O olhar do professor universitário em relação à inclusão do aluno surdo na Educação Superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169688 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Fonoaudiologia. |
id |
UFSC_9e7efb7e6db0a416338c28f74e42e67c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/169688 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O olhar do professor universitário em relação à inclusão do aluno surdo na Educação SuperiorInclusão. Surdez. Educação superior. Educação especial.TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Fonoaudiologia.Introdução: O Censo da Educação Superior de 2010 confirma uma crescente entrada de alunos público-alvo da educação especial na educação superior nos últimos anos. A universidade precisa, assim, estar preparada para uma inclusão educacional e social efetivas. Contudo, por ser ainda um tema recente, há poucos estudos que discutem a educação especial inclusiva na educação superior, diferente da literatura relacionada à educação básica. Especificamente sobre a surdez, há estudos que comprovam a deficiência no processo de inclusão dos alunos surdos no ensino regular, porém são poucos os que falam sobre a educação superior. Sabe-se que, para que a inclusão seja efetiva, é preciso que se mobilize vários fatores: adaptações arquitetônicas, formação de professores e servidores, contratação de intérpretes, aquisição de materiais específicos, dentre outros. Objetivo: O presente trabalho teve como objetivo analisar a inclusão de alunos surdos na educação superior especificamente a partir do olhar do professor. Metodologia: O estudo teve dois procedimentos: questionários aplicados com professores e análise dos cursos de capacitação oferecido aos professores nos últimos 4 anos. Um questionário semiaberto foi aplicado com 15 perguntas que discorrem sobre inclusão, junto a 7 professores inseridos na Universidade Federal de Santa Catarina. Esses professores foram divididos em dois grupos: o GRUPO 1 (professores 1 e 2) é composto por professores do curso de Letras/Libras da UFSC e o GRUPO 2 (professores A à E) é composto por professores de variados cursos da mesma instituição. Dividimos os grupos, pois acredita-se que há diferenças significativas entre professores do curso de Letras/Libras (que é um curso em que seus alunos são, em grande maioria, surdos) e os demais cursos da universidade. Os dados foram analisados a partir de uma Análise de Conteúdo. Resultados: Todos os professores relataram que não fizeram nenhuma formação na área da surdez. Apesar disso, todos referiram compreender seu aluno e citaram que a língua de sinais favorece a interação possibilitando a fluência de ideias. Sobre o intérprete, a falta de conhecimento necessário sobre a importância do trabalho conjunto professor/intérprete faz com que o professor do grupo 2 não desenvolva atividades juntamente com o intérprete simplesmente por nunca ter obtido a informação de que isso é possível. A visão do professor sobre o papel do intérprete em sala de aula é de um mero repassador da informação na íntegra e não de tradução de maneira didática. Os docentes também referiram que realizam adaptação na aula e nas avaliações. Os professores apresentaram como dificuldades no ensino principalmente, o número grande de alunos em sala de aula e relatam que o investimento dos profissionais nessa inclusão precisa de um suporte e um apoio institucional. Contudo, analisando o que a universidade oferece, percebemos que a UFSC ofereceu cursos de capacitação nesses últimos anos e os professores participantes de nossa pesquisa em sua maioria não participaram de nenhum, sendo que sempre sobrou vagas nos cursos oferecidos. Conclusão: Os professores não tiveram formação para trabalhar com os alunos surdos, mas elaboram estratégias e se esforçam para incluir estes alunos, achando que dessa forma a inclusão já é efetiva precisando apenas que a universidade priorize as leis de inclusão cumprindo-as com rigor para dar um melhor acesso a esses alunos na educação superior.Santana, Ana PaulaUniversidade Federal de Santa CatarinaRocha, Bárbara Gonçalves daRocha, Bárbara Gonçalves da2016-10-19T15:20:21Z2016-10-19T15:20:21Z2016-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisxx f. 55application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169688porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-19T15:20:21Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/169688Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-19T15:20:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O olhar do professor universitário em relação à inclusão do aluno surdo na Educação Superior |
title |
O olhar do professor universitário em relação à inclusão do aluno surdo na Educação Superior |
spellingShingle |
O olhar do professor universitário em relação à inclusão do aluno surdo na Educação Superior Rocha, Bárbara Gonçalves da Inclusão. Surdez. Educação superior. Educação especial. |
title_short |
O olhar do professor universitário em relação à inclusão do aluno surdo na Educação Superior |
title_full |
O olhar do professor universitário em relação à inclusão do aluno surdo na Educação Superior |
title_fullStr |
O olhar do professor universitário em relação à inclusão do aluno surdo na Educação Superior |
title_full_unstemmed |
O olhar do professor universitário em relação à inclusão do aluno surdo na Educação Superior |
title_sort |
O olhar do professor universitário em relação à inclusão do aluno surdo na Educação Superior |
author |
Rocha, Bárbara Gonçalves da |
author_facet |
Rocha, Bárbara Gonçalves da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santana, Ana Paula Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Bárbara Gonçalves da Rocha, Bárbara Gonçalves da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão. Surdez. Educação superior. Educação especial. |
topic |
Inclusão. Surdez. Educação superior. Educação especial. |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Fonoaudiologia. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-19T15:20:21Z 2016-10-19T15:20:21Z 2016-10-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169688 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169688 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
xx f. 55 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652046441644032 |