A identidade do professor e suas implicações no processo de viabilização do projeto político pedagógico em uma gestão democrática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cazarolli, Carla Simonia
Data de Publicação: 2007
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/00130000075cq
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1689
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2007.
id UFSM_5cda68d974073a3bc7748c7695a7b4d2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/1689
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling A identidade do professor e suas implicações no processo de viabilização do projeto político pedagógico em uma gestão democráticaThe teacher’s identity and its implications in the process of making the pedagogical political project into a democratic administration possibleIdentidadePPP (Projeto político-pedagógico)Gestão democráticaMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2007.This work has as its main goal to investigate the identity of the teacher and its implications in the process of making the Pedagogical Political Project possible in a democratic administration. The bibliographic sources used in this research, to contribute and sustain the ideas approached were: Alarcão, Benincá, Freire, Lück and Veiga, besides other authors that helped to feed this thematic. For the realization of this qualitative study, a case study of real life, some goals were traced, among them we could list: To characterize the identity of the teacher, what is determinant for the professionals to have an identity and how it concretizes itself in their actuation in the environment, either at school or personal and social life; the teacher and his/her attributions and contributions in the daily activities at school, that is, planning, execution and evaluation and how these things are determinant for the success of the Pedagogical Political Project as well as the possibilities to increase the chances of success, from the perspective of the participation of the teacher that has his/her identity attributed to an adequate formation and a positive vision about himself and his/her work. The results found in this study show that a positive identity and selfimage contribute directly to the teacher’s self-esteem and thus to the success of the Pedagogical Political Project in a Democratic Administration, because this makes an action based in the pleasure possible, the perfect recipe for the action in favor of education.Este trabalho tem como enfoque investigar a identidade do professor e suas implicações no processo de viabilização do Projeto Político Pedagógico em uma gestão democrática. Foram utilizados aportes de pesquisa bibliográfica, que contribuíssem para a sustentação das idéias abordadas pela pesquisa, como Alarcão, Benincá, Freire, Lück e Veiga, além de outros autores que dão vazão à temática. Para a realização desse estudo, que se caracteriza por ser uma pesquisa de cunho qualitativo do tipo estudo de caso, história de vida, tracei alguns objetivos: Caracterizar qual é a identidade do professor na atualidade, o que é determinante para que o profissional tenha uma identidade e como esta se concretiza na sua atuação no meio em que ele está inserido, seja na escola, seja na sua vida pessoal, social; o professor e suas atribuições e contribuições no cotidiano escolar, ou seja, planejamento, execução e avaliação e como isso é determinante para o sucesso do Projeto Político Pedagógico e a possibilidade da gestão democrática aumentar as chances de sucesso, a partir da participação do professor que tem sua identidade atribuída à uma formação adequada e uma visão positiva sobre si e sobre seu trabalho.Os resultados apontados por este estudo demonstram que uma identidade e auto-imagem positiva contribuem diretamente para auto-estima do professor e assim para o sucesso do Projeto Político Pedagógico em uma Gestão Democrática, pois possibilita uma ação baseada na realização e no prazer, receita ideal para a ação em prol da educação.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoHenz, Celso IlgoCazarolli, Carla Simonia2016-06-08T12:17:43Z2016-06-08T12:17:43Z2007-02-092007Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1689ark:/26339/00130000075cqporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:56:50Zoai:repositorio.ufsm.br:1/1689Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:56:50Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A identidade do professor e suas implicações no processo de viabilização do projeto político pedagógico em uma gestão democrática
The teacher’s identity and its implications in the process of making the pedagogical political project into a democratic administration possible
title A identidade do professor e suas implicações no processo de viabilização do projeto político pedagógico em uma gestão democrática
spellingShingle A identidade do professor e suas implicações no processo de viabilização do projeto político pedagógico em uma gestão democrática
Cazarolli, Carla Simonia
Identidade
PPP (Projeto político-pedagógico)
Gestão democrática
title_short A identidade do professor e suas implicações no processo de viabilização do projeto político pedagógico em uma gestão democrática
title_full A identidade do professor e suas implicações no processo de viabilização do projeto político pedagógico em uma gestão democrática
title_fullStr A identidade do professor e suas implicações no processo de viabilização do projeto político pedagógico em uma gestão democrática
title_full_unstemmed A identidade do professor e suas implicações no processo de viabilização do projeto político pedagógico em uma gestão democrática
title_sort A identidade do professor e suas implicações no processo de viabilização do projeto político pedagógico em uma gestão democrática
author Cazarolli, Carla Simonia
author_facet Cazarolli, Carla Simonia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Henz, Celso Ilgo
dc.contributor.author.fl_str_mv Cazarolli, Carla Simonia
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade
PPP (Projeto político-pedagógico)
Gestão democrática
topic Identidade
PPP (Projeto político-pedagógico)
Gestão democrática
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2007.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-02-09
2007
2016-06-08T12:17:43Z
2016-06-08T12:17:43Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1689
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/00130000075cq
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1689
identifier_str_mv ark:/26339/00130000075cq
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172297008349184