Uso das tecnologias na educação superior presencial e a distância: a visão dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feldkercher, Nadiane
Data de Publicação: 2010
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000d01b
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1849
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010.
id UFSM_5697123fffc07a01f3fd15e63e6253e5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/1849
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Uso das tecnologias na educação superior presencial e a distância: a visão dos professoresThe Use of technologies in presential graduation and distance learning course: teacher´s visionTecnologias aplicadas a educaçãoEducação superiorEducação presencialEducação a distânciaArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010.It is possible to recognize in the technologies a formative potential which may contribute to expansion of the educational spaces and pedagogical time, to curriculum relaxation, to improve the interaction between teacher-students and students-teachers both in presential learning as in distance learning. From this idea, I aimed to investigate how the use of technologies applied to presential graduation and distance learning occurs, under the professor´s view. This work had a qualitative approach and the data were collected through an online questionnaire with twenty-two teachers, who work both in presential graduation and distance learning. The data were collected through the content analysis. Some of the results: all teachers use technology in their work, some more frequently and diversified; others not so often; some technologies are more used in presential education, others used in distance learning; most of the teachers are able to use Information and Communication Technology applied to education; it was meaningful the indicator that shows the lack of teachers training for using technologies; the use of moodle, the internet, and e-mail were highlighted; most of the teachers recognized the differences in using presential education an distance learning, and this is because several reasons; the teachers say that using technologies it brings advantages, they recognize some disadvantages, too, and most of them believe that technologies stimulate learning.É possível reconhecer nas tecnologias um potencial formativo que pode contribui para ampliação dos espaços e dos tempos pedagógicos, para a flexibilização do currículo, para o aumento da interação entre professor-alunos e alunos-alunos tanto na educação presencial quanto na educação a distância. A partir dessa premissa, buscou-se nesse trabalho investigar como ocorre o uso de tecnologias aplicadas a educação superior presencial e a distância pelos professores universitários sob o ponto de vista dos mesmos. O trabalho teve uma abordagem qualitativa e os dados foram coletados através de um questionário online aplicado a vinte e dois professores que trabalham tanto na educação superior presencial quanto a distância. As informações coletadas foram trabalhadas através da análise de conteúdo. Alguns dos resultados da pesquisa foram: todos os professores utilizam tecnologias em seu trabalho docente, alguns de forma mais freqüente e diversificada, outros nem tanto; algumas tecnologias são mais utilizadas na educação presencial, outras na educação a distância; a maioria dos professores possui formação para o uso das tecnologias da informação e comunicação aplicadas a educação; foi significativo o indicativo da falta de formação para os professores usarem de maneira adequada as tecnologias; recebeu destaque o uso da internet, do moodle e do e-mail; a maior parte dos professores reconheceu a existência de diferenças no uso das tecnologias na educação presencial e a distância e atribuíram isso a diversos fatores; os professores apontam muitas vantagens para o uso das tecnologias aplicadas a educação e reconhecem algumas desvantagens e; grande parte dos professores acredita que as tecnologias estimulam aprendizagens.Universidade Federal de Santa MariaCentro de Artes e LetrasMathias, Carmen VieiraFeldkercher, Nadiane2016-07-06T14:00:51Z2016-07-06T14:00:51Z2010-12-062010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1849ark:/26339/001300000d01bporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:57:29Zoai:repositorio.ufsm.br:1/1849Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:57:29Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso das tecnologias na educação superior presencial e a distância: a visão dos professores
The Use of technologies in presential graduation and distance learning course: teacher´s vision
title Uso das tecnologias na educação superior presencial e a distância: a visão dos professores
spellingShingle Uso das tecnologias na educação superior presencial e a distância: a visão dos professores
Feldkercher, Nadiane
Tecnologias aplicadas a educação
Educação superior
Educação presencial
Educação a distância
title_short Uso das tecnologias na educação superior presencial e a distância: a visão dos professores
title_full Uso das tecnologias na educação superior presencial e a distância: a visão dos professores
title_fullStr Uso das tecnologias na educação superior presencial e a distância: a visão dos professores
title_full_unstemmed Uso das tecnologias na educação superior presencial e a distância: a visão dos professores
title_sort Uso das tecnologias na educação superior presencial e a distância: a visão dos professores
author Feldkercher, Nadiane
author_facet Feldkercher, Nadiane
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mathias, Carmen Vieira
dc.contributor.author.fl_str_mv Feldkercher, Nadiane
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias aplicadas a educação
Educação superior
Educação presencial
Educação a distância
topic Tecnologias aplicadas a educação
Educação superior
Educação presencial
Educação a distância
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-06
2010
2016-07-06T14:00:51Z
2016-07-06T14:00:51Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1849
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000d01b
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1849
identifier_str_mv ark:/26339/001300000d01b
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Artes e Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Artes e Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172324353114112