Narrativas de professores/as da educação infantil sobre as questões de gênero nas práticas pedagógicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000c62x |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/22325 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Estudos de Gênero, RS, 2021. |
id |
UFSM_63c97338dd7c9f93604d900be628686d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/22325 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Narrativas de professores/as da educação infantil sobre as questões de gênero nas práticas pedagógicasEmerging dialogues with early childhood education teachers on gender issues at a santa maria municipal schoolNarrativasDocentes da educação infantilEstudos de gêneroContexto escolarNarrativesTeachers of early childhood educationGender studiesSchool contextCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Estudos de Gênero, RS, 2021.The present study aimed to investigate gender perceptions in the narratives of early childhood teachers and how pedagogical practices are thought for children and whether they make it possible to problematize gender issues in the school context by listening to teachers who work in educational contexts. , so that we can compose the final work of the Specialization Course in Gender Studies at the Federal University of Santa Maria. To elaborate this work, two important moments were used: the first with a theoretical survey on the concept of gender and the second, the application of a questionnaire with open questions as an instrument of data production and we seek to review some of the theoretical concepts of gender studies developed by Louro and Finco (2003). As it presents the perspective of a qualitative research, it was intended to analyze qualitatively the situations narrated by Early Childhood Education teachers about their pedagogical practices linked to gender issues. Thus, instruments for the production of the research data were the application of a questionnaire with open questions, sent via e-mail, and a reflexive analysis of the responses of the two teachers and the professor, subjects of the investigation in question. In this sense, this work brought us the possibility of thinking about the importance of teacher training and the need for gender studies in teacher training, it enabled us to understand that this is a complex process, which requires a change in society and thus welcomes the difference and fight for a just, respectful and equal rights society.Este estudo objetiva compreender as percepções sobre gênero elaboradas por professores da Educação Infantil, de que modo são pensadas suas práticas pedagógicas para as crianças e se tais práticas possibilitam problematizar questões de gênero no contexto escolar. A pesquisa foi feita através da escuta de docentes que atuam em contextos da Educação Infantil e consiste em trabalho final do Curso de Especialização em Estudos de Gênero da Universidade Federal de Santa Maria. Para elaborar este trabalho, foram empregados dois procedimentos importantes: o primeiro foi o levantamento teórico sobre o conceito de gênero, e o segundo, a aplicação de um questionário com questões abertas como instrumento de produção de dados, interpretados à luz de conceitos teóricos dos estudos de gênero desenvolvidos por Louro e Finco (2003). Apresentando uma perspectiva qualitativa, esta pesquisa destinou-se a analisar as situações narradas pelos professores da Educação Infantil sobre suas práticas pedagógicas atreladas às questões de gênero. O instrumento de produção dos dados foi um questionário com questões abertas, enviado através de email. A partir das narrativas, foi feita uma análise reflexiva das respostas de duas professoras e de um professor, sujeitos da investigação. O trabalho trouxe a possibilidade de pensar a importância da formação de professores e a necessidade de estudos de gênero na formação docente. Além disso, possibilitou o entendimento de que esse é um processo complexo e que requer uma mudança na sociedade, de modo a acolher a diferença e lutar por uma sociedade justa, com respeito e igualdade de direitos.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Ciências Sociais e HumanasSalva, SueliPonciano, Paula Aparecida Cavalheiro2021-10-04T12:41:13Z2021-10-04T12:41:13Z2021-06-242021Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22325ark:/26339/001300000c62xporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2021-10-05T06:05:12Zoai:repositorio.ufsm.br:1/22325Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2021-10-05T06:05:12Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativas de professores/as da educação infantil sobre as questões de gênero nas práticas pedagógicas Emerging dialogues with early childhood education teachers on gender issues at a santa maria municipal school |
title |
Narrativas de professores/as da educação infantil sobre as questões de gênero nas práticas pedagógicas |
spellingShingle |
Narrativas de professores/as da educação infantil sobre as questões de gênero nas práticas pedagógicas Ponciano, Paula Aparecida Cavalheiro Narrativas Docentes da educação infantil Estudos de gênero Contexto escolar Narratives Teachers of early childhood education Gender studies School context CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS |
title_short |
Narrativas de professores/as da educação infantil sobre as questões de gênero nas práticas pedagógicas |
title_full |
Narrativas de professores/as da educação infantil sobre as questões de gênero nas práticas pedagógicas |
title_fullStr |
Narrativas de professores/as da educação infantil sobre as questões de gênero nas práticas pedagógicas |
title_full_unstemmed |
Narrativas de professores/as da educação infantil sobre as questões de gênero nas práticas pedagógicas |
title_sort |
Narrativas de professores/as da educação infantil sobre as questões de gênero nas práticas pedagógicas |
author |
Ponciano, Paula Aparecida Cavalheiro |
author_facet |
Ponciano, Paula Aparecida Cavalheiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Salva, Sueli |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ponciano, Paula Aparecida Cavalheiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Narrativas Docentes da educação infantil Estudos de gênero Contexto escolar Narratives Teachers of early childhood education Gender studies School context CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS |
topic |
Narrativas Docentes da educação infantil Estudos de gênero Contexto escolar Narratives Teachers of early childhood education Gender studies School context CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Estudos de Gênero, RS, 2021. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-04T12:41:13Z 2021-10-04T12:41:13Z 2021-06-24 2021 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/22325 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000c62x |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/22325 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/001300000c62x |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Ciências Sociais e Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Ciências Sociais e Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172320195510272 |