Uma análise sobre a Educação Física Escolar na visão do projeto político pedagógico: CEFD/UFSM e a metodologia crítico-emancipatória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bortolazzo, Cristina Dotto
Data de Publicação: 2008
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000018rf0
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1114
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2008.
id UFSM_5ed8f2bda303b98f2a8632815f6246d7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/1114
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Uma análise sobre a Educação Física Escolar na visão do projeto político pedagógico: CEFD/UFSM e a metodologia crítico-emancipatóriaA analysis about Scholar Physics Education on politic and pedagogic project’s view and the emancipator critic methodologyMetodologiaPPP (Projeto político-pedagógico)Formação de sujeitosArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2008.The present article has as objective analysis the way of teaching methods in scholar practice. In the Politic and Pedagogic Project view’s of Physics Education course/UFSM referencing to curriculum subjects and the study by one boarding pedagogic Education, the Emancipator Critics. Kuns and Habermas are the detached authors – where methodology is worked inside education with subject’s formation and construction - autonomous citizens, critics. Parting from experiences developed by educators during the activities proposed by the teacher, I use the bibliographic research like methodology. Based on bibliographies references, in phase about questions and reflexions about subject’s formation and the work in class, what kind of subjects are we forming and which education we want to this professional future generation? The evidence that still need to see again our conceptions, paradigms and educational politics, even the society lives in constant transformation and the school, as subject’s formation should walk together in democratic and dynamic way. It’s not enough work isolated, but ingroup with other teaching professionals, an interdisciplinary among subjects following to a freedom education.O presente artigo teve como objetivo analisar sobre o modo como utilizamos os métodos de ensino na prática escolar. Na visão do Projeto Político Pedagógico do Curso de Educação Física/UFSM referente às disciplinas curriculares e o estudo de uma das abordagens pedagógicas da Educação, a Crítica Emancipátoria. Destacam-se dois autores: Kunz e Habermas. - onde esta metodologia é trabalhada na educação com a construção e formação de sujeitos - cidadãos autônomos e críticos. Partindo das vivências e experiências desenvolvidas pelos educandos no decorrer das atividades propostas pelo professor, uso como metodologia pesquisa bibliográfica. Baseado em referências bibliográficas, em fase de questionamentos sobre a formação de sujeitos, o trabalho em sala de aula, que tipo de sujeitos estamos "formando" e que educação queremos para essa futura geração de profissionais. A constatação de que ainda precisamos rever nossos conceitos, os paradigmas e políticas educacionais, já que a sociedade vive em constantes transformações e a escola como formadora de sujeitos deve caminhar junto de forma dinâmica e democrática. Não basta trabalharmos isolados, mas sim em conjunto com os profissionais do ensino, para que haja uma interdisciplinaridade, e assim possamos dar seguimento a uma educação libertadora.Universidade Federal de Santa MariaCentro de Educação Física e DesportosLeães Filho, Wenceslau Virgilio CardosoBortolazzo, Cristina Dotto2015-11-12T11:34:51Z2015-11-12T11:34:51Z20082008Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1114ark:/26339/0013000018rf0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-08-02T23:35:42Zoai:repositorio.ufsm.br:1/1114Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-08-02T23:35:42Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise sobre a Educação Física Escolar na visão do projeto político pedagógico: CEFD/UFSM e a metodologia crítico-emancipatória
A analysis about Scholar Physics Education on politic and pedagogic project’s view and the emancipator critic methodology
title Uma análise sobre a Educação Física Escolar na visão do projeto político pedagógico: CEFD/UFSM e a metodologia crítico-emancipatória
spellingShingle Uma análise sobre a Educação Física Escolar na visão do projeto político pedagógico: CEFD/UFSM e a metodologia crítico-emancipatória
Bortolazzo, Cristina Dotto
Metodologia
PPP (Projeto político-pedagógico)
Formação de sujeitos
title_short Uma análise sobre a Educação Física Escolar na visão do projeto político pedagógico: CEFD/UFSM e a metodologia crítico-emancipatória
title_full Uma análise sobre a Educação Física Escolar na visão do projeto político pedagógico: CEFD/UFSM e a metodologia crítico-emancipatória
title_fullStr Uma análise sobre a Educação Física Escolar na visão do projeto político pedagógico: CEFD/UFSM e a metodologia crítico-emancipatória
title_full_unstemmed Uma análise sobre a Educação Física Escolar na visão do projeto político pedagógico: CEFD/UFSM e a metodologia crítico-emancipatória
title_sort Uma análise sobre a Educação Física Escolar na visão do projeto político pedagógico: CEFD/UFSM e a metodologia crítico-emancipatória
author Bortolazzo, Cristina Dotto
author_facet Bortolazzo, Cristina Dotto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leães Filho, Wenceslau Virgilio Cardoso
dc.contributor.author.fl_str_mv Bortolazzo, Cristina Dotto
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia
PPP (Projeto político-pedagógico)
Formação de sujeitos
topic Metodologia
PPP (Projeto político-pedagógico)
Formação de sujeitos
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2008.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008
2015-11-12T11:34:51Z
2015-11-12T11:34:51Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1114
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000018rf0
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1114
identifier_str_mv ark:/26339/0013000018rf0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação Física e Desportos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação Física e Desportos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172473194283008