Jogo digital "Pedrinho e Pedrita conhecendo o mapa": avaliação por meio do método GameFlow

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dambros, Gabriela
Data de Publicação: 2014
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000083n
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11392
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2014.
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spelling Jogo digital "Pedrinho e Pedrita conhecendo o mapa": avaliação por meio do método GameFlowDigital game “Pedrinho e Pedrita conhecendo o mapa”: evaluation by GameFlow methodJogo digitalAvaliaçãoGameFlowDigital gameEvaluationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2014.This study aimed to evaluate the digital game "Pedrinho e Pedrita conhecendo o mapa" through the GameFlow method. The review was carried out of the game, from a distance, with students of undergraduate courses in Geography and a Bachelor Degree from the Federal University of Santa Maria. To review, was developed and made available through the tool Google Drive, a questionnaire based on EGameFlow scale. The invitation to participate in the survey was sent via email to all students of Geography (around 250), of whom 33 were volunteers. From the results, it is emphasized that the research identified a number of strengths and weaknesses of the game with regard to metaphor, challenges, goals, immersion, and social interaction. The challenges, goals, ability to hold the attention and concentration of the player and the cartographic content discussed are positive points of the game, while the sense of immersion and social interaction can be identified as weaknesses. In this context, signal up possibilities for improvement of the game in controls and communication between players to allow the occurrence of an online interaction.A presente pesquisa teve como objetivo principal avaliar o jogo digital “Pedrinho e Pedrita conhecendo o mapa” por meio do método GameFlow. A avaliação do jogo foi efetivada, à distância, com alunos dos cursos de graduação em Geografia Licenciatura e Bacharelado da Universidade Federal de Santa Maria. Para avaliação, foi elaborado e disponibilizado por meio da ferramenta Google Drive, um questionário baseado na escala EGameFlow. O convite a participação na pesquisa foi enviado via e-mail para todos os alunos dos cursos de Geografia (em torno de 250), sendo que 33 foram voluntários. Dos resultados, destaca-se que a pesquisa permitiu identificar algumas potencialidades e fragilidades do jogo no que diz respeito à metáfora, desafios, objetivos, imersão e interação social. Os desafios, objetivos, a capacidade de prender a atenção e concentração do jogador e o conteúdo cartográfico discutido são pontos positivos do jogo, enquanto a sensação de imersão e a interação social podem ser apontadas como fragilidades. Nesse contexto, sinalizam-se possibilidades de aprimoramento do jogo nos controles e na comunicação entre os jogadores para possibilitar a ocorrência de uma interação online.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Artes e LetrasBernardi, GilianeDambros, Gabriela2017-08-21T14:28:36Z2017-08-21T14:28:36Z2014-07-122014Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11392ark:/26339/001300000083nporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-08-21T14:29:48Zoai:repositorio.ufsm.br:1/11392Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-08-21T14:29:48Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
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