A RELAÇÃO ENTRE A FUNDAMENTAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES DO CEFD-UFSM E OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/10125 |
Resumo: | Este estudo investigou a relação entre a fundamentação do trabalho pedagógico dos professores do CEFD-UFSM e os Projetos Pedagógicos de Cursos de EF (PPC). Fundamentadas no método do Materialismo Histórico Dialético, foram realizadas entrevistas com professores sobre os PPC dos cursos. Concluímos que os professores do CEFD-UFSM não se baseiam nos PPC para fundamentarem sua prática pedagógica. Isto se torna preocupante já que em breve a Licenciatura Ampliada em EF estará em prática. Apesar disso, entendemos que o novo curso, sendo pauta transitória, na medida em que é expressão de reivindicações da base contribuirá com novos patamares de conhecimento. |
id |
UFBA-10_629458b4983242e9f991a8ceb3c57dd8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10125 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
A RELAÇÃO ENTRE A FUNDAMENTAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES DO CEFD-UFSM E OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOLicenciatura AmpliadaProjeto Pedagógico de CursoTeoria do ConhecimentoTrabalho pedagógico. Este estudo investigou a relação entre a fundamentação do trabalho pedagógico dos professores do CEFD-UFSM e os Projetos Pedagógicos de Cursos de EF (PPC). Fundamentadas no método do Materialismo Histórico Dialético, foram realizadas entrevistas com professores sobre os PPC dos cursos. Concluímos que os professores do CEFD-UFSM não se baseiam nos PPC para fundamentarem sua prática pedagógica. Isto se torna preocupante já que em breve a Licenciatura Ampliada em EF estará em prática. Apesar disso, entendemos que o novo curso, sendo pauta transitória, na medida em que é expressão de reivindicações da base contribuirá com novos patamares de conhecimento. Universidade Federal da Bahia2014-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos Parespesquisaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/1012510.9771/gmed.v6i1.10125Germinal: marxismo e educação em debate; v. 6 n. 1 (2014): CONJUNTURA; 184-1942175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/10125/8940Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessCouto, Maíra LaraSouza, Maristela da Silva2017-10-19T15:51:35Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10125Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2017-10-19T15:51:35Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A RELAÇÃO ENTRE A FUNDAMENTAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES DO CEFD-UFSM E OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO |
title |
A RELAÇÃO ENTRE A FUNDAMENTAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES DO CEFD-UFSM E OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO |
spellingShingle |
A RELAÇÃO ENTRE A FUNDAMENTAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES DO CEFD-UFSM E OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO Couto, Maíra Lara Licenciatura Ampliada Projeto Pedagógico de Curso Teoria do Conhecimento Trabalho pedagógico. |
title_short |
A RELAÇÃO ENTRE A FUNDAMENTAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES DO CEFD-UFSM E OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO |
title_full |
A RELAÇÃO ENTRE A FUNDAMENTAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES DO CEFD-UFSM E OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO |
title_fullStr |
A RELAÇÃO ENTRE A FUNDAMENTAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES DO CEFD-UFSM E OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO |
title_full_unstemmed |
A RELAÇÃO ENTRE A FUNDAMENTAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES DO CEFD-UFSM E OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO |
title_sort |
A RELAÇÃO ENTRE A FUNDAMENTAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES DO CEFD-UFSM E OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO |
author |
Couto, Maíra Lara |
author_facet |
Couto, Maíra Lara Souza, Maristela da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Maristela da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Couto, Maíra Lara Souza, Maristela da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Licenciatura Ampliada Projeto Pedagógico de Curso Teoria do Conhecimento Trabalho pedagógico. |
topic |
Licenciatura Ampliada Projeto Pedagógico de Curso Teoria do Conhecimento Trabalho pedagógico. |
description |
Este estudo investigou a relação entre a fundamentação do trabalho pedagógico dos professores do CEFD-UFSM e os Projetos Pedagógicos de Cursos de EF (PPC). Fundamentadas no método do Materialismo Histórico Dialético, foram realizadas entrevistas com professores sobre os PPC dos cursos. Concluímos que os professores do CEFD-UFSM não se baseiam nos PPC para fundamentarem sua prática pedagógica. Isto se torna preocupante já que em breve a Licenciatura Ampliada em EF estará em prática. Apesar disso, entendemos que o novo curso, sendo pauta transitória, na medida em que é expressão de reivindicações da base contribuirá com novos patamares de conhecimento. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares pesquisa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/10125 10.9771/gmed.v6i1.10125 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/10125 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v6i1.10125 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/10125/8940 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 6 n. 1 (2014): CONJUNTURA; 184-194 2175-5604 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313516687425536 |