Aprendizado tangencial e gameflow nos jogos digitais: estratégias para o desenvolvimento de jogos educacionais engajadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grassi, Nicholas Bruggner
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/210938
Resumo: O objetivo deste trabalho foi investigar, por meio de uma pesquisa-ação, as estratégias de design de jogos capazes de gerar experiências engajadoras que possam ser traduzidas ao contexto educacional por meio de métodos acessíveis, proporcionando assim sentido à linguagem dos jogos. Essa pesquisa aplicada compreende as dificuldades em desenvolver jogos significativos fora do contexto da indústria do entretenimento e aproxima o objeto de pesquisa a profissionais da área em busca de resultados qualitativos e quantitativos por meio da pesquisa-ação. Para que fosse possível essa investigação, foram desenvolvidos protótipos de redesign de jogos educacionais propondo o uso de estratégias amplamente difundidas na indústria como o Game Design Document, além de ferramentas de avaliação capazes de ponderar critérios responsáveis pelo engajamento, como o método GameFlow. Para que fosse possível analisar os jogos educacionais em relação às propostas identificadas durante a investigação, fez-se necessário o desenvolvimento de um jogo com o tema Egito antigo. A validação dos resultados foi realizada por profissionais da área de desenvolvimento de jogos digitais.
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