Metodologia do ensino da língua portuguesa II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siluk, Ana Cláudia Pavão
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Monari, Jane Dalla Corte, Azzolin, Marta
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17632
Resumo: Material Didático do NTE - Curso de Licenciatura em Educação Especial
id UFSM_64338ac050d613d7114daa557bfd255b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/17632
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Metodologia do ensino da língua portuguesa IILíngua portuguesaEnsinoLinguísticaTextoProdução textualLeituraCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOMaterial Didático do NTE - Curso de Licenciatura em Educação EspecialA disciplina de Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa II, dá continuidade aos estudos realizados no semestre passado. Porém, de modo mais dinâmico, pois propõe um trabalho mais voltado ao estudo do texto e suas implicações na sala de aula. Traz, em um primeiro momento, as práticas de leitura que revelam as intenções do leitor e determinam sua postura diante do texto escolhido. Em seguida, apresenta, além da prática de leitura propriamente dita, a produção textual, caracterizando os diversos tipos de texto que podem ser produzidos e, por fim, aborda a prática da análise lingüística. Compreendemos que é função da escola ensinar seus alunos a realizar uma leitura crítica, em que eles sejam capazes de atribuir sentido ao que lêem, distinguir contextos, funções, estilos, intenções, argumentos, pontos de vista etc., para que se tornem leitores mais competentes nas diferentes situações comunicativas, capazes de compreender o mundo ao seu redor e agir de maneira crítica e reflexiva. Assim, para construir essas competências é preciso perseguir os aspectos que dão sentido à presença dos alunos na escola e ao seu aprendizado. Pois, à medida que se vive em um meio sobre o qual se pode agir, discutir, decidir, realizar, avaliar junto com os outros, que são criadas as condições mais favoráveis ao aprendizado.Brasil2019-07-31T13:19:57Z2019-07-31T13:19:57Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfSILUK, Ana Cláudia Pavão ... et al. Metodologia do ensino da língua portuguesa II. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2005.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17632porAttribution-NonCommercial 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSiluk, Ana Cláudia PavãoMonari, Jane Dalla CorteAzzolin, Martareponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-08-01T06:06:30Zoai:repositorio.ufsm.br:1/17632Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-08-01T06:06:30Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologia do ensino da língua portuguesa II
title Metodologia do ensino da língua portuguesa II
spellingShingle Metodologia do ensino da língua portuguesa II
Siluk, Ana Cláudia Pavão
Língua portuguesa
Ensino
Linguística
Texto
Produção textual
Leitura
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
title_short Metodologia do ensino da língua portuguesa II
title_full Metodologia do ensino da língua portuguesa II
title_fullStr Metodologia do ensino da língua portuguesa II
title_full_unstemmed Metodologia do ensino da língua portuguesa II
title_sort Metodologia do ensino da língua portuguesa II
author Siluk, Ana Cláudia Pavão
author_facet Siluk, Ana Cláudia Pavão
Monari, Jane Dalla Corte
Azzolin, Marta
author_role author
author2 Monari, Jane Dalla Corte
Azzolin, Marta
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Siluk, Ana Cláudia Pavão
Monari, Jane Dalla Corte
Azzolin, Marta
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa
Ensino
Linguística
Texto
Produção textual
Leitura
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
topic Língua portuguesa
Ensino
Linguística
Texto
Produção textual
Leitura
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
description Material Didático do NTE - Curso de Licenciatura em Educação Especial
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2019-07-31T13:19:57Z
2019-07-31T13:19:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILUK, Ana Cláudia Pavão ... et al. Metodologia do ensino da língua portuguesa II. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2005.
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17632
identifier_str_mv SILUK, Ana Cláudia Pavão ... et al. Metodologia do ensino da língua portuguesa II. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2005.
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17632
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1805922052489609216