Conselho escolar e democratização da escola pública municipal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pontes, Volnya Souza de
Data de Publicação: 2009
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
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Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13458
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.
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spelling Conselho escolar e democratização da escola pública municipalSchool council and the democratization municipal public schoolAutonomiaGestão democráticaPolíticas públicas educacionaisConselho escolarAutonomyDemocratic managementEducational public politicsSchool councilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.This proposal of study presents some questions on the implementation of the educational politics in the public school, searching to analyze it sensible knot to perceive as a democratic management in the pertaining to school environment happens. It brings a boarding on the management of democratic the public school as practical, considering the national context and the process of democratization of the pertaining to school management. When arguing the thematic on the Brazilian context, as we have estimated basic the pertinent legislation, through the Federal Constitution, the Law of Lines of direction and Bases of the Education and the State Constitution. Some democratic principles are argued, the autonomy and the participation. The Federal Constitution assures to the educational systems of education the Democratic Management of public education and the Law of Lines of direction and Bases of the Education evidences the principle of the participation, directive lines in the direction of the decentralization of the school. Therefore, the public education politics appear and its new bases demand the conception of a school manager with extended action to take care of these proposals. From there, we point out the role of this manager front to these politics, extending responsibilities that demands bigger preparation to it to implement them. We verify the educational politics representation in the pertaining to school management considering the information collected next to the members of the Managing Nucleus and the segments of the school community, from a municipal school unit. From the interviewed ones representations, we search to verify as the educational politics are being implemented and its meaning in the daily one of the school.Esta proposta de estudo apresenta algumas questões sobre a implementação das políticas educacionais na escola pública, buscando analisá-la no sentido de percebermos como acontece uma gestão democrática no ambiente escolar. Traz uma abordagem sobre a gestão da escola pública como prática democrática, considerando o contexto nacional e o processo de democratização da gestão escolar. Ao discutir a temática no contexto brasileiro, temos como pressuposto básico a legislação pertinente, a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e a Constituição Estadual. Alguns princípios democráticos são discutidos, a autonomia e a participação. A Constituição Federal assegura aos sistemas educacionais de ensino a Gestão Democrática de ensino público e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação ratifica esse princípio evidenciando a participação e as diretrizes na direção da descentralização da escola. Neste sentido, surgem as políticas públicas da educação e suas novas bases exigem a concepção de um gestor escolar com papel ampliado para atender essas propostas. Daí, situamos o papel do gestor escolar, com ampliação de responsabilidades na implantação dessa ação, o que pressupõe a exigência de maior preparo para implementá-las. Para isto, realizou-se uma pesquisa empírica junto aos membros do Núcleo Gestor e dos segmentos da comunidade escolar, de uma unidade escolar municipal. A partir das representações dos entrevistados, buscamos verificar como as políticas educacionais, em especial as de gestão democrática e o conselho escolar, estão sendo implementadas e o seu significado no cotidiano da escola.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoMousquer, Maria Elizabete LonderoPontes, Volnya Souza de2018-06-19T13:47:49Z2018-06-19T13:47:49Z2009-12-112009Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13458ark:/26339/0013000018mhwporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2018-07-09T15:48:16Zoai:repositorio.ufsm.br:1/13458Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2018-07-09T15:48:16Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
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