Narrativas de professores/as da educação infantil sobre as questões de gênero nas práticas pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ponciano, Paula Aparecida Cavalheiro
Data de Publicação: 2021
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000c62x
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/22325
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Estudos de Gênero, RS, 2021.
id UFSM_63c97338dd7c9f93604d900be628686d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/22325
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Narrativas de professores/as da educação infantil sobre as questões de gênero nas práticas pedagógicasEmerging dialogues with early childhood education teachers on gender issues at a santa maria municipal schoolNarrativasDocentes da educação infantilEstudos de gêneroContexto escolarNarrativesTeachers of early childhood educationGender studiesSchool contextCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Estudos de Gênero, RS, 2021.The present study aimed to investigate gender perceptions in the narratives of early childhood teachers and how pedagogical practices are thought for children and whether they make it possible to problematize gender issues in the school context by listening to teachers who work in educational contexts. , so that we can compose the final work of the Specialization Course in Gender Studies at the Federal University of Santa Maria. To elaborate this work, two important moments were used: the first with a theoretical survey on the concept of gender and the second, the application of a questionnaire with open questions as an instrument of data production and we seek to review some of the theoretical concepts of gender studies developed by Louro and Finco (2003). As it presents the perspective of a qualitative research, it was intended to analyze qualitatively the situations narrated by Early Childhood Education teachers about their pedagogical practices linked to gender issues. Thus, instruments for the production of the research data were the application of a questionnaire with open questions, sent via e-mail, and a reflexive analysis of the responses of the two teachers and the professor, subjects of the investigation in question. In this sense, this work brought us the possibility of thinking about the importance of teacher training and the need for gender studies in teacher training, it enabled us to understand that this is a complex process, which requires a change in society and thus welcomes the difference and fight for a just, respectful and equal rights society.Este estudo objetiva compreender as percepções sobre gênero elaboradas por professores da Educação Infantil, de que modo são pensadas suas práticas pedagógicas para as crianças e se tais práticas possibilitam problematizar questões de gênero no contexto escolar. A pesquisa foi feita através da escuta de docentes que atuam em contextos da Educação Infantil e consiste em trabalho final do Curso de Especialização em Estudos de Gênero da Universidade Federal de Santa Maria. Para elaborar este trabalho, foram empregados dois procedimentos importantes: o primeiro foi o levantamento teórico sobre o conceito de gênero, e o segundo, a aplicação de um questionário com questões abertas como instrumento de produção de dados, interpretados à luz de conceitos teóricos dos estudos de gênero desenvolvidos por Louro e Finco (2003). Apresentando uma perspectiva qualitativa, esta pesquisa destinou-se a analisar as situações narradas pelos professores da Educação Infantil sobre suas práticas pedagógicas atreladas às questões de gênero. O instrumento de produção dos dados foi um questionário com questões abertas, enviado através de email. A partir das narrativas, foi feita uma análise reflexiva das respostas de duas professoras e de um professor, sujeitos da investigação. O trabalho trouxe a possibilidade de pensar a importância da formação de professores e a necessidade de estudos de gênero na formação docente. Além disso, possibilitou o entendimento de que esse é um processo complexo e que requer uma mudança na sociedade, de modo a acolher a diferença e lutar por uma sociedade justa, com respeito e igualdade de direitos.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Ciências Sociais e HumanasSalva, SueliPonciano, Paula Aparecida Cavalheiro2021-10-04T12:41:13Z2021-10-04T12:41:13Z2021-06-242021Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22325ark:/26339/001300000c62xporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2021-10-05T06:05:12Zoai:repositorio.ufsm.br:1/22325Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2021-10-05T06:05:12Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas de professores/as da educação infantil sobre as questões de gênero nas práticas pedagógicas
Emerging dialogues with early childhood education teachers on gender issues at a santa maria municipal school
title Narrativas de professores/as da educação infantil sobre as questões de gênero nas práticas pedagógicas
spellingShingle Narrativas de professores/as da educação infantil sobre as questões de gênero nas práticas pedagógicas
Ponciano, Paula Aparecida Cavalheiro
Narrativas
Docentes da educação infantil
Estudos de gênero
Contexto escolar
Narratives
Teachers of early childhood education
Gender studies
School context
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
title_short Narrativas de professores/as da educação infantil sobre as questões de gênero nas práticas pedagógicas
title_full Narrativas de professores/as da educação infantil sobre as questões de gênero nas práticas pedagógicas
title_fullStr Narrativas de professores/as da educação infantil sobre as questões de gênero nas práticas pedagógicas
title_full_unstemmed Narrativas de professores/as da educação infantil sobre as questões de gênero nas práticas pedagógicas
title_sort Narrativas de professores/as da educação infantil sobre as questões de gênero nas práticas pedagógicas
author Ponciano, Paula Aparecida Cavalheiro
author_facet Ponciano, Paula Aparecida Cavalheiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Salva, Sueli
dc.contributor.author.fl_str_mv Ponciano, Paula Aparecida Cavalheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativas
Docentes da educação infantil
Estudos de gênero
Contexto escolar
Narratives
Teachers of early childhood education
Gender studies
School context
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
topic Narrativas
Docentes da educação infantil
Estudos de gênero
Contexto escolar
Narratives
Teachers of early childhood education
Gender studies
School context
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Estudos de Gênero, RS, 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-04T12:41:13Z
2021-10-04T12:41:13Z
2021-06-24
2021
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/22325
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000c62x
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/22325
identifier_str_mv ark:/26339/001300000c62x
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Ciências Sociais e Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Ciências Sociais e Humanas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172320195510272