O brincar no tempo e no espaço da educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Czyzeswki, Leda Maria
Data de Publicação: 2016
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000007xh3
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11309
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2016.
id UFSM_64fab5fbeb1268172a1b3ea2ecba73a8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/11309
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling O brincar no tempo e no espaço da educação infantilPlaying in the time and space of children educationEducação infantilBrincadeiraTemposEspaçoChildren educationPlayingTimesSpacesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2016.The organization of adequate times and spaces to stimulate playing constitute important steps for buiilding a pedagogical Project for Children Education.Then, the way that materials, furniture are disposed and organized, as well as the way children and adults occupy such space, how they interact in and within it are revealing a pedagogical conception. Based on these experiences a net of relations is structured and expresses itself through roles that children play in a context, in which, furniture, materials, routine rituals, the teacher and the lives of the children in and outside the school interfere in such experiences. The environment in which the child is inserted is understood as a field where it interacts and produces cultures by means of playing. Inicially, it was necessary to know a bit about the history of childhood and how the same history has been producing in different times and spaces, different concepts about the child. Secondly, playing appears as something essential in the development of the child as well as the concept of childhood, playing also presents its historical and cultural diomension. Then, playing assumes its specific form of being a social factor that implies learning and an important experience of culture which has been modified along the years. In these intervention practices with children I noticed that the organization of the spaces to play in Children Education is essential for the absolute development of the child, since it enhances their potencialities and provides the complete development of their skills.A organização dos tempos e espaços adequados para estimular brincadeiras constituem etapas importantes da construção de um projeto pedagógico para a Educação Infantil. Assim, o modo como se organizam e disponibilizam os materiais, móveis e a forma como crianças e adultos ocupam esse espaço, como interagem com ele/nele, são reveladores de uma concepção pedagógica. A partir dessas vivências estruturam-se em uma rede de relações e expressam-se em papeis que as crianças desempenham em um contexto no qual os móveis, os materiais, os rituais de rotina, a professora e a vida das crianças dentro/fora da escola interferem nessas vivências. O meio no qual a criança está inserida é entendido como o campo onde ela interage e produz culturas através das brincadeiras. Inicialmente, fez-se necessário conhecer um pouco da história da infância e como esta mesma história tem produzido, em diferentes tempos e espaços, diferentes conceitos sobre a criança. Num segundo momento, a brincadeira aparece como algo essencial no desenvolvimento da criança e assim como o conceito de infância, o brinquedo também apresenta sua dimensão histórica e cultural. Logo após, a brincadeira assume sua forma específica de ser um fator social que pressupõe uma aprendizagem e uma importante experiência de cultura e que ao longo dos anos, vem se modificando. Nessas práticas de intervenção junto às crianças percebi que a organização dos espaços para o brincar na educação infantil é essencial para o desenvolvimento absoluto da criança, pois amplia nelas suas potencialidades e propondo o seu desenvolvimento completo de suas habilidades.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoWerle, KellyCzyzeswki, Leda Maria2017-08-07T14:06:15Z2017-08-07T14:06:15Z2016-09-242016Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11309ark:/26339/0013000007xh3porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-08-10T14:24:07Zoai:repositorio.ufsm.br:1/11309Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-08-10T14:24:07Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv O brincar no tempo e no espaço da educação infantil
Playing in the time and space of children education
title O brincar no tempo e no espaço da educação infantil
spellingShingle O brincar no tempo e no espaço da educação infantil
Czyzeswki, Leda Maria
Educação infantil
Brincadeira
Tempos
Espaço
Children education
Playing
Times
Spaces
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O brincar no tempo e no espaço da educação infantil
title_full O brincar no tempo e no espaço da educação infantil
title_fullStr O brincar no tempo e no espaço da educação infantil
title_full_unstemmed O brincar no tempo e no espaço da educação infantil
title_sort O brincar no tempo e no espaço da educação infantil
author Czyzeswki, Leda Maria
author_facet Czyzeswki, Leda Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Werle, Kelly
dc.contributor.author.fl_str_mv Czyzeswki, Leda Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Brincadeira
Tempos
Espaço
Children education
Playing
Times
Spaces
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação infantil
Brincadeira
Tempos
Espaço
Children education
Playing
Times
Spaces
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-24
2016
2017-08-07T14:06:15Z
2017-08-07T14:06:15Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11309
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000007xh3
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11309
identifier_str_mv ark:/26339/0013000007xh3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172301197410304