Inclusão de alunos surdos: a visão de colegas ouvintes sobre a presença de alunos surdos no ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000f4r8 |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1299 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. |
id |
UFSM_5930894e519aca44c11d19b02a4a5e05 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/1299 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Inclusão de alunos surdos: a visão de colegas ouvintes sobre a presença de alunos surdos no ensino superiorInclusãoSurdezEnsino superiorArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.Resumo: Falar em inclusão é citar diversos aspectos tanto históricos quanto funcionais da educação especial no cenário nacional. A educação de surdos, que já passou por diversas mudanças e diferentes correntes teóricas, aponta hoje dentre outros aspectos questões relativas a acessibilidade pois, da educação infantil ao ensino superior, os surdos tem direito legal ao acesso a informação na sua língua própria, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). O presente trabalho tem por objetivo analisar a visão dos ouvintes a respeito da presença de um colega surdo em um curso de ensino superior. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de uma entrevista semi-estruturada constando perguntas sobre o tema sendo realizada com 5 (cinco) sujeitos ouvintes que tivessem como colegas alunos surdos no ensino superior. A análise dos dados foi baseada nos estudos sobre a surdez. A abordagem de pesquisa deu-se sob ótica da pesquisa qualitativa. Os resultados mostram que ainda há uma tendência a ver o surdo como digno de pena, mas que em ensino superior, a presença deles em sala, tem sido uma boa proposta para a socialização e o maior conhecimento sobre a questão.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoCasarin, Melânia de MeloBarcellos, Carine Martins2016-03-01T15:26:33Z2016-03-01T15:26:33Z20102010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1299ark:/26339/001300000f4r8porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:53:18Zoai:repositorio.ufsm.br:1/1299Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:53:18Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão de alunos surdos: a visão de colegas ouvintes sobre a presença de alunos surdos no ensino superior |
title |
Inclusão de alunos surdos: a visão de colegas ouvintes sobre a presença de alunos surdos no ensino superior |
spellingShingle |
Inclusão de alunos surdos: a visão de colegas ouvintes sobre a presença de alunos surdos no ensino superior Barcellos, Carine Martins Inclusão Surdez Ensino superior |
title_short |
Inclusão de alunos surdos: a visão de colegas ouvintes sobre a presença de alunos surdos no ensino superior |
title_full |
Inclusão de alunos surdos: a visão de colegas ouvintes sobre a presença de alunos surdos no ensino superior |
title_fullStr |
Inclusão de alunos surdos: a visão de colegas ouvintes sobre a presença de alunos surdos no ensino superior |
title_full_unstemmed |
Inclusão de alunos surdos: a visão de colegas ouvintes sobre a presença de alunos surdos no ensino superior |
title_sort |
Inclusão de alunos surdos: a visão de colegas ouvintes sobre a presença de alunos surdos no ensino superior |
author |
Barcellos, Carine Martins |
author_facet |
Barcellos, Carine Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Casarin, Melânia de Melo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barcellos, Carine Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Surdez Ensino superior |
topic |
Inclusão Surdez Ensino superior |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010 2016-03-01T15:26:33Z 2016-03-01T15:26:33Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1299 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000f4r8 |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1299 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/001300000f4r8 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172331435196416 |