Uso das tecnologias na educação superior presencial e a distância: a visão dos professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000d01b |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1849 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010. |
id |
UFSM_5697123fffc07a01f3fd15e63e6253e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/1849 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Uso das tecnologias na educação superior presencial e a distância: a visão dos professoresThe Use of technologies in presential graduation and distance learning course: teacher´s visionTecnologias aplicadas a educaçãoEducação superiorEducação presencialEducação a distânciaArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010.It is possible to recognize in the technologies a formative potential which may contribute to expansion of the educational spaces and pedagogical time, to curriculum relaxation, to improve the interaction between teacher-students and students-teachers both in presential learning as in distance learning. From this idea, I aimed to investigate how the use of technologies applied to presential graduation and distance learning occurs, under the professor´s view. This work had a qualitative approach and the data were collected through an online questionnaire with twenty-two teachers, who work both in presential graduation and distance learning. The data were collected through the content analysis. Some of the results: all teachers use technology in their work, some more frequently and diversified; others not so often; some technologies are more used in presential education, others used in distance learning; most of the teachers are able to use Information and Communication Technology applied to education; it was meaningful the indicator that shows the lack of teachers training for using technologies; the use of moodle, the internet, and e-mail were highlighted; most of the teachers recognized the differences in using presential education an distance learning, and this is because several reasons; the teachers say that using technologies it brings advantages, they recognize some disadvantages, too, and most of them believe that technologies stimulate learning.É possível reconhecer nas tecnologias um potencial formativo que pode contribui para ampliação dos espaços e dos tempos pedagógicos, para a flexibilização do currículo, para o aumento da interação entre professor-alunos e alunos-alunos tanto na educação presencial quanto na educação a distância. A partir dessa premissa, buscou-se nesse trabalho investigar como ocorre o uso de tecnologias aplicadas a educação superior presencial e a distância pelos professores universitários sob o ponto de vista dos mesmos. O trabalho teve uma abordagem qualitativa e os dados foram coletados através de um questionário online aplicado a vinte e dois professores que trabalham tanto na educação superior presencial quanto a distância. As informações coletadas foram trabalhadas através da análise de conteúdo. Alguns dos resultados da pesquisa foram: todos os professores utilizam tecnologias em seu trabalho docente, alguns de forma mais freqüente e diversificada, outros nem tanto; algumas tecnologias são mais utilizadas na educação presencial, outras na educação a distância; a maioria dos professores possui formação para o uso das tecnologias da informação e comunicação aplicadas a educação; foi significativo o indicativo da falta de formação para os professores usarem de maneira adequada as tecnologias; recebeu destaque o uso da internet, do moodle e do e-mail; a maior parte dos professores reconheceu a existência de diferenças no uso das tecnologias na educação presencial e a distância e atribuíram isso a diversos fatores; os professores apontam muitas vantagens para o uso das tecnologias aplicadas a educação e reconhecem algumas desvantagens e; grande parte dos professores acredita que as tecnologias estimulam aprendizagens.Universidade Federal de Santa MariaCentro de Artes e LetrasMathias, Carmen VieiraFeldkercher, Nadiane2016-07-06T14:00:51Z2016-07-06T14:00:51Z2010-12-062010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1849ark:/26339/001300000d01bporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:57:29Zoai:repositorio.ufsm.br:1/1849Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:57:29Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso das tecnologias na educação superior presencial e a distância: a visão dos professores The Use of technologies in presential graduation and distance learning course: teacher´s vision |
title |
Uso das tecnologias na educação superior presencial e a distância: a visão dos professores |
spellingShingle |
Uso das tecnologias na educação superior presencial e a distância: a visão dos professores Feldkercher, Nadiane Tecnologias aplicadas a educação Educação superior Educação presencial Educação a distância |
title_short |
Uso das tecnologias na educação superior presencial e a distância: a visão dos professores |
title_full |
Uso das tecnologias na educação superior presencial e a distância: a visão dos professores |
title_fullStr |
Uso das tecnologias na educação superior presencial e a distância: a visão dos professores |
title_full_unstemmed |
Uso das tecnologias na educação superior presencial e a distância: a visão dos professores |
title_sort |
Uso das tecnologias na educação superior presencial e a distância: a visão dos professores |
author |
Feldkercher, Nadiane |
author_facet |
Feldkercher, Nadiane |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mathias, Carmen Vieira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Feldkercher, Nadiane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias aplicadas a educação Educação superior Educação presencial Educação a distância |
topic |
Tecnologias aplicadas a educação Educação superior Educação presencial Educação a distância |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-06 2010 2016-07-06T14:00:51Z 2016-07-06T14:00:51Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1849 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000d01b |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1849 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/001300000d01b |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Artes e Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Artes e Letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172324353114112 |