Fatores que interferem no processo de formação continuada de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Becker, Eriques Piccolo
Data de Publicação: 2019
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000006q3k
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19378
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2019.
id UFSM_6cf4d7edd4d98539a8d3c8d07e0fce4b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/19378
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Fatores que interferem no processo de formação continuada de professoresFactors interfering in the process of continued teacher trainingFormação continuadaGestão escolarEducação básicaContinuing educationSchool managementBasic educationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2019.The research is part of the studies conducted in the Specialization course in Educational Management, Center of Education, Universidade Federal de Santa Maria, in the years 2018 and 2019. It discusses the theme of continuing education and the relationship with the Democratic school management. As a general objective, it was intended to identify which factors interfere in the continuing education of teachers. The specific objectives aimed at understanding the importance of continuing education and analyzing the role of school management in this process. The research is characterized as a Case Study of qualitative character. Questionnaires and semi-structured interviews were used as data collection instruments, both performed with members of the policy team and the faculty of a school in the municipal network of Santa Maria/RS. From the results, it was evidenced the little time that teachers have for participation in continuous training spaces; the distance between what is offered and what is actually presented as a formative necessity to the teachers; submission to a training project offered from "top to bottom"; the lack of participation and autonomy to decide the own space/formative time, among others. It concludes by the necessary redemption of the assumptions of democratic management, including in educational legislation, so that it is possible to create outputs supported collectively in coping with the problems in favor of the decentralization of power. The continuing education, in this context, presents itself as an important moment of construction of alternatives, enabling dialogue among actors of the educational process, which can help teachers in discovering new ways to overcome the obstacles of the educational context.O presente trabalho faz parte dos estudos realizados no curso de Especialização em Gestão Educacional, Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, nos anos de 2018 e 2019. Discute a temática de Formação Continuada e a relação com a Gestão Escolar Democrática. Como objetivo geral, pretendeu identificar quais os fatores que interferem na formação continuada de professores. Os objetivos específicos visaram a compreender a importância da formação continuada e analisar o papel da gestão escolar neste processo. A pesquisa caracteriza-se como um Estudo de Caso de caráter qualitativo. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados questionários e entrevistas semiestruturadas, ambos realizados com membros da equipe diretiva e do corpo docente de uma escola da rede municipal de Santa Maria/RS. A partir dos resultados, evidenciou-se o pouco tempo que os professores possuem para a participação em espaços de formação continuada; o distanciamento entre o que é ofertado e o que realmente se apresenta como necessidade formativa aos docentes; a submissão a um projeto de formação ofertado de “cima para baixo”; a falta de participação e autonomia para decidir o próprio espaço/tempo formativo, entre outros. Conclui-se pelo necessário resgate dos pressupostos da gestão democrática, inclusive na legislação educacional, para que seja possível a criação de saídas apoiadas coletivamente no enfrentamento das problemáticas em prol da descentralização de poder. A formação continuada, neste contexto, apresenta-se como um importante momento de construção de alternativas, possibilitando diálogo entre atores do processo educativo, o que pode auxiliar os docentes na descoberta de novos caminhos para superar os obstáculos do contexto educacional.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoSagrillo, Daniele RoratoBecker, Eriques Piccolo2020-01-15T15:02:40Z2020-01-15T15:02:40Z2019-09-242019Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19378ark:/26339/0013000006q3kporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2020-01-16T06:04:35Zoai:repositorio.ufsm.br:1/19378Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2020-01-16T06:04:35Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores que interferem no processo de formação continuada de professores
Factors interfering in the process of continued teacher training
title Fatores que interferem no processo de formação continuada de professores
spellingShingle Fatores que interferem no processo de formação continuada de professores
Becker, Eriques Piccolo
Formação continuada
Gestão escolar
Educação básica
Continuing education
School management
Basic education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Fatores que interferem no processo de formação continuada de professores
title_full Fatores que interferem no processo de formação continuada de professores
title_fullStr Fatores que interferem no processo de formação continuada de professores
title_full_unstemmed Fatores que interferem no processo de formação continuada de professores
title_sort Fatores que interferem no processo de formação continuada de professores
author Becker, Eriques Piccolo
author_facet Becker, Eriques Piccolo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sagrillo, Daniele Rorato
dc.contributor.author.fl_str_mv Becker, Eriques Piccolo
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada
Gestão escolar
Educação básica
Continuing education
School management
Basic education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Formação continuada
Gestão escolar
Educação básica
Continuing education
School management
Basic education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-24
2019
2020-01-15T15:02:40Z
2020-01-15T15:02:40Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19378
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000006q3k
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19378
identifier_str_mv ark:/26339/0013000006q3k
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172294295683072