellingShingle Atribuições e desafios do coordenador de curso de graduação EaD: caminhos possíveis a uma gestão democrática no ensino superior
Castro, Aline Tamires Kroetz Ayres
Gestão democrática
Ensino superior
Coordenador de curso
Ensino a distância
Democratic management
Higher education
Course coordinator
Distance education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Atribuições e desafios do coordenador de curso de graduação EaD: caminhos possíveis a uma gestão democrática no ensino superior
title_full Atribuições e desafios do coordenador de curso de graduação EaD: caminhos possíveis a uma gestão democrática no ensino superior
title_fullStr Atribuições e desafios do coordenador de curso de graduação EaD: caminhos possíveis a uma gestão democrática no ensino superior
title_full_unstemmed Atribuições e desafios do coordenador de curso de graduação EaD: caminhos possíveis a uma gestão democrática no ensino superior
title_sort Atribuições e desafios do coordenador de curso de graduação EaD: caminhos possíveis a uma gestão democrática no ensino superior
author Castro, Aline Tamires Kroetz Ayres
author_facet Castro, Aline Tamires Kroetz Ayres
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Krüger, Leonardo Germano
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Aline Tamires Kroetz Ayres
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrática
Ensino superior
Coordenador de curso
Ensino a distância
Democratic management
Higher education
Course coordinator
Distance education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Gestão democrática
Ensino superior
Coordenador de curso
Ensino a distância
Democratic management
Higher education
Course coordinator
Distance education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-30
2012
2018-08-02T15:34:51Z
2018-08-02T15:34:51Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13992
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000dgz9
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13992
identifier_str_mv ark:/26339/001300000dgz9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172327558610944