Defasagem idade/ano: possibilidades de intervenção do gestor escolar na correção de fluxo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souto, Andréa dos Santos
Data de Publicação: 2014
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000011tks
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12889
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014.
id UFSM_6ba8bcd567ab3542046ddb668522bdab
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/12889
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Defasagem idade/ano: possibilidades de intervenção do gestor escolar na correção de fluxoDiscrepancy age/year: opportunities school manager's intervention in flow correctionGestão democráticaGestão escolarDefasagem aluno/anoDemocratic managementSchool managementDiscrepancy student/yearCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014.This study aims to investigate the age / year in a public school located in the third district of Cacequi / RS. The methodology was qualitative and case study aimed limited promoting discussions and survey strategies to lessen the rates of age / year in school investigated. Authors such as Heloísa Lück (1996/2011), Vieira (2007), Torga (2007), Gold (2003) underlay this work and its publications become justified the development of ideas, confirmation of facts, which through the questionnaire distributed to management team and teachers, and the readings that the gap is given by the lack of encouragement from parents to their children to study, lack of student interest for neurological problems and the discouragement of some teachers believe that it is always time to alphabetize and that each has their ability to learn. So after all these findings it is believed that the program "Se Liga" is one of the public policies implemented in the school in locus was one of the ways found to ease the situation in question and ahead much study, and preparing for the next year the program "Accelerate".O presente trabalho visa investigar a defasagem idade/ano em uma escola estadual localizada no terceiro distrito de Cacequi/RS. A metodologia usada foi qualitativa com estudo de caso, cujo objetivo circunscreve a promoção de discussões e levantamento de estratégias que minimizem os índices de defasagem idade/ano na escola investigada. Autores como Heloísa Lück (1996/2011), Vieira (2007), Torga (2007), Dourado (2003) embasaram este trabalho e com suas publicações tornaram justificável o desenvolvimento das ideias, a confirmação dos fatos, os quais através do questionário distribuído à equipe diretiva e aos professores, e leituras feitas que a defasagem se dá pela falta de incentivo dos pais para que seus filhos estudem, pela falta de interesse dos alunos, por problemas neurológicos e pelo desestímulo de alguns professores em acreditar que sempre é tempo de alfabetizar, e que cada um tem sua capacidade de aprender. Portanto, após todas estas constatações acredita-se que o Programa “Se Liga” é uma das políticas pública que implantada na escola in lócus foi uma das maneiras encontradas para amenizar a situação em questão, tendo pela frente muito estudo, e preparando para o próximo ano o Programa “Acelera”.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoLunardi, Elisiane MachadoSouto, Andréa dos Santos2018-04-09T12:01:35Z2018-04-09T12:01:35Z2014-11-292014Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12889ark:/26339/0013000011tksporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2018-04-13T15:07:07Zoai:repositorio.ufsm.br:1/12889Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2018-04-13T15:07:07Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Defasagem idade/ano: possibilidades de intervenção do gestor escolar na correção de fluxo
Discrepancy age/year: opportunities school manager's intervention in flow correction
title Defasagem idade/ano: possibilidades de intervenção do gestor escolar na correção de fluxo
spellingShingle Defasagem idade/ano: possibilidades de intervenção do gestor escolar na correção de fluxo
Souto, Andréa dos Santos
Gestão democrática
Gestão escolar
Defasagem aluno/ano
Democratic management
School management
Discrepancy student/year
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Defasagem idade/ano: possibilidades de intervenção do gestor escolar na correção de fluxo
title_full Defasagem idade/ano: possibilidades de intervenção do gestor escolar na correção de fluxo
title_fullStr Defasagem idade/ano: possibilidades de intervenção do gestor escolar na correção de fluxo
title_full_unstemmed Defasagem idade/ano: possibilidades de intervenção do gestor escolar na correção de fluxo
title_sort Defasagem idade/ano: possibilidades de intervenção do gestor escolar na correção de fluxo
author Souto, Andréa dos Santos
author_facet Souto, Andréa dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lunardi, Elisiane Machado
dc.contributor.author.fl_str_mv Souto, Andréa dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrática
Gestão escolar
Defasagem aluno/ano
Democratic management
School management
Discrepancy student/year
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Gestão democrática
Gestão escolar
Defasagem aluno/ano
Democratic management
School management
Discrepancy student/year
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-29
2014
2018-04-09T12:01:35Z
2018-04-09T12:01:35Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12889
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000011tks
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12889
identifier_str_mv ark:/26339/0013000011tks
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172432861855744