Inclusão de alunos surdos: a visão de colegas ouvintes sobre a presença de alunos surdos no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barcellos, Carine Martins
Data de Publicação: 2010
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000f4r8
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1299
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.
id UFSM_5930894e519aca44c11d19b02a4a5e05
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/1299
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Inclusão de alunos surdos: a visão de colegas ouvintes sobre a presença de alunos surdos no ensino superiorInclusãoSurdezEnsino superiorArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.Resumo: Falar em inclusão é citar diversos aspectos tanto históricos quanto funcionais da educação especial no cenário nacional. A educação de surdos, que já passou por diversas mudanças e diferentes correntes teóricas, aponta hoje dentre outros aspectos questões relativas a acessibilidade pois, da educação infantil ao ensino superior, os surdos tem direito legal ao acesso a informação na sua língua própria, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). O presente trabalho tem por objetivo analisar a visão dos ouvintes a respeito da presença de um colega surdo em um curso de ensino superior. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de uma entrevista semi-estruturada constando perguntas sobre o tema sendo realizada com 5 (cinco) sujeitos ouvintes que tivessem como colegas alunos surdos no ensino superior. A análise dos dados foi baseada nos estudos sobre a surdez. A abordagem de pesquisa deu-se sob ótica da pesquisa qualitativa. Os resultados mostram que ainda há uma tendência a ver o surdo como digno de pena, mas que em ensino superior, a presença deles em sala, tem sido uma boa proposta para a socialização e o maior conhecimento sobre a questão.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoCasarin, Melânia de MeloBarcellos, Carine Martins2016-03-01T15:26:33Z2016-03-01T15:26:33Z20102010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1299ark:/26339/001300000f4r8porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:53:18Zoai:repositorio.ufsm.br:1/1299Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:53:18Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão de alunos surdos: a visão de colegas ouvintes sobre a presença de alunos surdos no ensino superior
title Inclusão de alunos surdos: a visão de colegas ouvintes sobre a presença de alunos surdos no ensino superior
spellingShingle Inclusão de alunos surdos: a visão de colegas ouvintes sobre a presença de alunos surdos no ensino superior
Barcellos, Carine Martins
Inclusão
Surdez
Ensino superior
title_short Inclusão de alunos surdos: a visão de colegas ouvintes sobre a presença de alunos surdos no ensino superior
title_full Inclusão de alunos surdos: a visão de colegas ouvintes sobre a presença de alunos surdos no ensino superior
title_fullStr Inclusão de alunos surdos: a visão de colegas ouvintes sobre a presença de alunos surdos no ensino superior
title_full_unstemmed Inclusão de alunos surdos: a visão de colegas ouvintes sobre a presença de alunos surdos no ensino superior
title_sort Inclusão de alunos surdos: a visão de colegas ouvintes sobre a presença de alunos surdos no ensino superior
author Barcellos, Carine Martins
author_facet Barcellos, Carine Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Casarin, Melânia de Melo
dc.contributor.author.fl_str_mv Barcellos, Carine Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Surdez
Ensino superior
topic Inclusão
Surdez
Ensino superior
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010
2016-03-01T15:26:33Z
2016-03-01T15:26:33Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1299
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000f4r8
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1299
identifier_str_mv ark:/26339/001300000f4r8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172331435196416