Proeja: um estudo de caso sobre desempenho escolar, emancipação e a autonomia em um curso de educação técnica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eggres, José Luis Viera
Data de Publicação: 2011
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000vn54
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/849
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - Proeja, RS, 2011.
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spelling Proeja: um estudo de caso sobre desempenho escolar, emancipação e a autonomia em um curso de educação técnicaDesempenhoEmancipaçãoEJA (Educação de Jovens e Adultos)AutonomiaMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - Proeja, RS, 2011.The redemocratization of Brazil, the promulgation of 1988 Constitution and the edition of Federal Law 9.394/96 - LDB brought the issue of concern to rescue a significant portion of youngs and adults who didn't have access to school or scaped from them in the "regular" age. The universalization of education proposed from this new reference did to increase the supply of schools and of enrollments. This way, enabled the poorer sections of society had acess to the public education system. In this area the PROEJA was conceived. Front to these changes and the propose about deploying in Brazil a education program who has as objective to include all that historically were private of school acess, it's necessary to think about the guidelines and principles, and principles of the PROEJA modality to an understanding to what dimension, in the teacher vision, the program has effectively achieved the expected school performance. Performance, defined here as inclusion, effective stay at school, learning and emancipation of students subjects. To the realization of this study we used a qualitative approach and, as a procedure, the study of the case, presenting a vision of reality related to teaching faculty. Based on the investigation, it was noted that the proposed integrate curriculum propaedeutic technical disciplines as a means of integral formation of a conscious citizen of his social role and qualified for professional practice has not still been reached. The study indicates the proposal still continues privileging, so precarious, the professional training of the labour for the labor market.A redemocratização do Brasil, a promulgação da constituição de 1988 e a edição da Lei Federal 9394/96 - LDB trouxeram à discussão a preocupação de resgatar uma parcela significativa de jovens e adultos que não tiveram acesso à escola ou dela evadiram na idade “regular”. A universalização da educação proposta a partir desse novo referencial legal fez com que aumentasse a oferta de escolas e de matrículas. Dessa forma, possibilitou-se que as camadas mais pobres da sociedade tivessem acesso ao sistema público de educação. Nessa seara, foi gestado o Programa de Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA. Frente a essas mudanças e do propósito de se implantar no Brasil um programa de educação que tem como objetivo incluir aqueles que historicamente foram privados do acesso à escola, faz-se necessário refletir sobre as diretrizes e princípios do PROEJA a fim de que se compreenda em que medida, na visão docente, o programa tem alcançado efetivamente o desempenho escolar esperado. Desempenho, aqui entendido, como inclusão, efetiva permanência na escola, aprendizado e emancipação dos sujeitos alunos. Para realização desse estudo, utilizou-se a abordagem qualitativa e, como procedimento, o estudo de caso, apresentando uma realidade materializada na visão dos professores docentes. Com base na investigação, pode-se constatar que a proposta de currículo integrado, disciplinas do núcleo comum e parte técnica, como meio de formação integral de um cidadão consciente do seu papel social e qualificado para o exercício profissional ainda não foi atingido. O estudo aponta que a proposta continua privilegiando, ainda, de forma precarizada, a qualificação profissional da mão-de-obra para o mercado de trabalho.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoMousquer, Maria Elizabete LonderoEggres, José Luis Viera2015-06-02T14:24:49Z2015-06-02T14:24:49Z2011-10-262011Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/849ark:/26339/001300000vn54porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:51:33Zoai:repositorio.ufsm.br:1/849Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:51:33Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
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