Investigando e analisando as percepções de pais acerca de um filho com indicadores de altas habilidades/superdotação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Patrícia dos Santos
Data de Publicação: 2008
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000tkn3
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13174
Resumo: Artigo (especializacao) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial: Altas Habilidades/Superdotação, RS, 2008.
id UFSM_6bee4fe34667c3a9e18c4d82ee92cd1d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/13174
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Investigando e analisando as percepções de pais acerca de um filho com indicadores de altas habilidades/superdotaçãoInvestigating and analyzing the perceptions of parents with a gifted childFamíliaIdentificação das altas habilidades/superdotaçãoMitosFamilyIdentification of the giftednessMythsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOArtigo (especializacao) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial: Altas Habilidades/Superdotação, RS, 2008.This study consisted of description and analysis of the perceptions presented by parents with a gifted child, emphasizing the vision of the parents about the special characteristic of their son, your behavior and the interaction between these child and the school. First, we will speak about the paper of family in the approach of the giftedness. Second, we will explain the importance of the identification of the giftedness characteristics for a most suitable understanding of these question. We will follow presenting the principal myths about the giftedness. Then, we will describe the methodology wich we used in these qualitative research. We presented separately to the parents of gifted child a questionary with 14 (fourteen) questions. A posteriori, we will analyse the most relevant facts presented in the requests of the parents. We will close of the conclusions of this study. De through of this article, we will pretends to contribute for a most suitable approach of the giftedness by the family and the school.O presente trabalho visa descrever e analisar as percepções de pais cujo filho tem indicadores de altas habilidades/superdotação, salientando a maneira como os pais vêem as peculiaridades da criança, o comportamento desta e as características de sua interação com a escola. Em primeiro lugar, discorremos brevemente sobre o papel da família na abordagem das altas habilidades/superdotação. Seguimos expondo a importância da identificação dos indicadores de altas habilidades/superdotação para uma compreensão mais adequada dos portadores destas características. Logo após, apresentamos os principais mitos que envolvem a superdotação. Então, descrevemos os procedimentos metodológicos que utilizamos nesta pesquisa qualitativa, a qual se apoiou principalmente na aplicação de um questionário integrado por 14 (quatorze) questões, apresentado separadamente para pai e mãe de uma criança com indicadores de altas habilidades/superdotação. A posteriori, analisamos e discutimos os dados de maior relevância obtidos através das respostas da família. Encerramos com as conclusões que este trabalho nos proporcionou, almejando, em suma, contribuir por meio do mesmo para uma abordagem mais abalizada da superdotação por parte da família e da escola.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoPerez, Susana Graciela Perez BarreraOliveira, Patrícia dos Santos2018-05-14T12:31:16Z2018-05-14T12:31:16Z2008-10-242008Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13174ark:/26339/001300000tkn3porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2018-05-14T12:31:17Zoai:repositorio.ufsm.br:1/13174Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2018-05-14T12:31:17Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Investigando e analisando as percepções de pais acerca de um filho com indicadores de altas habilidades/superdotação
Investigating and analyzing the perceptions of parents with a gifted child
title Investigando e analisando as percepções de pais acerca de um filho com indicadores de altas habilidades/superdotação
spellingShingle Investigando e analisando as percepções de pais acerca de um filho com indicadores de altas habilidades/superdotação
Oliveira, Patrícia dos Santos
Família
Identificação das altas habilidades/superdotação
Mitos
Family
Identification of the giftedness
Myths
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Investigando e analisando as percepções de pais acerca de um filho com indicadores de altas habilidades/superdotação
title_full Investigando e analisando as percepções de pais acerca de um filho com indicadores de altas habilidades/superdotação
title_fullStr Investigando e analisando as percepções de pais acerca de um filho com indicadores de altas habilidades/superdotação
title_full_unstemmed Investigando e analisando as percepções de pais acerca de um filho com indicadores de altas habilidades/superdotação
title_sort Investigando e analisando as percepções de pais acerca de um filho com indicadores de altas habilidades/superdotação
author Oliveira, Patrícia dos Santos
author_facet Oliveira, Patrícia dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Perez, Susana Graciela Perez Barrera
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Patrícia dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Família
Identificação das altas habilidades/superdotação
Mitos
Family
Identification of the giftedness
Myths
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Família
Identificação das altas habilidades/superdotação
Mitos
Family
Identification of the giftedness
Myths
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Artigo (especializacao) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial: Altas Habilidades/Superdotação, RS, 2008.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-10-24
2008
2018-05-14T12:31:16Z
2018-05-14T12:31:16Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13174
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000tkn3
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13174
identifier_str_mv ark:/26339/001300000tkn3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172396376653824