A identidade do professor e suas implicações no processo de viabilização do projeto político pedagógico em uma gestão democrática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/00130000075cq |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1689 |
Resumo: | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2007. |
id |
UFSM_5cda68d974073a3bc7748c7695a7b4d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/1689 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
A identidade do professor e suas implicações no processo de viabilização do projeto político pedagógico em uma gestão democráticaThe teacher’s identity and its implications in the process of making the pedagogical political project into a democratic administration possibleIdentidadePPP (Projeto político-pedagógico)Gestão democráticaMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2007.This work has as its main goal to investigate the identity of the teacher and its implications in the process of making the Pedagogical Political Project possible in a democratic administration. The bibliographic sources used in this research, to contribute and sustain the ideas approached were: Alarcão, Benincá, Freire, Lück and Veiga, besides other authors that helped to feed this thematic. For the realization of this qualitative study, a case study of real life, some goals were traced, among them we could list: To characterize the identity of the teacher, what is determinant for the professionals to have an identity and how it concretizes itself in their actuation in the environment, either at school or personal and social life; the teacher and his/her attributions and contributions in the daily activities at school, that is, planning, execution and evaluation and how these things are determinant for the success of the Pedagogical Political Project as well as the possibilities to increase the chances of success, from the perspective of the participation of the teacher that has his/her identity attributed to an adequate formation and a positive vision about himself and his/her work. The results found in this study show that a positive identity and selfimage contribute directly to the teacher’s self-esteem and thus to the success of the Pedagogical Political Project in a Democratic Administration, because this makes an action based in the pleasure possible, the perfect recipe for the action in favor of education.Este trabalho tem como enfoque investigar a identidade do professor e suas implicações no processo de viabilização do Projeto Político Pedagógico em uma gestão democrática. Foram utilizados aportes de pesquisa bibliográfica, que contribuíssem para a sustentação das idéias abordadas pela pesquisa, como Alarcão, Benincá, Freire, Lück e Veiga, além de outros autores que dão vazão à temática. Para a realização desse estudo, que se caracteriza por ser uma pesquisa de cunho qualitativo do tipo estudo de caso, história de vida, tracei alguns objetivos: Caracterizar qual é a identidade do professor na atualidade, o que é determinante para que o profissional tenha uma identidade e como esta se concretiza na sua atuação no meio em que ele está inserido, seja na escola, seja na sua vida pessoal, social; o professor e suas atribuições e contribuições no cotidiano escolar, ou seja, planejamento, execução e avaliação e como isso é determinante para o sucesso do Projeto Político Pedagógico e a possibilidade da gestão democrática aumentar as chances de sucesso, a partir da participação do professor que tem sua identidade atribuída à uma formação adequada e uma visão positiva sobre si e sobre seu trabalho.Os resultados apontados por este estudo demonstram que uma identidade e auto-imagem positiva contribuem diretamente para auto-estima do professor e assim para o sucesso do Projeto Político Pedagógico em uma Gestão Democrática, pois possibilita uma ação baseada na realização e no prazer, receita ideal para a ação em prol da educação.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoHenz, Celso IlgoCazarolli, Carla Simonia2016-06-08T12:17:43Z2016-06-08T12:17:43Z2007-02-092007Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1689ark:/26339/00130000075cqporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:56:50Zoai:repositorio.ufsm.br:1/1689Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:56:50Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A identidade do professor e suas implicações no processo de viabilização do projeto político pedagógico em uma gestão democrática The teacher’s identity and its implications in the process of making the pedagogical political project into a democratic administration possible |
title |
A identidade do professor e suas implicações no processo de viabilização do projeto político pedagógico em uma gestão democrática |
spellingShingle |
A identidade do professor e suas implicações no processo de viabilização do projeto político pedagógico em uma gestão democrática Cazarolli, Carla Simonia Identidade PPP (Projeto político-pedagógico) Gestão democrática |
title_short |
A identidade do professor e suas implicações no processo de viabilização do projeto político pedagógico em uma gestão democrática |
title_full |
A identidade do professor e suas implicações no processo de viabilização do projeto político pedagógico em uma gestão democrática |
title_fullStr |
A identidade do professor e suas implicações no processo de viabilização do projeto político pedagógico em uma gestão democrática |
title_full_unstemmed |
A identidade do professor e suas implicações no processo de viabilização do projeto político pedagógico em uma gestão democrática |
title_sort |
A identidade do professor e suas implicações no processo de viabilização do projeto político pedagógico em uma gestão democrática |
author |
Cazarolli, Carla Simonia |
author_facet |
Cazarolli, Carla Simonia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Henz, Celso Ilgo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cazarolli, Carla Simonia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade PPP (Projeto político-pedagógico) Gestão democrática |
topic |
Identidade PPP (Projeto político-pedagógico) Gestão democrática |
description |
Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2007. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-02-09 2007 2016-06-08T12:17:43Z 2016-06-08T12:17:43Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1689 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/00130000075cq |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1689 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/00130000075cq |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172297008349184 |